sábado, 8 de março de 2008

Desporto para as massas

Cantanhede está na rota do “pioneirismo”. Vai ser o primeiro concelho do país a ter uma Academia de Golfe pública. Secretário de Estado do Desporto apadrinhou a cerimónia de apresentação deste projecto.
Pessoalmente nada tenho contra o golfe embora não faça parte dos meus favoritos.
Também nada tenho a obstar contra o incentivo à prática do mesmo. No entanto e face à carência de recintos desportivos no concelho, parece-me uma tremenda asneira apostar num desporto que é praticado por uma elite, antes de ter garantido o desporto para todos.
Mais uma vez se começa a casa pelo telhado e enquanto algumas modalidades que tem trazido nome ao concelho fazem o seu dia a dia em instalações inadequadas, o executivo camarário, aposta numa modalidade sem tradições na zona, que sabemos apenas vai beneficiar uma minoria que pratica um desporto, dominado pelo mercado e pela publicidade, ficando o desporto escolar e o lazer desportivo a pouco mais representar do que pobres aleijões, mascarados de factores higiénicos e educativos.
A condição física é a base material para a vida e trabalho do ser humano. O nível da condição física e da saúde da população constitui um dos importantes sinais para avaliar a civilização e progresso da sociedade. Portanto, elevar a condição física da população, sobretudo da população idosa, dos jovens e adolescentes, é muito importante para a prosperidade e desenvolvimento da sociedade.
Isto só possível com uma aposta concreta no desporto de massas, e não no desporto para a gente da massa.
Dentro em breve num espaço qualquer veremos chegar um gordo burguês que após sair da sua viatura topo de gama manda as suas tacadas num campo especial de corrida. Em contrapartida os outros vão continuar a lutar com falta de instalações com falta de apoios isto relegados à sua condição de nada sendo somente lembrados no dia da eleição.

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo plenamente c este artigo, mas faltam alguns dados ainda mais concretos k este desporto(da treta)...cm por exemplo o kuaanto ira este investimento pesar no bolso dos autarkas(sera k o imposto sobre o lixo e o sanemamento vai aumentar outra vez) para k s possa ter 100 gordos c um pau na mao a enfiar bolas num burako...kuanto ira custar manter esses referidos campos...o numero de empregos n especializados k iram ser criados...estes sao alguns dos pontos k ng sabe resposta...pk toda a gente gota d ver coisas bonitas...e n de ver o kuanto custa ao pobrezanas essas ideias megalomanas...

bem haja a kem eskreve e mantem este blog...