quinta-feira, 13 de novembro de 2008

De Luto, pela Educação em Portugal


4 comentários:

Anónimo disse...

só se for Luto pela (des)educação que estava instalada antes deste governo... para si que certamente n compreende que a escola deve mudar para acompanhar a sociedade e n se tornar naquilo que é a Igreja no nosso país...deve ser detentora d democracia, principios morais e de desenvolvimento sustentável que são ponto assente nas políticas levadas a cabo pela Ministra da Educação! Coitadinhos dos meninos Sr.s professores, n podem ser avalidos... QUEM NÂO DEVE NÂO TEME

Vítor Ramalho disse...

Este comentário é demonstrativo da campanha de desinformação que esta montada pelo governo e pelos merdia acerca deste assunto.
A escola no últimos anos só mudou para pior. Menos educação menos ensino. É o ensino de fachada, vive-se para os rankings e não para aprender. Os professores têm de ser avaliadas ninguém discorda. Mas que nessa avaliação sejam incorporados factores exógenos que Não Estão nas mãos dos professores é de falta de inteligência gritante que só visa prejudicar a classe a escola e o ensino.
Agora vejamos um professor de uma escola dita complicada, onde os alunos já estão ligados à criminalidade, onde a droga é um facto, vai ser comparado a um professor de uma escola inserida num bairro onde mora gente da chamada classe media alta. Se isto é justiça, então vou ali e já volto. Mas acompanha certamente a sociedade actual pois mostra bem quanto as diferenças sócias soa um facto neste país e que essas diferenças estão ter um desenvolvimento sustentado.
Quanto à comparação com a igreja dificilmente percebo, mas deve enquadrar-se numa nova religião que passa pelo fundamentalismo de atacar tudo quanto é religioso sem razão aparente.

José Vieira disse...

A ignorância sempre foi má conselheira.A Joana Pinto devia falar quando estiver munida de conhecimentos para afirmar o que afirma.Por perceber que a escola deve acompanhar a sociedade é que o coitadinho do professor pugna por uma escola de qualidade e de sucesso. É esta a luta de todos os dias.É a luta contra a ignorância pateta e assumida de pessoas acriticas. Se não teme, deve estudar os assuntos antes de abrir a boca.

José Vieira disse...

Os docentes não contestam nem recusam ser avaliados. Consideram mesmo que a avaliação do seu desempenho profissional pode e deve ser encarada como uma importante componente do seu desenvolvimento profissional, contribuindo para a melhoria da qualidade da escola. Esta avaliação deve assentar na dimensão do trabalho cooperativo, perspectivado numa lógica essencialmente formativa e contínua, cruzando a responsabilidade individual de cada docente com a responsabilidade colectiva e organizacional.