domingo, 22 de novembro de 2009

Cirurgia vaginal é a nova moda

Depois dos implantes mamários, do colagénio nos lábios e da lipoaspiração, eis a... labioplastia. A redução cirúrgica dos lábios vaginais está a tornar-se frequente em Inglaterra, de acordo com dados publicados no British Journal of Obstetrics and Gynaecology, que revelam um aumento de 70% neste tipo de cirurgias, e apenas o sistema de saúde público.
As mulheres com lábios vaginais grandes queixam-se de algum desconforto ao utilizar roupa justa ou ao ter relações sexuais, por exemplo, mas são raros os casos que obriguem a labioplastias por motivos estritamente médicos. De facto, a estética é a principal impulsionadora destas cirurgias íntimas, de acordo com os dados ingleses. As mulheres querem ter a área genital mais bonita, estando dispostas a pagar cerca de 3 mil euros para o conseguirem.
No entanto, como em qualquer cirurgia, há vários riscos a considerar. Apesar de já terem cerca de 30 anos de existência, há pouca informação sobre os efeitos a longo prazo das labioplastias. A perda de sensibilidade nos genitais e a necessidade de recorrer a uma cesariana no caso de gravidez são alguns dos contras a considerar, informam os ingleses.
Em Portugal, a técnica também é utilizada e também tem vindo a crescer, dizem os cirurgiões plásticos, apesar de não existirem dados oficiais na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.
É caso para perguntar: tudo vale a pena pela beleza?
Fonte: Expresso

Sem comentários: