quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Próximo comandante dos bombeiros voluntários de Cantanhede será o major Mário Rodrigues Vieira


Começo por dar os parabéns ao meu amigo Mário Vieira pelas suas novas funções e desejar-lhe o melhor desempenho à frente desta instituição que nos honra a todos no concelho de Cantanhede, os Bombeiros voluntários de Cantanhede.

Fonte: diário de Coimbra

O Diário de Coimbra sabe que que o próximo comandante dos bombeiros voluntários de Cantanhede será um militar de carreira, actualmente na reserva, que no início de Setembro vai ser proposto ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
Trata-se do major Mário Rodrigues Vieira, de 52 anos (que completa no próximo dia 28 deste mês), natural da Praia de Mira e a residir em Cantanhede há vários anos, onde casou. Com uma carreira de militar de grande relevo, onde se destacam várias funções de comando, Mário Vieira não possui, no entanto, qualquer experiência no sector/área de bombeiros, mas o nosso Jornal também sabe que este militar vai, a partir de Outubro próximo, fazer uma formação específica para a função na Escola Nacional de Bombeiros com a duração de quatro semanas.
«Vai ser o homem certo no lugar certo. Estamos com muitas expectativas e acreditamos que vai ser aceite pelo comando distrital», disse ontem ao nosso Jornal Idalécio Oliveira, presidente da Associação Humanitária, confirmando, assim, o nome deste militar para o comando da corporação dos bombeiros de Cantanhede.
Face à recente (e inesperada) demissão do anterior comandante em plena época de incêndios, Idalécio Oliveira assegurou que a direcção que preside de imediato pensou no major Mário Vieira para suceder a Francisco Lourenço e, por isso, disse, «posso adiantar que foi a nossa primeira escolha… E, para nossa satisfação, o major aceitou o nosso desafio».
Este responsável – que se encontra de férias fora do país -, adiantou ainda que logo após o seu regresso vai reunir com o futuro comandante da corporação e apresentá-lo ao corpo activo, e ao mesmo tempo, refere, «transmitir-lhe a realidade da nossa instituição».
Realidade que, diga-se, não é muito abonatória para esta centenária instituição, principalmente ao nível do parque automóvel, considerado «velho e quase obsoleto» pela maioria dos operacionais, e que tem sido uma grande dor de cabeça para antigos e actuais dirigentes e bombeiros.

“Já trabalhei
na Protecção Civil”
«É nosso objectivo resolver esse problema e, com o novo comandante, vamos fazer uma análise bem cuidada sobre essa matéria», especificou Idalécio Oliveira, que, agora, vai aguardar, também, que Mário Vieira lhe apresente a sua equipa [de comando] para que a Associação Humanitária proponha, formalmente, o novo comando dos bombeiros de Cantanhede ao tenente-coronel Ferreira Martins, responsável máximo do CDOS de Coimbra.
O Diário de Coimbra falou com o militar indigitado para o comando da corporação de Cantanhede, que confirmou o convite da associação. «É verdade! Fui abordado para prestar este serviço público e, como estou na reserva e disponível para ajudar esta instituição, acabei por aceitar o convite», adiantou Mário Vieira, consciente de que tem pela frente uma árdua e difícil tarefa.
Este oficial do Exército desvaloriza o facto de não ter experiência específica na área dos bombeiros, até por que, acentua, «tenho uma longa experiência no comando de homens» e, por isso, sentir-se «habilitado» a comandar uma corporação de bombeiros. Por outro lado, acentua o major na reserva, «já trabalhei algumas vezes na área da Protecção Civil como militar e, agora, vou fazer uma formação específica na área dos bombeiros», o que por certo dará “know-how” para a função que em breve começará a desempenhar.

José Carlos Silva

Sem comentários: