quinta-feira, 27 de março de 2008

Desporto no Concelho

A minha geração nasceu num concelho onde se praticavam inúmeras modalidades desportivas, desde o inevitável futebol, passando pelo basquetebol, andebol, voleibol, ciclismo, ténis de mesa, futebol de salão e, provavelmente, outras que não me recordo. A natação, com o surgimento da piscina municipal dava as primeiras "braçadas", o mesmo se aplicando ao ténis. Nos dias de hoje emerge uma realidade diferente, com o concelho a abarcar o futebol, o futsal, a natação, o ténis e karaté (ou outras artes marciais).
A questão que várias vezes coloco é a seguinte, haverá afastamento dos jovens para a práctica de modalidades desportivas ou faltará vontade dos clubes do concelho em cativar os jovens a praticar essas mesmas modalidades. Se prevalecer a primeira hipótese pouco há a fazer, excepto por parte dos educadores de educação em demonstrarem aos seus educandos a importância da práctica desportiva. Se, ao invés, prevalecer a segunda hipótese, eu pergunto para que recebem esses clubes, associações, etc subsidios (nalguns casos esmolas, é certo) de entidades públicas? Pelas informações que tenho e agradeço que me informem se não corresponder à verdade, os próprios praticantes das artes marciais, do ténis e da natação têm de pagar do seu bolso as rendas dos espaços e o vencimento ao professor/monitor.
O que me parece, sinceramente, é que os clubes só abraçam o que é lucrativo e menosprezam o dispendioso. Ainda assim, choram por mais migalhinhas... Para pagar o quê e a quem?

4 comentários:

Vítor Ramalho disse...

Os praticantes de Artes Marciais, pagam tudo do seu bolso. Pagam uma mensalidade, pagam o seguro, pagam os equipamentos.
Até um Curso internacional que juntou em Cantanhede, praticantes de varias nacionalidades, foi inteiramente pago pelos karatekas, ginásio incluído.

inverdades disse...

A sério?
E eu a pensar que as artes marciais tinham privilégios!!!
Gostei do ténis de mesa mas há quem prefira o "ping pong", vai-se lá saber porquê!

José Vieira disse...

As apostas caro José Santos, não são no Desporto, aquele que as crianças, os jovens e os idosos precisam, como um bem para o equilíbrio saudável, para um crescimento harmonioso, como um bem para a manutenção da saúde.Agora aposta-se só na competição e nos ditos desportos lucrativos...o exemplo é a aposta desta Câmara no golf... este importante desporto de massas e nada dispendioso!...

José Vieira disse...

Só mais um exemplo: a Escola de ginástica da Câmara de Cantanhede tem umas dezenas de praticantes, intusiasmo dos pais e uma professora fabulosa. Qual a contrapartida da Câmara? Nenhuma! Os pais pagam uma mensalidade,pagam os fatos e até o monograma da Câmara pagam. E as viagens de saída ? Também os pais pagam.Mas quando actuam em qualquer lado é o nome da Câmara que aparece e leva os louros.A Câmara não deveria patrocinar estas crianças?... mas há outras prioridades não é??????