António Damásio é um exemplo que há portugueses de grande qualidade, que com as condições de trabalho e mentalidade que temos em Portugal nunca chegariam a mostrar o que valem. Devemo-nos orgulhar que em Português também há vozes que são ouvidas universalmente (menos em Portugal). Falou na Conferência Mundial de Educação Artística, no CCB, e referiu-se a um ponto inquietante e que é «as aptidões cognitivas das novas gerações se desenvolverem muito mais rapidamente do que as suas capacidades emocionais» A verdade é que a emoção, o seu desenvolvimento, o seu controlo, mas também o seu correcto cultivo é essencial para um equilíbrio da personalidade. E, por muitas e variadas causas, esse cultivo da emoção tem sido descurado na escola e na relação pais-filhos. A criança é estimulada nas suas áreas cognitivas, ou seja a aprender, aprender, aprender, mas não a conhecer os seus sentimentos. A Arte é o desenvolvimento estimulante para este equibrio saudável das nossas crianças. Diz António Damásio, "as crianças afectadas nos seus sistemas emocionais, nos primeiros anos de vida, não vão conseguir aprender as convenções sociais dos adultos e, como consequência disso, temos o facto de as patologias sociais, nomeadamente a dependência de drogas, estar a aumentar nas escolas". Isto não acontece é só em Portugal, é certo, mas se não aprendemos agora com os erros dos outros, "ontem" já é tarde. Temos TODOS de repensar a educação. E o principal de "TODOS" é o Ministério da Educação. Pense Educação, Pense Educação Artística, pense em Futuro. Pense em Pessoas não em Números.
Wikipédia
Arte-educação ou ensino de Arte é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.
A educação em arte, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece na sociedade de duas formas: assistematicamente através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura, como as relacionadas ao folclore (entendido como manifestação viva e em mutação, não limitado apenas à preservação de tradições);
e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.
A arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular busca oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla.A criatividade é um dos recursos intelectuais mais preciosos para nosso dia-a-dia. No entanto, é na sala de aula que, permanentemente, ela precisa estar presente, pois dela depende o interesse e a dedicação de nosso aluno.
O educador criativo é também um artista, pois instiga o aprendizado de seus alunos utilizando recursos que vão além do livro didático: a importância da arte na educação cumpre com esta função.
A educação em arte, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece na sociedade de duas formas: assistematicamente através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura, como as relacionadas ao folclore (entendido como manifestação viva e em mutação, não limitado apenas à preservação de tradições);
e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.
A arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular busca oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla.A criatividade é um dos recursos intelectuais mais preciosos para nosso dia-a-dia. No entanto, é na sala de aula que, permanentemente, ela precisa estar presente, pois dela depende o interesse e a dedicação de nosso aluno.
O educador criativo é também um artista, pois instiga o aprendizado de seus alunos utilizando recursos que vão além do livro didático: a importância da arte na educação cumpre com esta função.
"Na minha opinião, existem dois tipos principais de justificações para o ensino da arte. O primeiro tipo sublinha as consequências instrumentais da arte no trabalho e utiliza as necessidades concretas dos estudantes ou da sociedade como base principal para confirmar os seus objectivos. Este tipo de justificação denomina-se contextualista. O segundo tipo de justificação destaca o tipo de contribuição à experiência e ao conhecimento humanos que só a arte pode oferecer; acentua o que a arte tem de próprio e único. Este tipo de justificação denomina-se essencialista ." Elliot W. Eisner, "Educating artistic vision"
"O objectivo da educação pode ser apenas o de desenvolver, ao mesmo tempo que a singularidade, a consciência social ou a reciprocidade do indivíduo." Herbert Read, "A educação pela arte"
"Estou seguro de que o que está errado no nosso sistema educativo é precisamente o nosso hábito de estabelecer territórios separados e fronteiras invioláveis; e o sistema que proponho (...) tem por único objectivo a integração de todas as faculdades biologicamente úteis numa única actividade orgânica. Afinal não faço distinção entre ciência e arte, excepto no que respeita aos métodos, e julgo que a oposição criada entre elas no passado se deveu a uma visão limitada de ambas as actividades. A arte é a representação, a ciência a explicação - da mesma realidade." Herbert Read, "A educação pela arte"
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