sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Nelson Évora voou para o ouro - Parabéns


O recordista nacional do triplo salto, Nelson Évora, 24 anos de idade, conquistou a medalha de ouro na final disputada em Pequim, com a marca de 17,67m, a sua melhor marca do ano, conseguida ao quarto ensaio. É a primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, a primeira numa disciplina técnica do atletismo e a quarta conquistada em Jogos Olímpicos da Era Moderna, depois dos triunfos de Carlos Lopes (maratona, Los Angeles 1984), Rosa Mota (maratona, Seul 1988) e de Fernanda Ribeiro (10.000m, Atlanta 1996)

O triplista português fez um concurso impecável e sem falhas, com excepção do nulo ao terceiro ensaio. Nessa altura, o atleta português caiu para terceiro lugar, atrás do britânico Phillips Idowu e de Leevan Sands, primeiro e segundo respectivamente.

Dos doze finalistas, os últimos quatro classificados foram então eliminados, e os restantes oito passaram à segunda volta, com direito a três saltos cada um.

Ao quarto salto, Nelson Évora voou dentro do estádio de "Ninho de Pássaro", com um ensaio a 17,67m. O português, campeão do mundo em Osaca, Japão, em 2007, ainda não o sabia, mas tinha acabado de voar para a medalha de ouro olímpica.

Perspectivava-se duas voltas de sofrimento para o português que entrou na quinta volta novamente à frente, com uma vantagem de cinco centímetros em relação ao seu mais directo perseguidor que continuava a ser o britânico Idowu, com Sands, das Baamas, em terceiro (com 17,59m).

Ao quinto ensaio, Nelson fez 17,24m. Sands faz melhor (17,32m), Idowu não, e dessa forma, o português, nascido na Costa do Marfim e filho de pais cabo-verdianos, vai para a última volta em primeiro lugar. Essa posição dava-lhe a possibilidade de ser o último a saltar no derradeiro ensaio, o que fez, com o seu salto mais fraco da final (16,52m), mas já virtual campeão olímpico, porque a concorrência não o conseguiu ultrapassar: Idowu fez nulo, e Sands salta curtinho.

O sexto e último salto de Nelson já não contava para nada. O que interessava era festejar a medalha de ouro, o que o atleta fez, de lágrimas nos olhos e agarrado ao seu treinador, João Ganço.

6 comentários:

Vítor Ramalho disse...

Como disse e muito bem a imprensa chinesa o Deco do atletismo.
Não vou festejar vitórias obtidas à custa de mercenários.

pvnam disse...

««OS PRETOS SÃO OS SALVADORES DA 'PÁTRIA'»»

---> Como os pretos(...) pretendem ocupar e dominar cada vez mais territórios, consequentemente os Bandalhos Intolerantes (vulgo Bandalhos Brancos) estão a contar com os pretos(...) para combater o SEPARATISMO.
[nota: É possível encontrar portugueses brancos receptivos à ideia do Separatismo-50-50, pelo contrário, os portugueses negros(...) (e os mestiços também) são uns ferozes opositores do Separatismo-50-50]

DE FACTO:
-> Como NUNCA conseguiram construir uma sociedade sustentável (ou seja, uma sociedade dotada da capacidade de renovação demográfica) sem ser à custa da repressão dos direitos das mulheres (mulheres tratadas com úteros ambulantes), hoje em dia, como seria de esperar, os Bandalhos Intolerantes (vulgo Bandalhos Brancos) pretendem infiltrar-se (fora e dentro da Europa) no seio de outros povos [procuram infiltrar-se em qualquer lado]: quer importando outros povos para a Europa... quer deslocando-se para o território de outros povos...... consequentemente... os Bandalhos Brancos são INTOLERANTES para com a existência de Reservas Naturais de Povos Nativos!...


ANEXO:
-> Contra a (cada vez mais poderosa ) Inquisição Mestiça;
-> Pelo legítimo Direito ao Separatismo:
http://separatismo–50–50.blogspot.com/

inverdades disse...

Parabéns pela medalha de Ouro...o resto é somente conversa fiada...

Anónimo disse...

O Comité Olimpico do Moura (estou a falar do Vicente... nada de confusões... o gajo ainda preside ao Comité Olimpico Português?) tem que fazer pressão para que sejam introduzidas mais modalidades olimpicas começadas por "tri", pois são as únicas em que somos bons: triplo salto, trialto... Assim, sempre conseguiamos mais medalhas.

Um abraço mesmo grande

Anónimo disse...

Vão gozando as medalhas, porque quando um dia tiverem um bairro perto de vossa casa pago com os vossos impostos cheios de primos dele. Quando vos roubarem o carro assaltarem os filhos e venderem droga estiver á vossa porta; LOGO CHORAM. Mais nessa altura já é tarde.

inverdades disse...

Para o último comentário, havia uma "canção, cuja letra era:"Atira-te ao mar e chama-me tarzan", neste caso adapto para "Atira-te ao mar....e afunda-te"