domingo, 30 de dezembro de 2007

Augusta Galvão é artista de muitas facetas


Escrito por Regina Bilro
08-Nov-2007

“Na parte dos mais vividos, / Há várias formas de ser: /Há uns que vivem deprimidos / E outros mais descontraídos, / São jovens até morrer”.

A quadra que acima apresentados pertence a um poema de Augusta Galvão, de Cantanhede, e traduz bem a forma como a artista encara a passagem dos anos.

Augusta Galvão, a escritora, poetiza, pintora e cantora que em tempos foi chamada de “cavalo de raça” por um compositor da Pena, é possuidora de uma energia e desenvoltura admiráveis, pouco condizentes com os seus 90 anos, completos há poucos meses atrás.
Nem as “grandes amarguras” que atravessou ao longo da vida, foram capazes de roubar a vivacidade do olhar desta mulher franzina, que dificilmente atinge o metro e meio de altura.

O segredo é “a forma como se encara a vida”, diz, no decurso de uma longa conversa que pareceu fazer uma tarde voar.

Apesar de, inúmeras vezes, ter perguntado a Deus a razão d’ Ele não a ter levado quando ela era pequenina (“Era mais um anjo que estava no céu”, defende), reconhece que Deus a abençoou com vários “dons” que fazem dela talvez a mais multifacetada artista do concelho de Cantanhede.

Sem comentários: