sexta-feira, 9 de julho de 2010

Carros de luxo à prova de recessão


A Europa ainda pode temer pelos PIIGS e os EUA estarem a recuperar a um ritmo lento, mas as vendas de carros de luxo dispararam.

As vendas de BMW's aumentaram 13% nos primeiros seis meses do ano, em todo o mundo, face ao mesmo período do ano passado

E, no mesmo sentido, as vendas de Mercedes-Benz e de Audi aceleraram 15 e 20%, respectivamente no primeiro semestre, segundo a CNN.

Ian Robertson, responsável pelo departamento de vendas e marketing da BMW diz que "em alguns casos, os mercados automóveis estão a recuperar mais depressa do que esperávamos. Queremos continuar esta tendência positiva no segundo semestre", acrescentou.

Também a Mercedes-Benz está optimista.

"Tencionamos continuar o sucesso da Mercedes-Benz com um aumento substancial no terceiro trimestre", disse o responsável pelas vendas e marketing da empresa, Joachim Schmidt.

Fonte: Económico/ Eudora Ribeiro

domingo, 27 de junho de 2010

"O Gadgetismo. A crónica de Santana Castilho no Público"


A dúvida assalta-me a cada nova acometida: a sucessão das etapas desagregadoras da educação nacional foi planeada à distância? Olho para os protagonistas e logo rejeito. Mesmo para urdir estrategicamente a maldade mais odiosa é necessária uma inteligência que não possuem. Actuam à bolina e move-os um só desígnio: embaratecer o custo do trabalho honesto de muitos para enriquecer uns tantos, protegidos pela “burka” da legalidade podre que corrói o país. Anima-os uma cultura: o “gadgetismo” bacoco. Suporta-os o sonambulismo cívico da nação.
Aos Magalhães, aos quadros interactivos e a toda a corte de “gadgets” electrónicos, enganosos salvadores da ignorância que floresce, acrescentam-se agora os “gadgets” pedagógicos e organizacionais do momento: a “learning street” e os megas – agrupamentos de escolas.
Sob os auspícios da Parque Oculta, dizem-me que José Trocado executa o comando de José Trocas-Te: um mega agrupamento de escolas por concelho. Exagero ou não, tanto faz. Facto é que as direcções regionais iniciaram a fusão dos agrupamentos existentes. Trata-se de arrebanhar crianças de tenra idade, retirá-las do seio familiar contra a vontade dos progenitores e abandoná-las numa comunidade de milhares de alunos com idades que vão até aos 18 anos (apontam os 3.000 como limite, mas com a credibilidade que lhe conhecemos, só eles sabem onde a loucura os pode deter). Perfilam-se surreais ligações administrativas e pedagógicas de escolas separadas por dezenas de quilómetros, com projectos educativos tão idênticos como a velocidade e o toucinho. Adivinham-se os inerentes megas agrupamentos de docentes e a mega mobilidade dos ditos, com o primeiro tempo da tarde a quilómetros do local onde leccionaram de manhã. Tudo caucionado pela crise económica, pela grilheta limitativa do calendário das presidenciais e pelo jogo dos pequenos interesses dum bloco central envergonhado. Com esta desumana fórmula de gerir escolas, a decantada qualidade do ensino deteriorar-se-á ainda mais. Desaparecerá a gestão de proximidade que o acto educativo não pode dispensar. O que restava da pedagogia cederá passo ao centralismo administrativo que, sendo já mau, agora fica gigantescamente deplorável. O caciquismo vai refinar-se, a burocracia expandir-se e a indisciplina aumentar. Não esperem que se aprenda mais ou que o abandono e o insucesso escolar diminuam. Só florescerá a aldrabice das estatísticas e a crista dos galos que permanecerem nos poleiros.
Toda a lógica gestionária, entronada há apenas um ano como a (e sublinho o artigo definido) solução, já vai de arrasto, directores às urtigas, órgãos dos agrupamentos às malvas. Não é exequível qualquer projecto educativo com tais loucos ao leme. Não são criminosos no sentido penal do termo. Mas são hediondos criminosos pedagógicos. Não só escaqueiraram o que encontraram como deixam armadilhado o caminho dos que se seguirem, que outra alternativa não terão senão voltar a virar tudo do avesso, salvo se forem tão insanos como eles. O sistema educativo não aguenta tamanha instabilidade. Tudo o que possa ser sério e válido é visceralmente incompatível com este tumulto. Para fazer o que a nação reclama que seja feito, quem se seguir tem que se alicerçar num diálogo social e num pacto político que gere estabilidade à volta do que é estruturante. Doutra forma o sistema soçobra. Percebo bem que os portugueses se preocupem com a bancarrota. Não entendo que não reajam à “educaçãorrota”. Depois de lhes sacrificarem os filhos, ainda não se dispõem a defender os netos?
O ano-lectivo vai terminar de forma grotesca. De fanfarronada em fanfarronada, os sindicatos foram ao tapete: cederam na aberração da avaliação do desempenho; aguardam com a paciência dos desistentes um estatuto de carreira por promulgar que, em boa verdade, só muda as moscas; assistiram ao sacrifício dos contratados e ao adiamento de tudo o que libertasse os professores da escravidão em que caíram. Pactuaram quando tinham que ser firmes. Persistiram no erro quando puderam reconhecê-lo. E não contentes, espadeiraram contra os que estavam do seu lado, cegos pela ganância de não partilharem o protagonismo das negociações eternas. Cabe aos professores rejeitarem vigorosamente o papel de simples sujeitos – mercadoria que o “gadgetismo” irresponsável lhes reserva, impondo-lhes, como se desejo seu fosse, toda a sorte de porcaria perniciosa. Mas não cabe só aos professores. É tempo do novo responsável do PSD dizer ao que vem. Dizer claramente se sustenta a dissimulada mas escandalosa privatização do Ministério da Educação, que o polvo da Parque Escolar vai sorvendo; dizer, com urgência, se acompanha ou não a subalternização da sala de aula e a substituição do ensino pelo entretenimento atrevido e ignorante do eduquês pós – moderno de Teresa Heitor; dizer, sem dar espaço às habituais tergiversões do PSD, se, uma vez no Governo, porá fim à terraplanagem selvagem da identidade e da cultura das escolas portuguesas; mais que dizer, mostrar, numa palavra, ele que tanto se detém nos labirintos da economia e da globalização, que interiorizou as razões pelas quais as multinacionais do ocidente procuram os alunos da China, da Coreia do Sul e da Índia.

domingo, 20 de junho de 2010

O fim dos professores


Descobri um texto muito interessante que gostaria de partilhar com todos . É uma espécie de visão do futuro. Por isso clic aqui. no blog Da Casa da Maraquinhas.

sábado, 19 de junho de 2010

Comissão política do Partido Socialista


O Deputado Vitor Batista veio a Cantanhede dar posse à recem eleita Comissão política do Partido Socialista de Cantanhede.

Novas profissões ????

Novo Formato


Caros amigos, este blog foi concebido para que partilhassem (um grupo de amigos) as mais diversas correntes políticas que defendessem os interesses de Cantanhede. Tivemos muitos colaboradores mas que acabaram por não partilhar as suas ideias. Por essa razão decidi torná-lo singular e pessoal. Um abraço a todos os que partilharam este espaço. Irei versar assuntos que gosto.

José Saramago

Fonte: SAPO

domingo, 6 de junho de 2010

Casos pontuais em Cantanhede

Meliantes partiram a porta de vidro da empresa Lisete Simões – Serviços e Limpezas e “limparam”, do escritório, mais de dois mil euros e quatro telemóveis.
Os amigos do alheio voltaram à cidade de Cantanhede, e, desta vez, escolheram o Centro Comercial Rossio, na Praça Marquês de Marialva, e a empresa de serviços e limpezas de Lisete Simões, provavelmente por saberem que esta empresa será a única no centro comercial dotada de um escritório e susceptível de guardar dinheiro.
Se os larápios assim pensaram, acertaram “na mouche” e não terão demorado mais que escassos minutos até consumarem o assalto, que terá ocorrido entre a meia-noite e as 7h00 da madrugada de ontem.
Os mesmos meliantes que assaltaram a Lisete Simões – Serviços de Limpeza, depois de “limparem” o escritório desta empresa, desceram à garagem subterrânea do Centro Comercial Rossio com o fim de furtarem um veículo para uma fuga rápida.
A melhoria da Segurança, em todos os seus aspectos, não passa apenas pelo aumento do número dos agentes em serviço nas Forças Policiais, passa, antes de mais, pelas condições que lhes sejam dadas para o exercício das suas missões e por uma adequação das penas à gravidade dos crimes. Ou seja, o Código Penal, no seu todo, terá de ser uma força dissuasora da criminalidade.
Contrariamente ao que muitos propalam, por inconfessados interesses, a acção das Polícias é altamente positiva, mesmo lutando com múltiplas dificuldades.
Mas essa acção não é apoiada pelos Tribunais, não por culpa dos juízes mas por força da Lei que os limita. Impõe-se uma revisão realista do Código Penal que, sem desrespeitar os Direitos do Homem, respeite os direitos fundamentais dos cidadãos pacíficos e cumpridores.
Estes têm que se sobrepor forçosamente a qualquer tipo de direitos dos criminosos, dada a vaga crescente de crimes de grande violência, sobretudo nas zonas urbanas. A criminalidade associada a bandos juvenis é outro fenómeno em ascensão.
Portugal é um dos principais “entrepostos” da droga que entra na Europa. Quem o diz é o Gabinete para os Assuntos Internacionais da Droga e da Coacção Legal, órgão do Departamento de Estado norte-americano, no seu relatório anual.
Isto significa que, apesar dos esforços das nossas polícias, a droga continua a entrar. Acreditamos que, com os meios de que dispõem, as apreensões que têm vindo a ser feitas – que são vultosas – representam um esforço enorme, difícil de avaliar por quem está de fora. E esse esforço é significativamente maior quanto são poucos e fracos os meios de que dispõem para o combate.
Os fluxos migratórios desregrados, também têm contribuído em muito para o aumento da criminalidade, até mesmo da criminalidade organizada e de alto grau de violência.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bruna Real

Foto montagem de José Gouveia


Começo a gostar da macacada deste país. Um país com os problemas que tem, e grandes, anda preocupado com a nudez de uma mulher que é por acaso professora.

Ninguém se rala com o facto de as revistas lá no sítio terem desaparecido das bancas, ninguém fala que estas revistas são para adultos e que os mais novinhos não devem ter acesso a elas, que nos kiosques, à vista de toda a gente e que toda a gente pode desfolhar, estão revistas bem mais ausadas e até pornográficas, que o acesso a este tipo de imagens está à distância do toque de um dedo com a conivência de todos?

É boa professora? Não interessa! Cumpria com competência as suas funções? Não interessa!

Passo a transcrever o seguinte texto do Statu quo

"Diz a Constituição da República Portuguesa, aprovada pela Assembleia Constituinte de Abril de 1976, que recomendo vivamente uma leitura, pelo menos na diagonal, a Maria Gentil Vaz, Vereadora do PSD com o Pelouro da Educação na Câmara Municipal de Mirandela e a José Pires Garcia, o director do Agrupamento de Escolas da Torre de Dona Chama, que “Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”. É o artigo primeiro, não deveria ser difícil, pelo menos, ter em conta o simples trinómio republicano “Liberdade, Justiça e Solidariedade”. Já o artigo 42.º fala-nos da “Liberdade de criação cultural”, que consagra o direito de Bruna Real em se expor numa reputada revista erótica, que não tive a felicidade de comprar mas que, pelos vistos, esgotou no mesmo concelho que a quer privar de dar aulas. Dita-nos a lei fundamental da nossa República, que a liberdade, direitos e garantias só podem ser suspensos em casos previstos constitucionalmente. Ora, não sou jurista, mas tenho o mínimo de bom senso para interpretar leis fundamentais e perceber que a cidadã Bruna Real, fora da sua actividade profissional de docente do Ensino Básico, tem o direito de livremente fazer o que lhe der na real gana, como diz o povo, dentro dos trâmites constitucionais, onde se enquadra a Liberdade de criação cultural e não me parece que os seus direitos possam ser privados por uma qualquer emissão de estado de sítio ou de emergência (artigo 18º, 19º e afins), por muitas qualidades físicas e intelectuais que esta possa ter.
Bruna Real tem 3 azares: é uma jovem bonita, por ser professora podemos considerá-la relativamente inteligente, acima da mediania certamente, e vive num país medíocre, onde o conservadorismo pseudo-moralista ainda é reinante, bem ao estilo do julgamento público de uma Maria Madalena portuguesa do século XXI, onde todos “atiram a sua pedra” sem qualquer motivação plausível. Maria Gentil Vaz e José Pires Garcia devem retratar-se quanto antes e devemos todos, sem excepção, encetar uma profunda reflexão quanto aos limites de intromissão do Estado, demais órgãos e de terceiros na esfera das liberdades individuais de cada um de nós. Meus caros, há muito Abril para efectivar, o caminho é longo e sinuoso…"

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MOGAV – Mostra de Ouro, Gastronomia e Artesanato de Vilamar



Crise, insegurança e falta de apoio da Câmara de Cantanhede, fazem com que o certame não se realize este ano.
Os benefícios do sistema fazem sentir os seus efeitos perniciosos, tão-somente nos pequenos e médios empresários.
Para o grande capital a crise não existe e segurança e apoios não faltam.
Este sistema embora o negue a sete pés esta refém das grandes empresas.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

As opções deste país


Fonte:Diário de Coimbra
Escrito por José Carlos Silva
CANTANHEDE
Associação de Pais da EB2 demite-se em bloco após reunião na DREC
Já lá vão mais de dez anos que a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da EB2 de Cantanhede anda a bater a todas as portas para evitar a degradação do complexo escolar. A falta de respostas às promessas da tutela (Ministério da Educação/Direcção Regional de Educação do Centro) levou, aliás, esta associação e os pais dos alunos a fazerem uma manifestação à porta da escola no passado dia 21 de Abril (ver reportagem do DC de 22 de Abril), na qual chamaram a atenção para o estado de degradação a que chegou aquela escola, que é frequentada por cerca de 800 alunos.Na ocasião, a direcção da APEE exigiu uma reunião com a directora da DREC (Direcção Regional de Educação do Centro), Helena Libório, que veio a ocorrer no passado dia 28 de Abril. A delegação da associação de pais foi recebida por Helena Libório, porém, da referida reunião «não se obteve qualquer resultado prático para a concretização das nossas preocupações», refere um comunicado da APEE enviado à nossa Redacção, assinado pela presidente Alda Cristina Leça, mas apenas a preocupação da directora da DREC, que se mostrou conhecedora da situação da EB2 de Cantanhede e preocupada na resolução do problema.«É manifesta a indefinição da tutela quanto ao futuro e enquadramento da EB2 de Cantanhede, continuando a não estar definido o tipo de intervenção e data para a realização de obras», refere a nota da APEE.Perante a indignação de todos os elementos da associação de pais, esta, em reunião, deliberou a demissão em bloco de todos os órgãos onde os pais se fazem representar nos 2.o e 3.o ciclos, designadamente o Conselho Geral, Conselho Pedagógico e Agrupamento de Escolas de Cantanhede.«Somos obrigados a tomar esta posição, bem como outras acções que se seguirão, perante a indiferença com que o Ministério da Educação tem tratado este assunto», lê-se no documento. Mesmo assim, os demissionários dizem ser seu dever «continuar a sensibilizar e a pressionar os órgãos da tutela pela ausência de soluções concretas para uma realidade em que vivem os nossos filhos». Por isso garantem continuar empenhados em manter um diálogo com a tutela e prosseguir com outros contactos «a fim de dar a conhecer esta realidade».A direcção da APEE, agora demissionária, pretende levar a cabo outras iniciativas dando especial ênfase a visitas à escola de todas as entidades que manifestem esse interesse – como foi o caso da recente visita efectuada por um grupo de deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo de Coimbra - «para verem a degradação da EB2 de Cantanhede e as condições paupérrimas a que são sujeitos alunos e professores».Imenso rol de queixasDepois de 10 anos de inúmeras diligências e reuniões a diferentes níveis, os responsáveis da APEE da EB2 de Cantanhede esperavam ouvir de Helena Libório a garantia de que seria, finalmente, edificada uma escola nova para os 2.o e 3.o ciclos de Cantanhede e fosse definida uma data. Nada!É tempo mais do que suficiente, sobretudo devido ao imenso rol de queixas não só da associação de pais mas de toda a comunidade escolar e docente daquele estabelecimento de ensino.A escola tem placas de amianto, «muitas delas degradadas, infringindo a lei»; o bloco do polivalente «tem infiltrações de água contínua» devido às fissuras no tecto; as salas de aula sem aquecimento «e com temperaturas iguais às do exterior»; o recurso a baldes «para aparar a água que cai do tecto»; as janelas danificadas «que permitem a entrada de água e vento em dias chuvosos»; o piso sem anti-derrapante «onde já ocorreram vários acidentes» este ano lectivo...O rol de queixas é imenso, e segundo Rogério Marques, presidente demissionário da Assembleia-Geral da APEE, a degradação da escola também advém do facto de o complexo escolar ter sido construído em cima de uma lixeira, o que obriga a efectuar várias desinfestações para pôr fim aos ratos existentes.«Neste campo estamos, também, perante uma situação grave de saúde pública, cuja comunidade escolar está exposta diariamente», adverte Rogério Marques.

AS ESCOLAS DO SISTEMA


Empenhado em mostrar trabalho, mais do que em dar condições para ensinar e pressionado pelo lobby do cimento, o sistema construi ao longo dos anos muitas escolas sem qualidade sem dignidade e inclusive onde abundavam os matérias perigosos para a saúde.
Exemplo desse desnorte é a Escola EB 23 de Cantanhede. O projecto é cópia fiel de uma escola nórdica, onde não faltam até locais para colocar os skis, mas onde falta a comodidade dessas mesmas escolas.
Bem têm lutado pais por uma solução há muito prometida, mas o sistema anda mais ocupado com os TGVs, que em nada vão beneficiar os portugueses, não tendo tempo para meia dúzia de jovens.
Para os portugueses o sistema o governo invoca a crise, para dizer ámen a Bruxelas e fazer um favor a Espanha esbanja dinheiro.
Endurecer a luta é a única solução para serem ouvidos, o sistema treme a cada sinal de descontentamento do povo, porque é sabe que esses sinais são o princípio do fim.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A propósito da visita do Papa

A sua eminência o Papa honra Portugal com a sua visita. Para os católicos a honra de verem, receberem e homenagearem a mais alta instância da Igreja na terra. Estão no seu pleno direito! O que me desagrada em torno de tudo isto são os feriados e tolerâncias de ponto dados (a alguns, claro, que acabam por ser sempre os mesmos...), independentemente da fé e da religião.
Não me opunha que situações como esta tivessem um tratamento legal equiparado a falta justificada (sem retribuição) a todos os católicos que, justamente, quisessem ver Sua Santidade o Papa. O que me oponho é que esta medida favoreça católicos, ateus, agnósticos e praticantes de outras religiões. Também nunca vi, ao abrigo de princípios constitucionais como a liberdade religiosa e o principio de igualdade, ser tomada medida semelhante aquando da presença de outros lideres religiosos.
Seguidamente, iremos assistir a mais uns quantos amnistiados e siga a festa que tudo é pretexto para se festejar, pouco fazer e perdoar. Portugal não é só um país de brandos costumes, é país que costuma ser brando!

sábado, 1 de maio de 2010

1º de Maio




Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia
3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a
20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em
23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.


Dia do Trabalhador em Portugal

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.

Fonte: Wikipédia

Bento XVI

Visita do Papa fecha todas as escolas públicas a 13 de maio, bem como as de Lisboa na tarde de 11 e as do Porto na manhã de 14. Em Fátima, não há aulas a 12 e 13 de maio.
CRÓNICAS DE UM PAÍS LOUCO.

Cantanhede - IV Raid fotográfico nocturno

Ver mais informação aqui

Benajmin Zander - Música e Paixão

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PENA - VII ENCONTRO REGIONAL DE GAITEIROS & MOSTRA GASTRONÓMICA


A realizar na Pena no dia 2 de Maio de 2010

..::Programa::..

08h30 – Recepção dos Grupos de Gaiteiros e serviço de Pequena Bucha

09h00 – Inicio de Arruada nas ruas da Pena pelos diversos grupos de Gaiteiros

11h00 – Actuação do Grupo de Gaiteiros da Freiria (Torres Vedras) junto aos Paços do Concelho da cidade de Cantanhede

11h30 – Actuação do Grupo de Precursão e Gaitas Bombrando (Amadora) junto à escadaria da Igreja de Portunhos

12h00 – Inicio da VII Mostra Gastronómica do CCRPena

14h45 – Inicio do Espectáculo de Palco onde os vários grupos de Gaiteiros interpretarão 3 temas à sua escolha.

17h45 – Distribuição de Lembranças aos diversos grupos de Gaiteiros, sendo interpretado um tema de musica tradicional portuguesa em conjunto por todos os intervenientes, encerrando assim o VII Encontro de Gaiteiros do CCRPena


Na edição deste ano dos Encontros de Gaiteiros, temos duas novidades, que constam na presença de um artista/artesão fabricante de Instrumentos Musicais do nosso concelho que demonstrará aos interessados a sua arte, e por outro lado no estender da n/ Mostra Gastronómica para além do tradicional almoço, sendo servidos petiscos regionais durante a tarde junto ao recinto do espectáculo de palco.

:::::::::: GRUPOS PARTICIPANTES :::::::::::

Região Convidada : Região do OESTE

- Grupos do Roncos do Diabo (Torres Vedras)
- Grupo de Gaiteiros da Freiria (Freiria)
- Grupo Guliarte (Obidos)


- Grupo de Gaiteiros “Velha Gaiteira” (Paúl – Beira Baixa)
- Grupo de Gaiteiros “Pe de Meia” (Zambujal)
- Grupo de Gaiteiros de Vale das Mulas
- Grupo de Gaiteiros “Os Três de Portugal” (Pena)
- Grupo de Gaiteiros “Ze Toca e Vira” (Ceira)
- Grupo de Gaiteiros “Os Carriços” (Mealhada)
- Grupo de Gaiteiros “Tradicionalis” (Soure)
- Grupo de Gaiteiros “Os Carolas” (Ourentã)
- Grupo de Gaiteiros “Boinas Pretas” (Ribeira de Frades)
- Grupo de Precursão e Gaitas “Bombrando” (Amadora)

sábado, 10 de abril de 2010

CCaç 402 (Moçambique) convive a 8 de Maio em Cantanhede


Os ex-militares da Companhia de Caçadores 402, que estiveram em Ponta Mahone, em Moçambique, em 63/65, realizam o Almoço Convívio, dia 8 de Maio, em Cantanhede.
Contacto: Rui Carapeto e Mário Nunes de Oliveira – 963 389 975

FONTE

sábado, 20 de março de 2010

Vamos limpar Portugal

Uma fantástica, leia-se cívica, ideia para Portugal.
Eu aderi com a minha filha, a sua amiga e Professor delas de Matemática e um grupo de amigos. Fomos para a Praia do Palheirão, na Tocha, e fizemos o possível para a praia ficar limpa de todo o lixo, como podem constatar pelas imagens. Foi pena não terem aderido mais pessoas pois teríamos conseguido limpar e tornar este País mais bonito e atractivo. Mas enfim, o civismo é coisa que os portugueses sabem pouco. Felicito por isso alguns professores da Escola Básica nº 2 de Cantanhede, que com os seus alunos foram cumprir esta tarefa dando o exemplo à comunidade. Um abraço ao meu amigo Carlos Rebola, coordenador local.
Alguns recados à Câmara Municipal de Cantanhede e também à Junta de Freguesia da Tocha. Reparei da pior forma que os passadiços estão danificados desde o ano passado onde uma turista italiana caiu e partiu duas costelas e onde uma das nossas crianças ia partindo uma perna. Não custa nada e só são umas tábuas e uns preguitos.... e vontade de servir a população!

Faltam também alguns apoios laterais... a ver se não caímos para o lado errado!


Eu em grande actividade... eh,eh,eh.

Algum trabalho já feito...

Um casal de turistas franceses que nos veio ajudar... ainda os nossos munícipes estavam e dormir... ou antes esqueceram-se de participar!
Mais lixo.
Civismo.
Muito mais lixo.
Trabalhando...
Local da partida.

domingo, 14 de março de 2010

FEIRA DO BOLO DE ANÇÃ


A Feira do Bolo de Ançã decorrerá no dia 21 de Março, das 10 horas às 18 horas, na Vila de Ançã, concelho de Cantanhede.
Este evento pretende homenagear uma tradição secular que se reflecte na vida quotidiana da vila histórica. Trata-se de uma iniciativa que pretende divulgar e valorizar o carácter genuíno desta especialidade regional, servindo também para preservar o uso das técnicas tradicionais na confecção das suas três versões conhecidas: o Bolo Fino, o Bolo de Cornos e o Bolo de Ovos.

Num ambiente de festa onde não falta animação musical, o certame desenrola-se no Terreiro do Paço, onde cada boleira expõe a peculiaridade do seu modo de fazer o Bolo de Ançã, sujeitando-se à apreciação do júri que qualifica a melhor produção em cada edição.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

XII Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede


O XII Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede arranca já no próximo fim-de-semana com espectáculos em Outil e Murtede. Na abertura, a realizar-se, sábado, 6 de Fevereiro, a partir das 2H30, o Grupo Cénico Vilanovense leva ao palco da sua sede “Terra Firme”, um drama da autoria de Miguel Torga, e “Está lá fora o Sr. Inspector”, uma comédia escrita por Carlos Pacheco. No dia seguinte, às 16H00, será a vez de o Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” de Murtede iniciar a sua participação no certame, apresentando na Junta de Freguesia, “O Noviço”, comédia em dois actos de Martins Pena.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mais vale tarde...


Ainda não há qualquer anúncio quanto aos investimentos a fazer no ramal ferroviário entre Pampilhosa e Figueira da Foz. O presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, confirma isso mesmo, apontando que “não há qualquer indicação da tutela relativamente ao início das obras”, daí que o autarca e os seus congéneres de Cantanhede, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, conseguiram uma reunião para esta quarta-feira, dia 27, com o secretário de Estado dos Transportes.
Esperemos que tenham a coragem de lutar pela reabertura da linha, com horários decentes e carruagens com conforto e comodidade. A região e os seus habitantes já muito foram prejudicados por este encerramento, pelo que estarão de olhos postos na capacidade negocial dos seus edis.
Os nacionalistas não vão baixar os braços porque fizeram da reabertura da linha uma das suas causas.

Ontem e hoje

Auschwitz and Birkenau

Auschwitz - 65 anos. Para memória futura


Antigos prisioneiros em Auschwitz-Birkenau, soldados do Exército Vermelho que os libertaram há 65 anos e numerosas personalidades, incluindo o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vão homenagear hoje as vítimas deste campo símbolo do Holocausto.No Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, uma data instituída pelas Nações Unidas, perto de 100 antigos prisioneiros são esperados para a cerimónia que assinala o aniversário da libertação do campo de concentração construído pela Alemanha nazi na Polónia ocupada.Representantes oficiais de cerca de 20 países também devem marcar presença. O Presidente Lech Kaczynski convidou o seu homólogo russo, Dmitri Medvedv, mas este recusou, alegando que tinha outros compromissos, segundo a presidência polaca.Os participantes vão recolher-se junto do memorial de Birkenau para um momento de oração, lembrando os 1,1 milhões de pessoas que ali morreram.Campo está a degradar-se
Auschwitz-Birkenau, o maior campo nazi de concentração e extermínio, foi o único a ser preservado tal como foi abandonado pelos alemães que fugiam ao Exército Vermelho, mas os vestígios de uma das páginas mais negras da História da Humanidade têm vindo a degradar-se rapidamente.Construídos num terreno pantanoso e concebidos para uma dezena de anos, muitos edifícios do complexo estão em ruínas, uma situação que se agrava com a passagem de milhares de turistas pelo local.Em Dezembro, num acto sem precedentes, a inscrição tristemente célebre do portão de entrada "Arbeit Macht Frei" (o trabalho liberta) foi roubada, mas viria a ser encontrada pela polícia e foi recuperada ainda a tempo das cerimónias que assinalam a libertação do campo a 27 de Janeiro de 1945.




quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CANTANHEDE - Criminalidade no concelho baixou 16 por cento

Segundo o Jornal AS Beiras, os dados relativos a 2009 indicam um balanço positivo. Nas estradas registaram-se menos mortos em acidentes de viação e na criminalidade geral houve, igualmente, uma diminuição.
As análises não devem ser meramente quantitativas mas também qualitativas.
Os números da criminalidade não participada ou não investigada são, em Portugal, quase o dobro dos divulgados anualmente através dos relatórios de segurança interna. Esta é a convicção de alguns sindicatos policiais e baseia-se na comparação das estatísticas oficiais com as operações no terreno.
De facto a criminalidade não baixou no concelho, baixaram sim os casos participados, porque passou a ser do senso comum que não vale a pena fazer queixa, pois o sistema não funciona. Por outro lado o concelho tem sido palco de vários casos de criminalidade violenta e organizada.
Não tenhamos dúvidas, o sistema tudo fará para estatisticamente nos dar a sensação que vivemos em segurança, mas o dia a dia mostra-nos outra realidade.
A classe política corrupta que nos desgoverna não conhece estes problemas, eles vivem noutro mundo…dos seus condomínios fechados não sentem a criminalidade dos nossos bairros (não usufruindo assim dos “benefícios” do modernismo que nos impingiram), com os seus carros de luxo e motoristas particulares não conhecem os “arrastões” que diariamente acontecem nos transportes públicos, com os colégios particulares onde estudam os seus filhos, não imaginam as condições degradantes de muitas das escolas públicas e da insegurança de que são vítimas os nossos filhos… é altura de dizer BASTA!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

3ª Reunião de Voluntários do Concelho de Cantanhede' em LimparPortugal


O Projecto Limpar Portugal é um projecto que nos dá a oportunidade de exercermos uma cidadania activa no terreno.
Se já se inscreveu ou não é de portugal ignore esta mensagem.
Adira. Abraço

Horário: 23 janeiro 2010 às 21:30 a 24 janeiro 2010 às 0:30
Local: Biblioteca Municipal de Cantanhede
Organizado por: Andé Sobral e Carlos Rebola


Descrição do evento:
A 3.ª Reunião terá como ordem de trabalhos:
- Ponto da situação, das tarefas atribuídas.
- Divulgação do PLP e angariação de voluntários.
- Informação sobre apoios obtidos e a obter.
- Criação de equipas para referenciar lixeiras e marcar datas para efectuar roteiros no campo com esse objectivo (lixeiras).
- Apresentação de propostas e de ideias.
Apela-se à participação de todos.



Ver mais detalhes e RSVP em LimparPortugal

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Utentes querem comboio de volta

Ligação à Figueira da Foz parada há um ano

Os utentes da linha Figueira da Foz-Pampilhosa lamentam que as obras no ramal ainda não tenham começado, um ano depois do encerramento. Alertam ainda que a viagem alternativa de autocarro levou a que muitos desistissem de recorrer ao transporte público.

Faltavam cerca de dois minutos para o comboio que liga a Pampilhosa (Mealhada) a Coimbra arrancar, quando o autocarro que iniciou a viagem na Figueira da Foz chegou à estação, numa rotina que os utentes da linha fazem diariamente desde há um ano, quando a linha foi encerrada por questões de segurança. "Queremos voltar a ter o nosso comboio, que tivemos durante mais de 20 anos", desabafa Alice Nobre, que todos os dias apanha o transporte na Cordinhã, Cantanhede. No entanto, Alice e as restantes utentes que estão sentadas ao lado sentem-se aliviadas por o autocarro ter chegado a tempo. "Já houve vezes em que se atrasou e o comboio não esperou. Tivemos de ficar aqui meia hora", lamenta.

Os utilizadores da linha enumeram várias desvantagens na utilização do autocarro em detrimento do comboio. "É outro conforto, para além dos atrasos e da constante mudança de transporte", conta Lurdes Alves, proveniente de Mala, também no concelho de Cantanhede. Estas desvantagens, afirma, levam muitos utentes a desistir e a viajar no automóvel particular, e mesmo a não viajar. "E nunca dei por grandes perigos na linha. Sempre foi um caminho certinho, sem grandes barreiras", defende.

A utente lembra que, quando a linha encerrou, deram um ou dois anos para reabrir, mas lamenta que, ao fim de um ano, não haja sequer sinais de obras.

Sindicato preocupado

O coordenador de Coimbra do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, Célio Correia, teme que a linha Pampilhosa-Figueira da Foz tenha sido encerrada definitivamente, por não ser um troço lucrativo. "É uma política que tem sido desenvolvida noutros locais", lamenta, reiterando que tem pressionado a Refer para saber quando começam as obras no ramal, sem ter ainda obtido uma resposta. "Fala-se que a linha poderá ser entregue a privados para transporte de mercadorias, mas falta resolver a situação do transporte de passageiros", alega.

O JN contactou ontem a Refer, no sentido de saber se havia data para o início das obras, não tendo obtido, em tempo útil, uma resposta. No entanto, ontem a imprensa local noticiava que a empresa havia comunicado à Câmara Municipal da Figueira da Foz a intenção de reactivar a linha em 2011.

Seis idosas abandonadas num lar clandestino na Pocariça


Na Pocariça, Cantanhede, podemos “apreciar” um cocktail do sistema, imigração ( de grande utilidade para os empresários corruptos), criminalidade (pelos vistos com longo cadastro) e aproveitamento de quem mais necessita uma vez que o estado se demite dessas funções.
A vida está boa para estes figurões.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais casos pontuais em Cantanhede


Os amigos do alheio visitaram esta noite a cidade de Cantanhede.
Na Av. do Brasil contabilizamos pelo menos dois assaltos a estabelecimentos comerciais.
Mais casos pontuais em cima de casos pontuais em nome da modernidade e do progresso.
A culpa do clima de “guerra civil” que alastra por todo o país, é fruto da legislação que os partidos com acento na Assembleia da Republica produzem. Eles são os únicos culpados.
Policias e Tribunais tentam fazer o seu trabalho mas estão de mão e pés atados com a nova legislação e se algum agente da autoridade, algum magistrado sai fora do estipulado pelos Novos Senhores do Templo, logo o longo braço da perseguição politica cai sobre eles. Lembremo-nos do caso do Juiz da Casa Pia que está agora com a carreira congelada, daqueles sindicalista da policia que afirmou que a imigração descontrolada esta directamente ligada ao aumento da criminalidade e foi reformado compulsivamente.
Aos cidadãos também está vedada
Os vampiros andam ai. Os corruptos licenciados, os assaltantes protegidos, os empresários corruptos, os pedófilos aplaudidos de pé.
É tempo de mudar de rumo, é tempo de embalar a trouxa e zarpar. Por PORTUGAL e mais nada.

domingo, 3 de janeiro de 2010

CANTANHEDE - Loja do Cidadão 2G tarda em abrir as portas


Os políticos do sistema e toda a camarilha que fez, ajudou e promoveu o 25 de Abril, criticavam fortemente o espírito de corta fitas do Estado Novo. No entanto consolidada a Revolução dos Cravos neste particular como noutros, os Novos Senhores do Templo fazem exactamente a mesma coisa. Com mais folclore mediático, com mais derrapagens, com inaugurações antes da obra feita, com prazos escolhidos para altura de eleições, fazem o que tanto criticavam, com as agravantes atrás referidas.
Em Cantanhede e em pleno período eleitoral, assistimos a uma onda de inaugurações, algumas de utilização duvidosa, umas por acabar, outras mal construídas. Mas quando o grande centrão se junta, quando o cocktail é formado por laranjas e rosas choque, mais do que servir as populações interessa-lhes servir os seus próprios interesses eleitorais. A loja do cidadão de Cantanhede é um bom exemplo de tudo o que acabamos de escrever.
Bem serviu como forma de angariar votos, mas agora tarda em abrir portas, com a natural complacência dos responsáveis.
Os atrasos já se registam, aqui tentaremos dar conta das derrapagens, certamente não estaremos na inauguração, não gostamos destes novos corta fitas.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Município de Cantanhede tem graves problemas financeiros


Escrito por José Carlos Silva
Cantanhede
“Município tem graves problemas financeirose de endividamento”
O financiamento de 16 milhões de euros proposto pelo executivo camarário de Cantanhede para o saneamento financeiro da autarquia, aprovado na última reunião da Assembleia Municipal, foi fortemente criticado pelos deputados da bancada socialista. Apesar de se absterem na votação, os socialistas não deixaram de referir que tal plano de saneamento financeiro demonstra, claramente, um município «com graves problemas financeiros» e «graves problemas de endividamento».Na sua declaração de voto, os socialistas lembram o que referiram «inúmeras vezes no último mandato», ou seja, que a Câmara «tinha esgotado a sua capacidade de endividamento» de médio e longo prazo. Pelo contrário, sublinhou o líder da bancada socialista, «este executivo sempre quis passar a mensagem e a imagem de boa saúde financeira do município». Os socialistas lembraram, ainda, que no anterior mandato, «mas pelo mesmo executivo», a Câmara já tinha contratado um empréstimo de 7,5 milhões de euros e leasings imobiliários «para a construção dos parques desportivos».Os deputados da oposição chegaram mesmo a citar o documento do plano de saneamento financeiro elaborado pelo executivo de João Moura, onde se diz que o município está impedido «por imperativo legal» de recorrer a empréstimos para a realização de investimentos «porque não respeita, em 30 de Novembro, os limites de endividamento líquido e de médio e longo prazo». E na página seguinte do documento, lembram os socialistas, diz-se que a Câmara de Cantanhede tem um problema de desequilíbrio conjuntural de tesouraria «que só pode resolver com o recurso a uma operação de saneamento financeiro».Neste documento, de acordo com os deputados da bancada socialista, «vem espelhado» o montante de quase 30 milhões de euros de dívidas de curto, médio e longo prazo, «possuindo a Câmara e a Inova (empresa municipal) um passivo de 54 milhões de euros».Os socialistas esmiuçaram o passivo do município e verificaram que em apenas 11 meses «as dívidas a fornecedores de curto prazo aumentaram quase 10 milhões de euros», e sustentam que com este plano de saneamento os próximos 12 anos ficarão hipotecados. «Ficará a Câmara a ter de pagar à banca mais de dois milhões de euros por ano só relativamente a este empréstimo», acusam.E caso o Tribunal de Contas aprove este plano, afirmam os socialistas, o município de Cantanhede estará obrigado a um conjunto de medidas tendentes ao reequilíbrio financeiro, nomeadamente medidas de contenção da despesa corrente e despesa com o pessoal. E perguntam: «Como pensa este executivo reduzir a despesa corrente e a despesa com o pessoal?».“Poupança do município a decrescer”Finalmente, a bancada socialista “usou” o próprio esclarecimento do autor do estudo do plano de saneamento financeiro (encomendado pela Câmara), o qual referiu que este empréstimo «não se destina a investimento, é apenas para “arrumar a casa”, pagar as dívidas de curto prazo, transferindo esse pagamento para médio/longo prazo, dos 12 anos previstos pelo empréstimo».Relativamente ao orçamento e opções do plano para 2010, a bancada socialista afirma que o executivo camarário apresenta um orçamento com um crescimento negativo de 2% «relativamente ao orçamento corrigido de 2009» e garante que a despesa corrente «continua a crescer e a poupança do município a decrescer». Ou seja, para os socialistas, o equilíbrio orçamental «é conseguido através da venda de bens de investimento no valor de 17 milhões de euros».Quanto às grandes opções do plano, os socialistas não têm dúvidas: «Assiste-se ao adiar de obras», como a construção da Escola de Artes de Cantanhede e do Auditório Municipal; a variante de Febres «que já vem desde o ano 2000», a circular urbana de Cantanhede, a requalificação da zona envolvente à nascente dos Olhos de Fervença… «Obras que não serão feitas em 2010, pois a maior parte delas aparece com a quantia de 1 euro».

16 milhões são absolutamentecruciais para aproveitar QRENO PSD declarou que a operação de saneamento financeiro que a Câmara de Cantanhede se propõe realizar «é um acto de gestão normal» e que deve ser interpretado à luz do actual quadro «de fortes limitações» com que as autarquias estão confrontadas «para disporem de fontes de financiamento destinadas a investimento».Trata-se – defende o PSD – de proceder à reestruturação da dívida, no sentido de a reprogramar do curto para o médio e longo prazo. «Com esta medida mantém-se o valor total da dívida e obtém--se um encaixe financeiro de 16 milhões de euros que cria condições para a autarquia tirar bom partido dos fundos comunitários do QREN», justifica o PSD, acrescentando que, neste contexto, os 16 milhões que a autarquia vai dispor com a operação de saneamento financeiro «são absolutamente cruciais para aproveitar as oportunidades de financiamento aprovado pelo QREN», uma vez que as comparticipações comunitárias, «só chegam aos cofres da autarquia numa fase posterior». Nesta perspectiva, o executivo camarário (PSD) recorda que o município tem aprovadas ou em vias de aprovação pelo QREN «candidaturas relativas a investimentos na ordem dos 30 milhões» e, nesta óptica, «tem de ter ao seu dispor fundos próprios para avançar com a sua execução».Quanto ao orçamento, o PSD contrapõe que este [orçamento] reflecte, claramente, «um grande esforço no sentido de limitar as despesas correntes ao cumprimento das funções que competem à autarquia» e a preocupação «em prosseguir com o programa de investimentos em importantes infra-estruturas e equipamentos colectivos. J.C.S.

Fonte: Diário de Coimbra

Ministério limita progressão dos professores com vagas apertadas


O documento enviado hoje pelo Ministério da Educação (ME) aos sindicatos chama-se "Acordo de Princípios" para a revisão do estatuto da carreira docente e da avaliação de desempenho, mas dificilmente terá a assinatura dos parceiros. A existência de vagas limitadas no acesso a três dos 10 escalões da carreira é um dos pontos mais polémicos.

De acordo com a proposta do ME, a progressão para o 3º, 5º e 7º escalões está condicionada pela definição anual de lugares. Sendo que, para 2010, apenas deverá existir lugar para 30% dos candidatos ao 7º escalão. Em relação aos níveis inferiores, com salários mais baixos, a margem é maior: 80% dos candidatos ao 3º escalão devem conseguir vaga, o mesmo acontecendo com metade dos que reúnem condições para passar ao 5º.

O preenchimento dos lugares faz-se de acordo com uma lista graduada, que ordena os professores em função dos resultados da avaliação e outros elementos.

Ministério não abdica de quotas
Já os docentes que obtenham as notas de Muito Bom e Excelente não terão de se preocupar com este constrangimento, uma vez que essas classificações dão acesso garantido a esses escalões. O documento não faz qualquer referência a quotas para a atribuição destas notas mais elevadas, mas os responsáveis do ME já garantiram que não abdicam de aplicar este mecanismo de controlo, uma vez que existe em toda a Administração Pública.

Não falando em percentagens, o texto do ME remete o assunto para "regulamentação" posterior.

Em resposta às críticas dos sindicatos, a tutela admite apenas que os professores avaliados com Bom que tenham sido impedidos de progredir por causa das vagas, ganhem prioridade no acesso àqueles lugares no concurso seguinte.

Outra das condições obrigatórias para aceder ao 3º e 5º escalões, bem como para conseguir notas mais elevadas (Excelente e Muito Bom), traduz-se na observação de pelo menos duas aulas ao longo do ano lectivo.

Avaliação de dois em dois anos
Na proposta do ME prevê-se que a avaliação de desempenho dos professores se realize em ciclos de dois anos lectivos, sendo essencialmente baseada num relatório de auto-avaliação, "com regras de elaboração simplificadas e padrões mínimos de uniformização". A avaliação final é assegurada por um júri, composto por professores do conselho pedágógico.

O relator, que assume o papel principal na avaliação, tem de pertencer ao mesmo grupo de recrutamento do avaliado e não pode ter um posicionamento na carreira inferior.

Quanto à duração da carreira, o ME propõe que cada um dos 10 escalões tenha a duração de quatro anos, à excepção do 5º, onde os docentes ficam apenas dois anos. Tudo somado, um professor com um percurso "normal" e que não seja travado pelas vagas demorará 34 anos a chegar ao topo. Mas poderá alcançá-lo mais cedo se acumularem as notas mais elevadas, recebendo uma bonificação de tempo para a progressão.

Fonte: EXPRESSO

Porquê esconder que o problema é só e apenas só uma questão de o ministério pagar menos?? Este ministério é aquele que mais funcionários tem e portanto há que reduzir de qualquer maneira os "gastos". Não interessa como, não interessa criar conflitos, não interessa se somos todos prejudicados, não interessa hipotecar o futuro, não interessa desmotivar os docentes, não interessa a pedagogia, não interessa o sucesso do alunos, não interessam as condições das escolas, não interessa se não conseguimos acompanhar os outros países.... nada interessa! Só e só reduzir os "gastos". Mas era bom que todos pensassem que "gastos" são estes? A bem da democracia, do sucesso e do desenvolvimento efectivo deste País este "gasto" não devia ser interpretado como um ganho???

O dinheiro de alguns de nós (aqueles que não fogem aos impostos) devia ser para este tipo de "gastos" que mais tarde ou mais cedo beneficiará todos (mesmo os que não merecem ou seja aqueles que não pagam os devidos impostos). Na verdade se todos pagassem os seus impostos, qualquer primeiro ministro teria melhores soluções. Mas pagar impostos também é uma opção política. Ou seja façam-se leis que prendam e multem forte e feio quem não paga e foge aos impostos. Porque quem não paga ou foge aos impostos não está só a roubar a sociedade está a roubar-nos também. Mas são opções políticas, e as actuais preferem "roubar" ao trabalho e não penalizar quem prevarica.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CANTANHEDE - MUNICÍPIO TEM GRAVES PROBLEMAS FINANCEIROS E DE ENDIVIDAMENTO


Os políticos que governam o nosso país dividem-se basicamente em duas classes, salvo alguns poucas e honrosas excepções; ou são manifestamente incapazes ou manifestamente capazes de tudo. Hoje não se governa para o país ou para o município, não se governa para o povo. Os partidos do sistema tornaram-se em poderosas máquinas de interesses, em agências de trabalho e já não são eles que detêm o poder mas sim os poderosos lobbys de quem se tornaram reféns. Depois, grande parte das obras públicas é pensada com fins eleitoralistas, não cumprindo com a sua verdadeira função.
Em Cantanhede e em cause todas as autarquias do país o panorama é mesmo, pelo que o que devia ser noticiado seriam os poucos casos (se é que os há) de boa saúde financeira.
Bem prega o Frei Tomáz do PS, mas não olha para o que faz noutros locais e provavelmente à mesma hora em que as criticas foram feitas um autarca do PSD criticava um autarquia PS pelas mesmíssimas razões. É o teatro do sistema, onde uns fazem de oposição e outros de governo, alterando e alternando nos papéis para manter o povo dócil e como mero espectador.
Nós os nacionalistas defendemos que o povo deve intervir deve fazer sentir a sua voz e a sua força, deve abandonar a manda e transformar-se num lobo, de forma e remeter para os compêndios de historia esta classe politica que nos governa nesta longa noite partidocrática.
Queremos no poder políticos que sirvam o povo e a nação.

«Um dia os operários viverão como hoje os burgueses mas sobre eles viverá a casta superior; esta será mais pobre e mais simples mas possuirá o poder».

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"Depois das Aulas" - Adolescentes dominados pela Internet

"Depois das Aulas" é um filme que nos mostra como as imagens vouyeristas colocadas na Internet podem marcar terrivelmente as relações sociais dos adolescentes.
A acção do filme que estreia hoje nos cinemas nacionais decorre no ambiente elitista de um colégio interno norte-americano. Robert é um rapaz de 18 anos, um pouco introvertido, que passa horas a vasculhar sites cheios de imagens de violência e sexo.
Motivado em parte por essa sua paixão pela captação de imagens, o rapaz decide fazer um curso de vídeo. Um dia, enquanto procura captar cenas do quotidiano da sua escola, depara-se com duas raparigas, as gémeas mais populares do colégio, a morrerem de overdose à sua frente. Robert filma a cena toda com grande frieza.
Mais tarde descobre-se que as raparigas haviam acabado de consumir cocaína na casa-de-banho e que a droga estava adulterada com veneno para ratos, o que causou a sua morte. Primeira longa-metragem de António Campos
Ingenuamente, uma professora pede a Robert que realize um pequeno vídeo sobre as colegas falecidas, esperando que daí resulte uma espécie de homenagem, que contribua para os alunos da escola lidarem com o processo de luto.
Mas o rapaz tem ideias radicalmente diferentes. Ele sabe que quem vendeu a droga fatal foi o seu colega de quarto, o mesmo que lhe roubara a namorada, e em vingança decide fazer um filme devastador.
"Afterschool - Depois das Aulas" é a primeira longa-metragem de António Campos, o nova iorquino descendente de brasileiros, que levara anteriormente a cabo "Buy It Now", uma curta-metragem sobre uma adolescente que colocou a sua virgindade à venda no Ebay
Neste filme, António Campos volta a focar a relação dos adolescentes com a Internet, usando para tal o ambiente snob de um colégio interno de Nova Inglaterra, onde a imaturidade própria da adolescência é acentuada pelos alunos se acharem acima das normas sociais.
Fonte: Alexandre Costa (www.expresso.pt)
9:20 Quinta-feira, 10 de Dez de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cantanhede recebe sábado prova nacional de ginástica

O pavilhão do Marialvas, em Cantanhede, recebe no sábado, a partir das 15h00, o “V Campeonato Nacional de TeamGym”, prova do calendário nacional da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) que conta com a participação dos melhores atletas e dos mais prestigiados clubes nacionais da modalidade.

FONTE

Ilustre Pedro Teixeira

Brasil: Sessão especial do Senado homenageia português Pedro Teixeira, o "conquistador da Amazónia"

Brasília, 10 Dez (Lusa) - O Senado brasileiro homenageia hoje em sessão especial o militar e navegador português Pedro Teixeira, um dos principais vultos da História de Portugal e Brasil e, ao longo de quatro séculos, um herói desconhecido.

A iniciativa é do senador Aloísio Mercadante e o objectivo é resgatar a memória de Pedro Teixeira, incluindo-a no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.

"Pedro Teixeira é um herói esquecido da historiografia brasileira e portuguesa, porque a sua epopeia foi apagada na época do domínio espanhol. Mas queremos recuperar isto", disse à Lusa Aloísio Mercadante, do Partido dos Trabalhadores (PT), que subscreve o projecto-lei na origem da homenagem de hoje.