quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cogumelos - Cuidado


Fonte: Agricultura Biológica em Coimbra
Os cogumelos já entraram há muito na gastronomia tradicional portuguesa, seja como acompanhamento, petisco ou mesmo sopa. Contudo, poucos reconhecem as suas vantagens nutricionais. Para além disso são um alimento funcional e de óptimo sabor. Por eemplo comer cogumelos é uma forma saborosa e diferente de tornar o organismo mais resistentes às infecções.
Elevado valor Nutritivo e pode fazer duas ou mais refeições substituindo a carne e o peixe.
Contrariamente aos vegetais, os cogumelos são bons fornecedores de proteínas de elevado valor biológico. Por exemplo, 100g de cogumelos comestíveis frescos corresponde a 5,2g de proteínas e alguns deles com todos os aminoácidos essências. E, se está a pensar em mudar de regime alimentar para manter a linha, então é bom tê-los por perto poucas calorias (28Kcal em média para cada 100g) e quase nenhuma gordura. Em compensação, têm uma elevada concentração de fibras, que potenciam o controlo de peso, a prevenção das doenças cardiovasculares e o funcionamento do intestino.
Ricos em potássio, ácidos nucleicos
Outro benefício nutricional está na elevada concentração de potássio, um aliado importante para os hipertensos, já que ajuda a estabilizar os níveis da tensão arterial. Há mesmo quem fale nos cogumelos enquanto “elixir da vida”, graças ao elevado teor de ácido nucleico, substância que favorece a síntese das proteínas e a reconstrução celular. Esta propriedade ajuda também a perceber por que motivo cogumelos são utilizados para fins medicinais. Mas cada tipo tem a sua funcionalidade.
Cogumelos todos os dias na mesa porque são anti-cancerígenso (Shii-take, Maitake)
Apresentados sobre diferentes formas – secos, enlatados, congelados ou frescos – os cogumelos comestíveis, para além da variedade de sabor, são ricos em fitonutrientes (ex: beta d Glucano), alguns com capacidade para fortalecer o sistema imunitário, podendo contribuir para a recuperação e a protecção anti-cancro.
Cozinhe saudavelmente
Importa relembrar que, para tirar partido destes benefícios, este alimento deve ser consumido de uma forma saudável, seja através das sopas, a acompanhar um arroz ou massa ou enquanto petisco, cozinhado com boas gorduras (azeite ou cremes vegetais para cozinhar).
Eu costumo saltea-los em azeite ou com outras gorduras saudáveis com cebola, alho e um bocadinho de sal marinho e pimenta, por vezes, depois de salteados, misturo-os no arroz ou massa, e é delicioso.
Outras vantagens dos cogumelos
A ingestão de cogumelos está também indicada no controle do colesterol e dos níveis de glicose no sangue. Estão também provadas as suas propriedades anti-inflamatórias. Estes pequenos alimentos são ainda ricos em minerais (selénio, cálcio, iodo e fósforo, zinco, cobre, mangnésio), vitaminas A, do complexo B, e vitamina C e antioxidantes.
O Quental Biológico fornece-lhe uma extensa gama de cogumelos cultivados, biológicos com certificado e tradicional.
Tem para si uma grande variedade de cogumelos cultivados por Agricultura Biológica (os cogumelos sendo fundos convêm ser neste modo de agricultura porque são naturalmente absorventes de tudo aquilo que há de melhor mas também do pior.
Alguns deles têm que ser reservados até Sábado e pode vir recolhe-los na nossa loja às segundas e terças feiras. Temos sempre na loja Shii-take, Portobello, Pleurotus Cinzento, Marron e Champignon de Paris- pelo menos até quarta-feira. Precisa de reservar (Pleurotus amarello, Pleurotus cor-de-rosa, Nameko, Pioppino, Pleurotus eryngii, Pompom Blanc, Enoki, Maitake, Shimeiji e Pé Azul)- todos frescos, a granel, de agricultura biológica e certificados.
É uma nova experiência saborosa e saudável!

Sem comentários: