sexta-feira, 7 de maio de 2010

A propósito da visita do Papa

A sua eminência o Papa honra Portugal com a sua visita. Para os católicos a honra de verem, receberem e homenagearem a mais alta instância da Igreja na terra. Estão no seu pleno direito! O que me desagrada em torno de tudo isto são os feriados e tolerâncias de ponto dados (a alguns, claro, que acabam por ser sempre os mesmos...), independentemente da fé e da religião.
Não me opunha que situações como esta tivessem um tratamento legal equiparado a falta justificada (sem retribuição) a todos os católicos que, justamente, quisessem ver Sua Santidade o Papa. O que me oponho é que esta medida favoreça católicos, ateus, agnósticos e praticantes de outras religiões. Também nunca vi, ao abrigo de princípios constitucionais como a liberdade religiosa e o principio de igualdade, ser tomada medida semelhante aquando da presença de outros lideres religiosos.
Seguidamente, iremos assistir a mais uns quantos amnistiados e siga a festa que tudo é pretexto para se festejar, pouco fazer e perdoar. Portugal não é só um país de brandos costumes, é país que costuma ser brando!

2 comentários:

Manel disse...

Eu já assinei: http://www.peticaopublica.com/?pi=CPL2010

Vítor Ramalho disse...

Nunca assinarei uma petição vinda dessa organização fundamentalista.
Eles não são pela liberdade religiosa ou pela independencia estado igreja, eles nutrem um ódio por tudo o que é religião, talvez porque pertemçam à religião do avental.