quinta-feira, 3 de julho de 2008

Co-incineração: Souselas vai apresentar queixa contra Governo


A Junta de Freguesia de Souselas (Coimbra) anunciou ontem que vai apresentar queixa à Comissão Europeia contra o Ministério do Ambiente por incumprimento da legislação ambiental no processo da co-incineração de Resíduos Industriais Perigosos (RIP).
Todo o processo está cheio de omissões, golpes de rins, jogadas de bastidores de falsidades e de encobrimento de interesses.
O governo invoca o interesse público para a co-incineração poder continuar. Interesse, interesses sem dúvida que os há. O lobby instalado beneficia alguém, mas esse alguém nunca será a coisa pública, porque para o povo de Souselas, de Coimbra e mais tarde todo o Portugal a co-incineração, só trará prejuízos para a saúde

4 comentários:

Carlos Rebola disse...

Se a co-incineração fosse do interesse público, o mesmo público teria interesse nele.
No entanto é o público (pessoas reais que adquirem os cancros, que sofrem problemas respiratórios, etc. enfim o povo) que se têm manifestado contra tal projecto, pelo menos é o que os factos publicados demonstram.
Afinal para que interesses públicos está o governo a governar e a beneficiar?
Para os RIP existem ou não alternativas à co-incineração?
Pensam os dirigentes deste país que somos todos ingénuos?
Abraço
Carlos Rebola

Anónimo disse...

O gandarês anda preocupado com a solução.
Mas resolve-se ou não a questão do lixo tóxico que anda por ai a esmo?
Esse não faz mal?
Porra, como diz o outro!

Manel disse...

Este assunto da co-incineração, é o exemplo demagógico de uns interessados em vantagens políticas, suportados na ignorancia que reina, e nos governa.
Toda a polémica que se tem levantado à volta deste assunto é a prova de que uns lançam os foguetes e outros correm atrás das canas, sendo este assunto uma arma de arremesso político e não mais do que isso.
Se soubessem o que por aí anda, o que se tem feito sem controlo e a quem interessa que esse controlo naõ exista, talvez olhassem para as putas com outros olhos.
A demagogia é uma vaca que pasta no prado da ignorância.


Todos sabem onde estão a putas mas ninguém as usa.

Vítor Ramalho disse...

A co-incineração é mais uma negociata do governo Sócrates.
Cerca de 80% da matéria a co-incinerar pode ser reciclada.
Existe um método alternativo a co-incineração (pirólise) muito mais seguro e não poluente.
Mas se estes argumentos não fossem suficientes o facto de este governo ter assinado o Protocolo de Estocolmo onde se diz que a co-incineração é uma prática a abandonar, já teríamos um argumento mais que valido, para passar para a trincheira do não. Sócrates tão europeu numas coisas passa-se para o lobby do cimento neste particular.