sábado, 21 de fevereiro de 2009

Professores amordaços e acorrentados no desfile

Fonte: JN
Crianças do Agrupamento de Escolas fizeram Carnaval com docentes de luto
00h30m

ANA PEIXOTO FERNANDES
Os professores do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura cumpriram as ordens da DREN de realizar o desfile de Carnaval com os alunos, mas descontentes, apareceram de negro amordaçados e com correntes nas mãos.

foto ARMÉNIO BELO/LUSA

Depois da perturbação dos últimos dias provocada pelo braço-de-ferro entre docentes e Direcção Regional de Educação do Norte, por causa da suspensão de algumas da actividades extracurriculares, entre elas o corso carnavalesco, Paredes de Coura acabou por viver o seu Carnaval escolar debaixo de holofotes.
Os professores levaram os alunos para a rua mascarados e fantasiados, e aproveitaram a presença da comunicação social para mostrar o seu descontentamento. "Resolvi trazer as correntes para mostrar que, afinal, há de novo 25 de Abril à vista. Vim de cara tapada mas a boca não está, felizmente, não a tapei de propósito para poder gritar aos quatro vento que ainda temos uma réstia de liberdade", declarou uma professora que sem se identificar deu a voz, ao contrário de outros colegas, entre eles a presidente do Conselho Executivo do agrupamento de escolas, Cecília Terleira, que compareceram amordaçados.
"Fomos obrigados a vir para aqui e pela obrigatoriedade temos de estar em luta, acho que no nosso agrupamento ainda há um pedagógico a funcionar muitíssimo bem, assim como um executivo, portanto, não há razão para obrigar um grupo de professores, depois de ter feito uma selecção de actividades, a vir para a rua", lamentava a mesma docente.
Nas ruas repletas de gente, estavam muitos pais, entre os quais o responsável pela associação que os representa e que, nos últimos dias, contestou a posição assumida pelos docentes. "Isto tomou proporções que nunca pensamos. Desejamos é o entendimento com os professores. A DREN tomou uma posição e pelos vistos os professores estão contrariados a fazer esta actividade, agora vamos ver o que é acontece nas próximas", comentou Eduardo Bastos, referindo ter solicitado uma reunião com o Conselho Executivo do agrupamento para procurar o entendimento".
Recorde-se que na origem da polémica esteve a suspensão de algumas actividades extracurriculares nas escolas de Coura, nomeadamente, o Carnaval, visitas de estudo e idas à praia com as crianças.

1 comentário:

Carlos Rebola disse...

Parabéns aos professores pelo seu simbólico acto.
Parece-me não estar correcto o comportamento do Sr. Eduardo Bastos e outros dirigentes das associações de pais, mais parecem a "voz do dono" que estão a fazer um mau trabalho, como representantes dos pais dos alunos passam a vida, perante os filhos (alunos), a desautorizar e a desprestigiar os professores, o que no meu entender é grave, por instigar e estimular a indisciplina dos alunos na escola. Salvo as devidas excepções.

Abraço
Carlos Rebola