sábado, 10 de janeiro de 2009

Partir Pedra


Usando o nome do blogue permitam que hoje faça algumas divagações sobre o concelho.
Congratulo-me como o facto do Sr. Presidente da Câmara já ter vindo a terreiro, pronunciar-se sobre o estranho encerramento provisório da linha de comboio que nos serve. Mas não pasta uma simples declarações para depois se lavar as mão como Pilatos, é necessário que um movimento cívico nasça, de preferência com a participação e colaboração dos edis das zonas servidas pela linha, para que a pressão se faça sentir nos órgãos competentes. As recentes declarações dos responsáveis da CP, sobre os motivos do encerramento para além de caricatas, mostram claramente o motivo desta empresa dar prejuízo. Sabemos que vem de longe a pretensão de substituir o comboio por autocarros. Mais uma estratégia errada de quem nos governa. O comboio é muito menos poluente e muitos mais barato, basta este argumento para rebater qualquer ideia peregrina. Mas como isto tudo cheira a Republica das bananas, provavelmente vamos mesmo ter que no futuro viajar nos autocarros que os outros já não usam, assim a atirar para o terceiro mundo
Também tem levantado alguma polémica, o terminus da construção da estrada que liga Cantanhede à 109. Apesar de previamente alguns cidadãos terem avisado e mesmo feito seguir para o Governo Civil um alerta, os planeadores de serviço insistirão em cortar a meio as povoações de Barrins de Baixo e Escoural. Lamento que os nossos políticos não tenham a coragem de admitir uma falha e que depois façam declarações que facilmente são rebatidas. Impõe-se a construção de uma passagem subterrânea, em nome do bem-estar das populações ou então que se ministre um curso técnico, assim tipo novas oportunidades de como saltar vedações.
Circula nas conversas de café, ouve-se nalguns círculos de amigos, que o campo de golfe ainda não está ser utilizado, porque alguém se esqueceu que tinham de ser construídas estruturas de apoio.
Num lado faltam as passagens e ninguém se lembrava dos avisos dos habitantes, noutro faltam as estruturas e convenhamos que as declarações sobre a linha de caminho de ferro pecaram por tardias. Depois da gripe será que anda por ai um surto de amnésia politica?

Sem comentários: