domingo, 16 de novembro de 2008

O PS que se cuide...


É esta a mensagem que corre nos emails dos professores e que se reenvia reenvia... será que o PS, nas pessoas do Sr Primeiro Ministro e na Sra Ministra da Educação, ainda não percebeu que deve dialogar, experimentar o modelo, analisar os resultados e só depois implementar???? Será isto difícil???? Ou haverá outra intencionalidade em todo este processo??? E isto não é chantagem de ninguém, mas "quem não se sente, não é filho de boa gente", diz o povo. E os professores são gente que trabalha, tem família, despesas como todo o cidadão deste País. Lembro que se está a cair no erro de basear os protestos na questão burocrática. A ministra dará a volta num instante a essa questão. Não é esse o verdadeiro problema. O problema é a carreira docente com a divisão em professor e professor titular, assim como as cotas para a progressão. Vou dar o meu exemplo. Como o meu departamento tem a cota fechada,(administrativamente foram preenchidas as cotas no primeiro concurso) eu, ou espero pacientemente que um colega morra e depois tenho de concorrer para essa vaga (eu e mais cinco ou seis... colegas) e esperar pela sorte... ou tenho de esperar que algum colega se reforme daqui a pelo menos 15 anos (tempo aproximado do professor que está mais próximo da reforma) para eu poder concorrer à vaga criada (eu e mais cinco, seis, sete ou mais) e esperar mais uma vez, (depois de avaliado, com aulas assistidas, com entrevistas, fichas, relatórios, portefolios, etc... e até um excelente desempenho ) ser o eleito. Os outros seis, sete ou mais, ficam não se sabe quanto tempo à espera que o processo se repita, esperando, esperando... mesmo que tenham também excelente. Mesmo que tenham um mestrado, doutoramento ou mais formação que o avaliador... dá que pensar, não dá??????

4 comentários:

Manel disse...

Há mais de 15 anos que eu não sou promovido. Entrei como director da empresa aos 34 anos e continuo director, pois o lugar acima é do patrão, do dono da empresa.
É um mundo bem diferente, este de quem trabalha na economia privada.
Mas é esta economia privada o principal cliente da Escola pública, assim como o seu fornecedor de matéria prima.

inverdades disse...

la vie en rose!!!!

José Vieira disse...

Mais do mesmo????....

José Vieira disse...

AMIGO MANEL TAMBÉM NÃO ME IMPORTAVA NADA DE AOS 35 ANOS ESTAR ABAIXO DO PATRÃO ERA SINAL QUE ENTRAVA DIRECTAMENTE PARA O TOPO DA MINHA CARREIRA.QUANTOS DIRECTORES EXISTEM NESSA EMPRESA E QUANTOS DIRECTORES TITULARES? CONHECES ALGUM MÉDICO E MÉDICO TITULAR? FAZIA SENTIDO? AGORA VOU AO MÉDICO TITULAR, MAS... QUE CHATICE FUI ATENDIDO POR UM MÉDICO....
A REALIDADES DIFERENTES NÃO SE PODEM APLICAR PRÍNCIPIOS IGUAIS.
PORQUE NÃO SE DÁ A HIPOTESE AOS PAIS DE ESCOLHEREM OS PROFESSORES (TITULARES)PARA FILHOS? NÃO SÃO ESSES OS MELHORES, OS ELEITOS? ERA CAPAZ DE SER DÍFICIL JÁ QUE SÓ 25% É QUE PODEM TER ESSE ESTATUTO.NATURALMENTE A ELITE ESCOLHERIA PRIMEIRO E A RALÉ DO POVO JÁ PODIA FICAR COM OS PROFESSRES.
ESTAMOS TODOS A BRINCAR...ENTÃO ESTA AVALIAÇÃO RETIRA ALGUM PROFESSOR DE DAR AULAS? OS MAIS DE 120 MIL PROFESSORES QUE NÃO PODEM TER EXCELENTE POR UMA QUESTÃO ADMINISTRATIVA (COTAS) E QUE NÃO PODEM SER TITULARES NÃO CONTINUAM NO SISTEMA A DAR AULAS? ONDE ESTÁ O EFEITO DA AVALIAÇÃO NESTES PROFESSORES? ESFORCEM-SE OU NÃO SERÃO SÓ PROFESSORES.NO ESCLÃO E NO ORDENADO...PORQUE EM COMPETÊNCIA TENHO A CERTEZA QUE SÃO MELHORES QUE MUITOS PROFESSORES "LAMBE-BOTAS" TITULARES. E ASSIM FICAMOS TODOS CONTENTES...
MANEL PEGA NO DOCUMENTO DA AVALIAÇÃO E LÊ-O.A MINISTRA JÁ CHEGOU Á CONCLUSÃO QUE TINHA DE FAZER ALTERAÇÕES PELA IMPOSSIBILIDADE DE EXECUÇÃO... SÓ AO FIM DE ANO? DEPOIS DE PROFESSORES E SINDICATOS ALERTAREM PARA O FACTO?
ALGO VAI MAL NO REINO DA DINAMARCA.