terça-feira, 13 de maio de 2008

Desafio - A oliveira

A oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
A civilização
minoana, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 a.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que eles primeiro aprenderam a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos Minóicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em vários passagens, tanto a árvore como seus produtos.
Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na
Palestina (ou para alguns Israel) nos dias actuais devam ter mais de 2500 anos de idade.

Respondendo a um desafio do Vitor

São-nos pedidas seis palavras para uma “muito curta” biografia (há quem opte por um conceito, eu exagerei) e podemos dar-lhes ênfase com uma imagem. Devemos colocar um link para quem nos desafiou e por nossa vez desafiar cinco Blogues, avisando-os deste mesmo convite.Os meus convites vão para:

4 comentários:

Anónimo disse...

José Vieira: olá, aceito o desafio, mas, desculpe-me, não percebi bem: será escolher 6 palavras coincidentes com biografia de pessoa real? Saudações.
Em breve irei colocar outra foto sua no meu blog, espero que não se importe.

José Vieira disse...

Claro pode caro amigo. Este desafio se o percebi bem é para mostrarmos uma foto sobre a natureza e dedicar-lhe algumas frases... também me foi feito o desafio e achei interessante. Um abraço.

Manel disse...

http://blog-do-manel.blogspot.com/2008/05/desafio-pinhais-da-gndara.html

Manel disse...

http://blog-do-manel.blogspot.com/2008/05/desafio-pinhais-da-gndara.html