domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bombeiros investigados


A PJ de Coimbra está a investigar uma denúncia de alegadas irregularidades nos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, relacionadas com o transporte de doentes. A investigação foi desencadeada por uma queixa anónima, que dava conta de verbas do Estado que terão sido recebidas indevidamente pela corporação.
Segundo a denúncia, os Bombeiros cobravam à Segurança Social o pagamento de várias deslocações com doentes para hospitais da região – como se fosse só um doente na ambulância – quando, na verdade, transportavam mais do que um por viagem.
Em causa estaria, por exemplo, o transporte de dois pacientes aos Hospitais da Universidade de Coimbra numa viatura, no entanto a corporação declarava duas deslocações. Estas falsas viagens, justificadas com documentos forjados, terão começado em 2006. Em alguns casos as viaturas referidas nos documentos entregues à Segurança Social já nem estavam em circulação.
Todo o dinheiro que terá sido recebido de forma indevida revertia para a própria corporação. Nesta fase das investigações não foram constituídos arguidos.
O CM contactou o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Idalécio Oliveira, que não quis prestar declarações sobre o assunto.

1 comentário:

Carlos Rebola disse...

Até pode não ser verdade, mas que o “chico-espertismo” cresce como os cogumelos parece indesmentível, sem transparência nem seriedade, só podemos concluir que estão a inviabilizar o país com estas "pequenas" práticas danosas para todos a juntarem-se às grandes práticas criminosas devastadoras.

As queixas anónimas parecem ser reflexo dum medo de represálias, já instalado, quem denuncia é incriminado. É necessário não ter medo de denunciar o que nos parece lesivo da sociedade. Sob pena de nos tornarmos cúmplices, pela passividade.

É premente evitar que o mal, controle absolutamente, o país. Estejamos alerta.

Abraço
Carlos Rebola