quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Gripe nas escolas


Escolas com novas regras após 142 focos em apenas três dias

por RITA CARVALHO Diário de Notícias
Nos últimos três dias, foram registados 142 novos focos de gripe nas escolas portuguesas. A subida exponencial de casos entre crianças e jovens levou ontem a Direcção-geral de Saúde (DGS) a reforçar as recomendações de prevenção feitas às escolas, onde as verbas distribuídas pelo Ministério da Educação já foram reforçadas, pois tinham esgotado logo no início do ano lectivo.
Os focos de gripe pressupõem a existência de vários casos confirmados ou suspeitos. Como o de terça- feira que envolveu nove crianças numa escola em Leiria e obrigou ontem à suspensão da turma. Por isso, nestes três dias podem ter sido infectadas algumas centenas de crianças nestas escolas.
A partir de agora, os alunos que estiveram na mesma sala onde foram confirmados casos de H1N1 - e há suspeitas de transmissão a outras crianças - , deverão ficar em casa durante sete dias, mesmo que não tenham sintomas de gripe. O encerramento de salas e turmas só deve, contudo, ocorrer quando ainda houver poucos casos na escola. Numa fase de disseminação alargada da doença, o impacto do encerramento passa a ser diminuto.
Para ser tomada esta decisão, a DGS recomenda que sejam avaliados os impactos sociais e económicos negativos. A decisão deve, por isso, envolver as autoridades escolares, de saúde e os pais.
O dinheiro que chegou às escolas no Verão para a prevenção esgotou-se em dois meses. No final de Setembro, poucas semanas depois do início do ano lectivo, quatro das cinco direcções regionais de educação foram obrigadas a reforçar novamente o orçamento das escolas para a compra de toalhetes e desinfectantes para mãos e mesas. Na Região da Grande Lisboa, onde se regista o maior número de casos, no total, cada escola já recebeu entre 1650 e 2000 euros.
"As escolas receberam uma primeira dotação em Julho que depois foi reforçada. Esta verba é atribuída consoante o número de alunos. E houve ainda reforços pontuais para garantir que os consumíveis são repostos", afirmou ao DN José Joaquim Leitão, o director de Educação da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Numa primeira fase, o dinheiro foi aplicado na elaboração dos planos de contingência, na disponibilização de informação didáctica e na criação de salas de isolamento para os casos suspeitos. Poucas semanas depois das aulas começarem, foi necessário reforçar o dinheiro para o material desinfectante.
Na região do Alentejo, o orçamento inicial de Julho também só chegou para as primeiras semanas e foi reforçado antes de Outubro. Carlos Calhau, subdirector regional, explicou ao DN que a verba total para as 97 unidades escolares já chega aos 180 mil euros, uma média de dois mil euros por escola. "Acredito que esta verba permitirá cobrir o primeiro período escolar", acrescentou Carlos Calhau, salientando que na região foram sinalizadas ainda poucas dezenas de casos.
As escolas da região Norte também viram o seu orçamento reforçado pela segunda vez no início de Outubro, explicou ao DN Gonçalo Rocha, da DREN. Na primeira tranche, a verba foi, em média, de 750 euros para as escolas com contrato de associação com as autarquias e de dois mil euros para as que são tuteladas só pelo ME. O responsável da DREN explicou ainda que as unidades escolares que lidam com casos de autismo e multideficiência apresentam especificidades diferentes e receberam mais dinheiro.
Na zona centro, o plafond das escolas também foi reabastecido no início do ano lectivo. A única direcção regional do País que não necessitou de reforçar a verba foi a do Algarve. Olga Neves, da DREALG, diz que "está tudo a decorrer dentro da normalidade. E se isso acontecer, as câmaras deverão ser as primeiras a socorrer as escolas em falta".

Sem comentários: