quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Bom negócio... Quartel dos Bombeiros


Aqui está o que parece um bom negócio,vamos ver o destino efectivo a dar a este imóvel. Será que vamos ter um cinema? Talvez um teatro? Um centro de artes plásticas? Ou as sedes para as associações? Porque não uma sede digna para a Junta de Freguesia de Cantanhede? Seja o que for espero que sirva o povo deste Concelho.

Autarquia compra antigo quartel dos bombeiros
O antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede vai ser propriedade da autarquia. A Assembleia Municipal aprovou a aquisição do imóvel, por 726 mil euros.
A informação havia sido dada, e aprovada, na última reunião do executivo da Câmara de Cantanhede. Também na Assembleia Municipal, a proposta de aquisição do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede mereceu aprovação, por unanimidade, por parte dos deputados municipais.
João Moura explicou que a autarquia pretende adquirir o imóvel, localizado em pleno “coração” da cidade de Cantanhede, por 726 mil euros. Contudo, o pagamento vai ser faseado. No acto da escritura serão pagos 150 mil euros e os restantes 576 mil vão ser divididos por 12 anos, sendo liquidados quatro mil euros anualmente.
O edifício, construído em 1961, vai ser adquirido pela autarquia no estado de conservação em que actualmente se encontra. Aliás, até que a proposta fosse apresentada em reunião de câmara e na assembleia municipal, houve várias reuniões entre a autarquia e os responsáveis dos bombeiros, segundo referiu o edil de Cantanhede.

Bom negócio...
para rentabilizar

Embora tenha votado favoravelmente a proposta, a bancada socialista da Assembleia Municipal teceu alguns comentários sobre a aquisição. Pedro Carrana disse mesmo que vê “com bons olhos que a câmara adquira este património”, contudo, desejou que não suceda com este imóvel “o que aconteceu com outros que a autarquia adquiriu e que se encontram degradados”.
Já Dulce Santos, deputada independente, referiu que a compra depende “do local onde está o imóvel localizado”. Todavia, e porque o edifício se encontra no “coração” da cidade, a deputada considerou que se trata “de um óptimo negócio se for rentabilizado”, só não será, se vier a “ficar como outros imóveis que a câmara adquiriu”.
Dulce Santos frisou também que para a corporação de bombeiros também se trata de um “excelente negócio”, perguntando a João Moura se no preço de aquisição foram tidos em linha de conta “os apoios já dados”, como por exemplo “a doação do terreno” onde está instalado o novo quartel. “Porque não foi feita uma permuta e agora pagava–se apenas a diferença?”, questionou.
Ouvidas as questões, João Moura esclareceu que havia dois avaliadores: “um da autarquia e outro dos bombeiros voluntários”. Além disso, foram consideradas “as verbas concedidas noutros apoios” por parte da autarquia aos voluntários. Aliás, o presidente da Câmara Municipal afirmou mesmo que o valor do imóvel “é bem superior ao valor pelo qual vai ser adquirido”.
Agora que a compra do edifício foi aprovada, pelo executivo camarário e pela assembleia municipal, resta a aprovação por parte do Tribunal de Contas.

2 comentários:

Vítor Ramalho disse...

Pode ser para instalar mais uma grande superfície e acabar de vez com o comercio tradicional em Cantanhede.

Manel disse...

Não passa de um subsídio aos Bombeiros com o nome de compra (bom negócio).
Será que o destino a dar é o mesmo que se deu à Cobai, actividades de ALTA CULTURA?
De bons negócios estão as feiras cheias!