sexta-feira, 13 de junho de 2008

Crise VI

«Dia da Raça»


O PCP exigiu esta terça-feira que o Presidente da República explique aos portugueses a utilização do termo «dia da raça» para se referir ao 10 de Junho, considerando tratar-se de «uma afirmação grave».
«É tão mais grave quanto quem faz esta afirmação é o mais alto responsável da hierarquia do Estado português», afirmou Jorge Cordeiro, membro da comissão política do PCP, declarações à Agência Lusa.
Para Jorde Cordeiro, «trata-se de uma expressão pouco compatível com os valores de Abril e o regime democrático».
«As responsabilidades que envolvem o exercício do Presidente da República recomendam um esclarecimento sobre aquilo que disse: ou se trata de um lamentável equívoco ou existe outra explicação para a utilização do termo», disse.
Também o Bloco de Esquerda já tinha exigido esclarecimentos a Cavaco Silva, considerando que o Presidente da República recuperou «terminologia racista e segregadora do Estado Novo».
Na segunda-feira, no final da inauguração de uma exposição colectiva de artistas plásticos portugueses radicados no estrangeiro inserido nas comemorações do 10 de Junho, Cavaco Silva recusou-se a comentar a paralisação dos camionistas.
«Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas», afirmou o Presidente da República.

1 comentário:

inverdades disse...

Lapsus linguae...e nada mais...quanto ao resto..."balelas"
Quanto ao assunto os partidos políticos que se preocupem com o bem estar do povo e deixem-se de querelas sem sentido e significado...
Raça? só uma e é humana....e vide o que a mesma já fez a este planeta...isto é que é de lamentar!