sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"Depois das Aulas" - Adolescentes dominados pela Internet

"Depois das Aulas" é um filme que nos mostra como as imagens vouyeristas colocadas na Internet podem marcar terrivelmente as relações sociais dos adolescentes.
A acção do filme que estreia hoje nos cinemas nacionais decorre no ambiente elitista de um colégio interno norte-americano. Robert é um rapaz de 18 anos, um pouco introvertido, que passa horas a vasculhar sites cheios de imagens de violência e sexo.
Motivado em parte por essa sua paixão pela captação de imagens, o rapaz decide fazer um curso de vídeo. Um dia, enquanto procura captar cenas do quotidiano da sua escola, depara-se com duas raparigas, as gémeas mais populares do colégio, a morrerem de overdose à sua frente. Robert filma a cena toda com grande frieza.
Mais tarde descobre-se que as raparigas haviam acabado de consumir cocaína na casa-de-banho e que a droga estava adulterada com veneno para ratos, o que causou a sua morte. Primeira longa-metragem de António Campos
Ingenuamente, uma professora pede a Robert que realize um pequeno vídeo sobre as colegas falecidas, esperando que daí resulte uma espécie de homenagem, que contribua para os alunos da escola lidarem com o processo de luto.
Mas o rapaz tem ideias radicalmente diferentes. Ele sabe que quem vendeu a droga fatal foi o seu colega de quarto, o mesmo que lhe roubara a namorada, e em vingança decide fazer um filme devastador.
"Afterschool - Depois das Aulas" é a primeira longa-metragem de António Campos, o nova iorquino descendente de brasileiros, que levara anteriormente a cabo "Buy It Now", uma curta-metragem sobre uma adolescente que colocou a sua virgindade à venda no Ebay
Neste filme, António Campos volta a focar a relação dos adolescentes com a Internet, usando para tal o ambiente snob de um colégio interno de Nova Inglaterra, onde a imaturidade própria da adolescência é acentuada pelos alunos se acharem acima das normas sociais.
Fonte: Alexandre Costa (www.expresso.pt)
9:20 Quinta-feira, 10 de Dez de 2009

Sem comentários: