sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril em Cantanhede - presença de D. Ximenes Belo

Recepção
Prelecção
Entrega da medalha de ouro da cidade


Oferenda do escultor Alves André
Ao fundo o Sr. Embaixador de Timor


Foi com emoção que ouvi a prelecção sobre a paz de D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Dili e Prémio Nobel da Paz. Fotografei alguns desses momentos que partilho convosco. D. Ximenes recebeu a Medalha de Ouro da cidade de Cantanhede. Viva o 25 de Abril que nos permitiu momentos destes... Mas renego todos aqueles que a coberto da revolução dos cravos vermelhos, gritam 25 de Abril, exploram como nunca as classes trabalhadoras, espoliam liberdades ganhas, vivem da miséria da maioria. Para mim os ideais do 25 de Abril têm de ser lembrados todos os dias, e temos de fazer de cada dia uma luta para os fazer brotar. Antes não se era livre porque não se podia falar, hoje não somos livres porque não temos poder económico para o exercício pleno da cidadania.

4 comentários:

Anónimo disse...

Prof. Vieira: está a tocar na ferida... parece-me que este Estado suga-nos com uma voragem... que não havia necessidade. Gostei da notícia e fotos da sessão; os timorenses representados por D. Ximenes lembram-nos a audácia, vamos ver o que dá esta cooperação...
Também vou ler o livro do Mithá Ribeiro referido em baixo.

José Vieira disse...

Bem haja jorgeguerra, um abraço.

Anónimo disse...

O nosso povo irmão Timorense, também fez o seu 25 de Abril, conquistou a sua liberdade, independência e a sua autodeterminação.
O concelho de Cantanhede ficará unido, histórica e artisticamente, para sempre a Timor-Leste, através do trabalho deste nosso Ilustríssimo Artista, ALVES ANDRÉ.
Temos o dever de dar o mérito a quem o merece...

Vítor Ramalho disse...

Timor livre? E os neocolonialistas australianos?