sexta-feira, 20 de março de 2009

IX Feira do Bolo de Ançã


A Feira do Bolo de Ançã é um daqueles atractivos com sabor, para nos levar à descoberta do país, das gentes e da paisagem que vale a pena conhecer.
Num Concelho como o de Cantanhede, rico em natureza e com tantas referências dos valores patrimoniais que reafirmam as vivências peculiares das três regiões naturais, com a Gândara espraiada pelo mar; a Bairrada, no interior, onde as estações do ano se contam pelo crescer da vinha; e o Baixo Mondego, a Sul, num vale contíguo às pedreiras da famosa pedra de Ançã.
A feira realiza-se este ano no dia 29 de Março e é um óptimo motivo para visitar esta vila e a região.

1 comentário:

José Santos disse...

É um belo evento que tenho visitado com alguma assiduidade, numa das mais belas e históricas vilas do Concelho. As tradições são para perpetuar e sinto saudades das viagens a Coimbra pela estrada antiga, atravessando o centro da Vila de Ançã, onde nos cestinhos as boleiras vendiam os seus bolos. Hoje já nada é como antes... Se calhar a ASAE ainda visita a feira e é uma chatice... Enfim, os nossos produtos caseiros, como vinho, azeite, aguardente, bolos, etc deixaram, em grande parte, de ser caseiros, porque uns fulanos, sem qualquer pudor, exigem que deixem se ser caseiros ao criar um sem número de requisitos que desvirtuam as origens dos produtos! O bolo de ançã é património do concelho e deve ser apoiado e tratado como tal, não devendo ser transformado em nacos de farinha, ovos, açucar e muito fermento!