quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

X Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede começa a 9 de Fevereiro


A Câmara Municipal tem já definida toda a programação do X Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede. Organizado pela autarquia, o evento visa promover a dinamização cultural no domínio das artes cénicas, através da participação das associações que desenvolvem actividade regular nesse âmbito, contemplando manifestações teatrais de índole diversa, desde a representação de textos “clássicos”, a peças teatrais de carácter mais popular, passando pelos musicais e revistas. O objectivo é, mais uma vez, fomentar a revitalização da produção teatral no concelho e, simultaneamente, proporcionar apoio às associações com tradição nessa área
Através de um modelo de organização destinado a favorecer a permuta de experiências entre os participantes, cada grupo de teatro realiza dois espectáculos, um na localidade onde está sedeada, outro numa das freguesias a que pertencem as restantes associações intervenientes, no que constitui um alargado intercâmbio artístico de grande alcance cultural, com efeitos muito positivos em termos de evolução do seu trabalho de produção teatral.
O X Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede tem início no próximo dia 9 de Fevereiro e culminará a 12 de Abril, com um convívio-festa entre os elementos dos grupos participantes. Durante esse período, todos os fins-de-semana, aos sábados (está prevista apenas uma curta pausa no fim-de-semana de Páscoa), haverá pelo menos dois espectáculos em localidades diferentes, o que, no final irá traduzir-se num total de 25 espectáculos.
A edição deste ano conta com a participação de catorze grupos de doze freguesias do Concelho, designadamente os seguintes: Novo Rumo - Teatro de Amadores, Ançã; Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, Cadima; Grupo Cénico do Rancho Regional «Os Esticadinhos de Cantanhede»; Grupo de Teatro do Grupo de Jovens «Estrela que Brilha», de Cordinhã; Grupo de Teatro “Cordinha d’Água” de Cordinhã; Grupo de Teatro Experimental «A Fonte» de Murtede; Grupo Cénico do C.S.P.O – Centro Social e Polivalente de Ourentã; Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Pocariça; Grupo de Teatro “Renascer” da Sanguinheira; Grupo Cénico do Clube União Vilanovense, Outil; GATT – Grupo Amador de Teatro da Tocha; Grupo de Teatro da ARCAF – Associação Recreativa e Cultural Amigos da Fontinha, Febres; Grupo de Teatro do "Pedra Rija" de Portunhos; Grupo de Teatro S. Pedro – Cantanhede (Paróquia de Cantanhede).
Para fazer face às elevadas despesas na preparação, montagem e representação das peças – cenários, som, luz, adereços, caracterização, guarda-roupa e transportes – o Município de Cantanhede atribui a cada grupo um subsídio no valor de 700,00 euros, o que perfaz um total de 9.800,00 euros nas despesas de organização do evento. Além deste montante a Câmara Municipal assegura ainda outras despesas, designadamente as que têm a ver com a divulgação dos espectáculos e apoio logísticos aos grupos.

FONTE

Sem comentários: