quarta-feira, 26 de março de 2008

Ensino

è por demais evidente, público e notório, que os nossos alunos tem muitas....estou a ser generoso... dificuldades na língua de Camões (daqui uns anitos na língua de Vera Cruz) e na matemática.
Houve diversas reformas, diversos remédios ou remendos...certo é que os resultados são os que todos conhecem...
Dado que há quem apoie um alargamento da idade escolar obrigatória - confesso que não opino nesse sentido - para o 12º ano de escolaridade, parte do problema é de fácil resolução, digo eu...
primeiro ciclo: cinco anos de escolaridade, com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa - de preferência de Portugal - , Matemática, música, desporto e uma língua estrangeira a incluir no terceiro ano de escolaridade...e nada mais!
ah...redacção de alguns textos, cópias e até ditados no computador...não seria mau.
Cinco anos deveriam chegar!
Depois sim, história, estudo do meio, geografia, ciências, biologia....blablablablablabla
Que tal?

2 comentários:

José Vieira disse...

O Ensino é algo mais complicado que algumas dessas questões... veja-se por exemplo o que se entende por Professor Profissional:"O professor profissional – como o médico ou o engenheiro nos seus campos específicos – é aquele que ensina não apenas porque sabe, mas porque sabe ensinar. E saber ensinar é ser especialista dessa complexa capacidade de mediar e transformar o saber conteudinal curricular (isto é, que se pretende ver adquirido, nas suas múltiplas variantes) – seja qual for a sua natureza ou nível[1] − pela incorporação dos processos de aceder a, e usar o conhecimento, pelo ajuste ao conhecimento do sujeito e do seu contexto, para adequar-lhe os procedimentos, de modo a que a alquimia da apropriação ocorra no aprendente – processo mediado por um sólido saber científico em todos os campos envolvidos e um domínio técnico-didáctico rigoroso do professor, informado por uma contínua postura meta-analítica, de questionamento intelectual da sua acção, de interpretação permanente e realimentação contínua. Aprende-se e exerce-se na prática, mas numa prática informada, alimentada por velho e novo conhecimento formal, investigada e discutida com os pares e com os supervisores − ou, desejavelmente, tudo isto numa prática colectiva de mútua supervisão e construção de saber inter pares.(Roldão, 2005c). ´

(1) Recordo a conhecida afirmação de Jerome Bruner, em 1960, de que é possível ensinar seja o que for em qualquer idade desde que se utilizem processos intelectualmente honestos."

Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional
Maria do Céu Roldão
Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança

inverdades disse...

O amigo diz que o ensino é mais complicado que alguma dessas questões? Pensa muito mal...
Enquanto não se souber falar, escrever bem o Português e não se souber a tabuada...chumbo,retenção,reprovação!
Todo o seu comentário refere-se à vertente professor, por isso está, salvo o devido respeito, totalmente fora de contexto...
È que eu falei na vertente aluno...o que o aluno deve saber e fazer no primeiro ciclo...
Hoje melhores alunos amanhã melhores profissionais...
Um abraço...