sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Assaltos em Cadima apontam para os mesmos autores


Dois assaltos na madrugada de ontem na freguesia de Cadima, Cantanhede, estarão relacionados um com o outro. Tudo leva a crer que os meliantes que foram a uma serralharia sejam os mesmos que assaltaram uma gasolineira.
A insegurança em zonas como Cantanhede manifesta-se desta maneira. Vivemos numa aparente paz, mas de quando em vez e como uma onda lá vem a público uma noite de assaltos.
No entanto mais alguns factores preocupantes estão ensombrando o concelho e a cidade.
Nas escolas o clima de insegurança é patente. Quem visita o complexo de escolas de Cantanhede, pode constatar o que se passa nas zonas limítrofes, droga, vadiagem, presença de elementos estranhos à comunidade. A última achega ao que vos relato, deu-se durante uma festa de estudantes, onde para além da presença a olhos vistos de drogas duras, houve confrontos de que resultaram feridos, tendo alguns dos presentes recorrido a armas de fogo como forma de intimidação.
A segurança tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos relacionados: Segurança, continuidade, confiabilidade. A diferença chave entre a segurança e a confiabilidade é que a segurança deve fazer exame no cliente das acções dos agentes maliciosos activos que tentam causar a destruição.
A segurança, como bem comum, é divulgada e assegurada através de um conjunto de convenções sociais, denominadas medidas de segurança
A segurança deve ter como primeiro meio de combate a prevenção.
Prevenção dada pela lei e sua aplicação.
Segurança que o próprio cidadão cria em sua volta.
Segurança dada pelo patrulhamento e capacidade de intervenção das policias.
O exemplo do resto do nosso país a segurança na nossa região falha em todos estes campos.
Porque existe um clima de impunidade face aos criminosos, agravado pelo novo código recentemente aprovado.
Porque não existe uma cultura de segurança.
Porque os meios de patrulhamento e intervenção são manifestamente escassos e ou pouco eficazes.
A classe política que nos desgoverna não conhece estes problemas, eles vivem noutro mundo…dos seus condomínios fechados não sentem a criminalidade dos nossos bairros e vilas e cidades, com os seus carros de luxo e motoristas particulares não conhecem os assaltos que nos acontecem, com os colégios particulares onde estudam os seus filhos, não imaginam as condições degradantes de muitas das escolas públicas e da insegurança de que são vítimas os nossos filhos…é altura de dizer BASTA!
Devemos exigir um policiamento de proximidade, devemos lutar para que o programa escola segura seja realmente dotado de meios e pessoal, devemos colaborar activamente na politica de segurança.
Era notícia num jornal diário, que um grupo de pessoas tinha agredido violentamente um pretenso violador antes de chamar as autoridades. O clima de insegurança e de impunidade vai certamente fazer aumentar casos como este, onde vai pagar muitas vezes o justo pelo pecador, ou onde o excessos e abusos vão aumentar

Sem comentários: