terça-feira, 22 de julho de 2008

Maior bolo de Ançã com mais de 20 metros


O maior bolo de Ançã de sempre, com mais de 20 metros, vai ser confeccionado, no próximo domingo, nesta vila do concelho de Cantanhede, no âmbito das Festas de S. Tomé e da XI Semana Cultural, que se realizam de 25 a 27 de Julho.

Mais de cem quilogramas de farinha e várias dezenas de quilogramas de açúcar e manteiga vão ser necessários para preparar este "mega" bolo, em cuja produção vão estar envolvidas as boleiras de Ançã, disse ontem o presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Rosa.

Segundo o autarca, o objectivo é ultrapassar as dimensões do bolo gigante produzido em 2007, que atingiu os 16 metros de comprimento e pesava 141 quilogramas.

Para o bolo feito no ano passado, foram necessários 100 quilogramas de farinha, 35 de açúcar e 23 de manteiga, recordou ontem Ricardo Rosa.

O bolo, um produto artesanal típico desta vila, que é muito conhecido e apreciado na região, será oferecido aos visitantes das festas a partir das 18 horas.

"É uma forma diferente de promover o bolo", disse o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, adiantando que um padeiro da povoação vai também auxiliar na confecção.

Estão em curso os processos de registo da marca e de certificação do bolo de Ançã, o primeiro em fase mais adiantada, acrescentou o autarca.

A guloseima apresenta-se em três variedades, o bolo de ovos, o bolo de cornos e o bolo fino.

Os festejos em honra de S. Tomé e a XI Semana Cultural começaram sexta-feira na freguesia e prolongam-se até domingo, com várias iniciativas de carácter recreativo, cultural, desportivo e religioso.

O cortejo alegórico e as cavalhadas, um desfile de burros e cavalos pela povoação, e a bênção do gado, na Capela de São Bento, que decorrem na sexta-feira (feriado municipal), são outros dos pontos altos do programa do evento. "São tradições centenárias de Ançã", afirmou Ricardo Rosa.

Vários espectáculos musicais e de folclore, o concurso das janelas enfeitadas, jogos tradicionais e a sétima edição do festival da canção, no domingo à noite, são outras iniciativas previstas.

Junta de Freguesia de Ançã, Conselho Económico da paróquia e grupo de pais e catequistas estão envolvidos na organização, que conta com o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Cantanhede.

FONTE

Sem comentários: