segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Dia Internacional da Protecção Civil


O Dia Internacional da Protecção Civil (1 de Março) vai ser assinalado no Município de Cantanhede, durante toda a semana de 25 de Fevereiro a 1 de Março, com um conjunto de actividades centradas na divulgação de conceitos e práticas que concorram para a adopção de comportamentos tendentes a garantir a segurança de pessoas e bens.
Os dias internacionais, mais do que dias para tentar debater e resolver as questões que efeméride representa, são dias para o show of, pelo que seria mais correcto apelidar o evento que se segue como Dia Internacional da Protecção Civil Pop Star.
Longe de procurar um debate sobre o assunto toda a programação é destinada a Inglês ver a começar com um simulacro com dia e hora marcada. Podem-lhe chamar demonstração, parada da segurança, os nomes que quiserem mas um simulacro não é certamente. Facilmente desmontamos “o simulacro” , em primeiro lugar é estranho que só agora se tenha descoberto que este procedimento deve ser treinado. Corrijam-me se estou errado mas não tenho conhecimento que se treine regularmente (pelo menos de seis em seis meses) este tipo de acções em nenhum local público do concelho, o que só por si demonstra a hipocrisia do que vai agora ser realizado. Os simulacros devem ser feitos inopinadamente, só com o conhecimento do responsável da segurança e do responsável pelo edifício, quanto menos gente tiver conhecimento da acção a realizar, maior e a possibilidade de se averiguar as condições de resposta, bem como de preparar as pessoas para uma verdadeira situação de perigo e retirar informação, para as consequentes acções a realizar para melhorar os níveis de segurança. Acresce ainda dizer que tudo isto tem de ser acompanhado por formação e treino.
Agradecemos também a preocupação com as nossas crianças, mas gostaríamos de ver essa preocupação no dia a dia. Com efeito e junto a algumas escolas de Cantanhede a segurança quer no que diz respeito ao transito, quer no que diz respeito ao combate à pequena criminalidade, não se faz sentir ou é manifestamente pouca.
Não só no que diz respeita a Cantanhede, mas também no país e no mundo eu confesso que para estes eventos já dei. Estes dias servem para exorcizar pecados, para promoção pessoal ou politica. O dia é evocado com muita pompa e circunstancia, as promessas e declarações de intenções saem da boca mas não da alma. depois vai tudo para casa com a sensação do dever cumprido, mas os problemas ficam por resolver e para o ano lá volta novamente o mesmo folclore mediático.

4 comentários:

Manel disse...

Mais show off em Cantanhede?
Não. Isso nunca aconteceu por estas bandas, iria agora acontecer!!!
Então como correu as reduções? Reduzidas ou nem por isso?

Manel disse...

http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=56187&ed=26022008

A certificação total

Vítor Ramalho disse...

Só lá fui no domingo, porque no sábado andei ai pelos seus lados. Estive na Ass.1º de Maio.
No domingo dei uma volta pela feira e acabei por ficar a ver um grupo de música tradicional portuguesa. Muito bom por sinal e porque o que é nacional é bom.

José Santos disse...

Finalmente vi a GNR de noite no centro de Cantanhede. Não consigo compreender, por muitos pretextos que utilizem, a falta de pelo menos um militar no centro da cidade no período nocturno. A sua presença para além do carácter intimidatório ao banditismo, é importante e útil, nomeadamente para quem necessita de informações.