domingo, 13 de abril de 2008

História da Ortografia do Português


Nesta página, pretende-se dar a conhecer uma breve cronologia das reformas ortográficas efectuadas na língua portuguesa.
Séc XVI até ao séc. XX - em Portugal e no Brasil a escrita praticada era de cariz etimológico (procurava-se a raiz latina ou grega para escrever as palavras).
1907 – a Academia Brasileira de Letras – começa a simplificar a escrita nas suas publicações.
1910 – Implantação da República em Portugal – foi nomeada uma Comissão para estabelecer uma ortografia simplicada e uniforme para ser usada nas publicações oficiais e no ensino.
1911 – Primeira Reforma Ortográfica – tentativa de uniformizar e simplificar a escrita de algumas formas gráficas, mas que não foi extensiva ao Brasil.
1915 – a Academia Brasileira de Letras resolve harmonizar a ortografia com a portuguesa.
1919 – A Academia Brasileira de Letras revoga a sua resolução de 1915.
1924 – A Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras começaram a procurar uma grafia comum.
1929 – A Academia Brasileira de Letras lança um novo sistema gráfico.
1931 – Foi aprovado o primeiro Acordo Ortográfico entre o Brasil e Portugal, que visava suprimir as diferenças, unificar e simplificar a língua portuguesa, contudo não foi posto em prática.
1938 - foram sanadas as dúvidas quanto à acentuação de palavras.
1943 – foi redigido na primeira Convenção ortográfica entre Brasil e Portugal o Formulário Ortográfico de 1943
1945 – Acordo Ortográfico – tornou-se lei em Portugal, mas no Brasil não foi ratificado pelo Governo, os brasileiros continuaram a regular-se pela ortografia anterior do Vocabulário de 1943.
1971 – foram promulgadas alterações no Brasil, reduzindo as divergências ortográficas com Portugal.
1973 - foram promulgadas alterações em Portugal, reduzindo as divergências ortográficas com o Brasil.
1975 - a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboraram novo projeto de acordo que não foi aprovado oficialmente.
1986 - o presidente José Sarney do Brasil promoveu um encontro dos sete países de língua portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, no Rio de Janeiro. Foi apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
1990 - a Academia das Ciências de Lisboa convocou novo encontro juntando uma Nota Explicativa do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – as duas academias elaboram a base do «Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa». O documento entraria em vigor (de acordo com o 3º artigo do mesmo) no dia «1 de Janeiro de 1994, após depositados todos os instrumentos de ratificação de todos os Estados junto do Governo português».
1996 – o último acordo foi apenas ratificado por Portugal, Brasil, e Cabo Verde.
2004 - os ministros da Educação da CPLP reuniram-se em Fortaleza, no Brasil para propor a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, mesmo sem a ratificação de todos os membros.

1 comentário:

inverdades disse...

Da análise do texto que ora se comenta, depreende-se duas coisas:
1)- O Brasil, certamente a viver ainda na ressaca da sua Independência - 1822 - (A casa real deve sentir-se orgulhosa pois conseguiu governar sobre dois Impérios - o então português e o recém "libertado" Brasil)-) foi o que tomou a iniciativa de "simplificar a escrita nas sua publicações". Estávamos no longíquo ano de 1907.
2)- Insatisfeito, o Brasil "dá o dito pelo não dito" e revoga o que anteriormente acordada - ano de 1919 (certamente ainda a ressaca da Vitória na Grande Guerra).
Resumindo a ex-colónia tomou conta da nossa língua.
Agora pergunto:
A nossa língua é o Português ou o Brasileiro?
È que o "Zé Povinho" ou o "Tuga" ainda não percebeu qual a sua língua, "valeu"?