segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Junta de Freguesia da Tocha


Habitantes da aldeia contam com o apoio da autarquia na reivindicação de um túnel na Via Regional

Os moradores da localidade de Escoural, que se uniram contra a interrupção da estrada local que atravessa a aldeia provocada pela construção da Via Regional n.oº 335-1 que liga Cantanhede à Tocha, reuniram, sexta-feira passada à noite, com o executivo da Junta de Freguesia da Tocha. O objectivo era sensibilizar os autarcas para os transtornos que a população vai ter com o "corte" da principal estrada da aldeia que, segundo uma comissão de moradores constituída, obriga a população a fazer desvios de cerca de dois quilómetros para se deslocarem à sede da freguesia, entre outros inconvenientes (ler Diário de Coimbra de 31 de Dezembro).
Na referida reunião, onde estiveram cerca de 40 habitantes da aldeia de Escoural, o executivo da Junta de Freguesia, liderado pelo democrata-cristão Júlio Oliveira, mostrou-se do lado dos moradores e apoia-os na sua reivindicação, ou seja, que o projecto da Via Regional contemple, naquele local, um túnel com dois metros e meio de largura e três metros de altura, ou em alternativa, uns separadores no meio da nova via com Stop’s, por forma a que a localidade não fique dividida em duas, conforme disse ao nosso Jornal um dos elementos da comissão de moradores, responsável por um abaixo-assinado que reuniu mais de 160 assinaturas.
Há, no entanto, um senão, que a referida comissão tem de ter em conta. Mesmo com o apoio da Junta de Freguesia, que «afirma estar do nosso lado», a aceitação da reivindicação dos moradores não está dependente de Júlio Oliveira ou do seu executivo, pelo que este autarca só pôde prometer os moradores do Escoural que vai transmitir ao executivo da Câmara de Cantanhede no pressuposto de que, efectivamente, «a estrada da aldeia não pode ser interrompida».
Nesta perspectiva, confirma ao nosso Jornal o mesmo elemento da comissão, «foi-nos prometido que os técnicos camarários irão analisar a situação» e a decisão final quanto ao que fazer naquele troço da Via Regional caberá à Câmara Municipal, dona da obra.
«As coisas estão bem encaminhadas», salienta este morador, que obteve de Júlio Oliveira a promessa de uma resposta durante a semana que hoje começa.

Reunião hoje na Câmara
A verdade é que este autarca disse ao Diário de Coimbra que olha para a sua freguesia «como um todo» e não para este problema em particular, pelo que não quer afirmar que está ao lado e a apoiar esta comissão de moradores, mas sim a «compreender» as suas reivindicações. Júlio Oliveira, aliás, reconhece que a Via Regional «divide a aldeia». Por isso afirma que o problema não será resolvido «só se não for tecnicamente possível». Hoje mesmo, segunda-feira, o autarca da freguesia vai reunir com João Pais de Moura e os serviços técnicos camarários para tentar obter uma resposta que possa satisfazer as populações da aldeia.
Conforme o Diário de Coimbra noticiou no último dia do ano passado, o presidente da Câmara está sensível ao problema suscitado pelos moradores do Escoural através do abaixo-assinado, e revelou ao nosso Jornal que as questões apresentadas pela comissão «estão a merecer da minha parte a melhor atenção». João Moura disse ter o dossier em mãos e garantiu estar a estudá-lo detalhadamente, sendo certo – avançou - «que iremos apresentar uma solução técnica e financeiramente viável para serem ultrapassados os eventuais constrangimentos que, segundo os promotores do abaixo-assinado, estarão a afectar alguns moradores».

FONTE

1 comentário:

Manel disse...

Burro morto cevada ao rabo!

Júlio Oliveira nem sabe onde fica o Escoural. Passa mais tempo nas Cochadas. Muito menos sabe onde são as fronteiras da freguesia, pois uma placa colocada pela obras de saneamento em plena freguesia da Tocha , tem lá escrito Sanguinheira.
Agora que a coisa está torta, vem ele apoiar!
Onde esteve ele antes disto tudo começar?
Diz que não sabia, ou então nunca quiz saber. Eis a figura de marido enganado que ele faz neste caso.