sábado, 1 de março de 2008

VIII Feira do Bolo de Ançã


16 de Março
Ançã

No dia em que o bolo de Ançã é "rei", há um programa que permite ter um contacto (ainda mais directo) com a realização desta iguaria.
Com o início da feira marcado para as 10H00, e com animação de gaiteiros, a 8.ª Feira do Bolo de Ançã, que vai decorrer no Terreiro do Paço, tem um dia de intensa actividade dedicada ao bolo.
Porque se trata de um dia onde a tradição, neste caso culinária, está em destaque, a organização tem prevista a realização de visitas guiadas à vila de Ançã. Em carroças puxadas por burros ou a pé, os visitantes apenas têm de escolher como pretendem descobrir tradições seculares, de uma vila que também é famosa pela sua pedra. Para estas visitas, os interessados apenas necessitam de efectuar a marcação, através do telefone 239 964 545.
Com o intuito de premiar a qualidade, pelas 16H00, decorre a entrega dos Prémios de Qualidade e, cerca de 45 minutos mais tarde, decorre a prova pública do bolo de Ançã. Ao final da tarde, e depois de todos terem provado a iguaria, a feira termina. Mas, e porque a receita não é um segredo guardado a sete chaves, vai ser possível, ao longo do dia, assistir ao fabrico ao vivo do bolo de Ançã. Bolo esse que ao longo do ano está sempre disponível nas ruas, através das boleiras que o fabricam e comercializam.

1 comentário:

José Santos disse...

É de enaltecer este evento como outros que vão surgindo no Concelho. Tenho pena que a Feira Medieval não mais tenha sido feita, pois foi um evento com forte cariz popular e cultural. É óbvio que tem muito mais a ver com a nossa tradição do que o jazz...