quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Praia da Tocha


Especialistas em orientação competem na Praia da Tocha
Atletas da Suécia, Grã-Bretanha, Canadá, França, Noruega, Alemanha, Áustria, Finlândia, República Checa, Suíça, Israel, Bélgica, Bulgária, Espanha e Portugal, estão em peso este fim-de-semana na Praia da Tocha para disputar troféu internacional

É já neste primeiro fim-de-semana (8, 9 e 10) que se disputa o I Troféu Internacional de Orientação de Cantanhede, prova pontuável para a Taça de Portugal da modalidade e para o ranking mundial de orientação (WRE). Esta competição, que vai mobilizar mais de um milhar de atletas, vai realizar-se na zona florestal da Praia da Tocha e ainda em zona florestal adjacente ao hospital Rovisco Pais, na Tocha.
Organizado pela ORI – Clube de Orientação de Estarreja e pela Federação Portuguesa de Orientação, em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede, esta prova – inédita no concelho de Cantanhede, vai ser supervisionada pela Federação Internacional de Orientação e terá em competição um número de atletas superior a um milhar, dos quais mais de 400 são oriundos de 14 países estrangeiros, designadamente Suécia, Espanha, Bulgária, Bélgica, Israel, Suíça, Checoslováquia, Finlândia, Áustria, Alemanha, Noruega, França, Canadá e Grã-Bretanha, além de Portugal.
Durante os três dias, as provas irão decorrer numa vasta área florestal que se estende desde o Hospital Rovisco Pais até às praias da Tocha e Palheirão, sendo o centro nevrálgico da organização o complexo desportivo da Tocha, onde será montada uma estrutura logística de grande dimensão para corresponder às exigências de uma das mais importantes competições da modalidade, ficando aí situada a zona destinada às cerimónias protocolares, no início e final da competição.
É a partir desse centro de operações que se vão realizar determinados percursos seguindo mapas à escala 1/10.000, elaborados por uma das mais prestigiadas equipas de cartógrafos internacionais. Mapas que têm inscritos os 75 postos de controlo diário, onde os atletas terão de confirmar a sua passagem.
A organização deste primeiro troféu internacional de Orientação de Cantanhede envolve um “staff” de mais de 70 pessoas, distribuídas pelas várias estruturas de apoio, designadamente o local de início e de chegada, secretariado e informática, e contempla a realização de 16 diferentes percursos por dia, em 38 categorias, em função das quais haverá mais ou menos postos de controlo a cumprir, no máximo de 30.
As provas rainhas são, sem dúvida, as destinadas ao escalão de elite, que se realizam sábado, dia 9, e que contam para o ranking mundial de Orientação (WRE).
No domingo, 10, também de elite, é o percurso para o sector masculino que tem uma distância de 14,3 quilómetros e 30 pontos de controlo – os mesmos do feminino -, que, no entanto, tem 11,5 quilómetros de extensão.
Além da competição propriamente dita, é também de destacar uma prova nocturna a realizar sábado, a partir das 19h00, na Praia da Tocha, esta sem carácter competitivo, na qual os participantes terão oportunidade de conhecer de forma descontraída uma zona balnear de grandes qualidades.
Realce-se, também, que as entidades promotoras deste evento desportivo, nomeadamente a Câmara de Cantanhede, aproveitaram esta enorme movimentação desportiva internacional para promover e divulgar a modalidade junto dos mais jovens, estando, por isso, agendada para sexta-feira uma prova de orientação a disputar por alunos das escolas do concelho.
José Carlos Silva

Sem comentários: