terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O negócio da saúde


Uma ida às urgências passa a custar 9,2 euros, este e mais outros aumentos são a prenda de Natal do desgoverno. Diz a espécie de governo que é para evitar o abuso de ida às urgências. Eu nunca vi ninguém ir a um hospital por prazer. Só recorre às urgências quem se sente verdadeiramente mal e não o faz como quem vai beber um café.
Este aumento, que está ferido da mais grave inconstitucionalidade, é uma autêntica multa para quem está doente, principalmente a população mais carenciada, idosos e pensionistas, que já não têm recursos para comprar todos os medicamentos e agora também vão deixar de ir ao médico quando realmente necessitam. A suposta imoderação na utilização das urgências dos hospitais é estimulada pela falta de resposta nos centros de saúde e está agora agravada pela medida do Governo de encerramento de muitos dos SAP’s. Este aumento, ao contrário do que é afirmado pelo Governo, vai agravar ainda mais os problemas existentes no acesso da população aos cuidados de saúde. Para quem ainda tinha dúvidas sobre a verdadeira natureza da política do Governo na área da saúde, esta medida é cristalinamente reveladora de que lado está o Governo: está contra os que necessitam de cuidados de saúde atempados e de qualidade.
O Sr. diz que é uma espécie de ministro já chamou provincianos aos portugueses, agora o diz que é uma espécie de governo, chama-nos mentirosos e fiteiros.
Sem dúvida que o SNS, tal como foi sendo construído nas últimas décadas - com os meios e as oscilações políticas decorrentes das escolhas eleitorais dos portugueses, com o jogo dos poderosos interesses económicos existentes no sector, carece de uma profunda reforma. Reforma orientada para a valorização da prevenção, para o alinhamento pelos níveis mais elevados dos padrões de qualidade da prestação, para a ultrapassagem de obstáculos existentes no acesso, para a correcção da selecção introduzida por diferenciações de natureza social e cultural e, em simultâneo, para a utilização mais racional dos recursos.

Sem comentários: