quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

devaneios

Nos meus idos tempos de estudante, éramos confrontados, com a ida para o primeiro ano do ciclo - hoje quinto ano -, com a obrigatoriedade de optarmos entre o inglês e o francês como línguas estrangeiras a "aprender" a partir desse nível de escolaridade.
Acontecia que, por razões que desconheço, eram mais as turmas - e obviamente os alunos - que tinham francês no 1º no do ciclo do que os que optavam pelo inglês.
E temos aqui de admitir que a gramática e a pronúncia francesa não é nada fácil.
No sétimo ano de escolaridade era obrigatório ter duas línguas estrangeiras.
Então tínhamos de optar entre o inglês ou alemão, mas dado o escasso número de alunos que desejavam aprender a língua do "carro do povo" (VW), lá tínhamos nós de "gramar" a "anglofonia".
Desde já vos digo que tais eram, á época e salvo mero laspo, as opções existentes nos estabelecimentos de ensino que frequentei . È com base nessa experiência que vos falo.
Resumindo: lá íamos nós até ao décimo segundo ano com os "avec" e os "come on"!
Quanto ás notas? nada vos digo. Quanto ao proveito e/ou aproveitamento? é o que se sabe...mas adiante.
Mas para quê este "paleio"?. confesso que nem eu sei.
Voltando ao "devaneio".
Creio que a escolha destas duas línguas estrangeiras - francês e inglês - tinham a sua razão de ser. Afinal eram as duas línguas mais faladas no mundo!!!
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. Para meu espanto, os "míudos" de hoje escolhem "de cruz" o inglês no agora quinto ano de escolaridade e o espanhol como segundo língua no sétimo ano!
Tal não se deve certamente por mais "people" no mundo falar a língua de "castela", pois a adoptar esse critério iríamos todos aprender mandarim.
Perguntei então a um dos nossos estudantes a razão de tal escolha, o qual prontamente me respondeu "è que o espanhol é mais parecido com o português pelo que é mais fácil"!!!
Confesso que fiquei confuso.
Perguntei-lhe então que nota é que ele tinha tido a português. Respondeu-me com o sorriso maroto: dois!!!
FIM.
Post Scriptum: Afinal aquele aluno tinha não duas mas três línguas estrangeiras: Inglês, Espanhol(castelhano) e ...Português!!! "tássbem".

Sem comentários: