domingo, 18 de maio de 2008

As medalhas


Tenho sempre procurado na vida ter uma posição tolerante em relação a quase tudo.
Assim o procuro fazer na política sendo muitas vezes criticado porque não tenho pejo em publicar e mesmo congratular-me com iniciativas, vindas muitas vezes daqueles que considero adversários políticos.
Sempre defendi que ninguém é intrinsecamente bom nem intrinsecamente mau.
Em relação ao executivo que governa Cantanhede, tenho tecido as minhas criticas quando acho que estão a cometer um erro da mesma maneira que tenho realçado as coisas boas que a edilidade promove ou comparticipa.
Como foi aqui noticiado a Associação Karatedo Shotokan Gândara Bairrada ( uma das duas associações de clubes sediadas no concelho) levou a cabo no passado sábado um campeonato de karatedo destinado aos escalões mais jovens. Participaram no torneio os seguintes clubes: S Columbófila Cantanhedense, Ass. 1º de Maio, Clube Domus Nostra, Ass de M. os Amigos de São Caetano, A. C da Poutena. Este campeonato realiza-se uma vez por ano procurando a AKSGB a rodar pelos diversos núcleos filiados neste organismo. Este ano coube a tarefa à Ass. 1º de Maio (Tocha) que integrou o evento nas suas festas comemorativas.
Este torneio ainda que muito “caseiro”, procura ser o ganhar de experiência para voos mais altos. A pouco e pouco a AKSGB tem vindo a adquirir material para que todo o evento decorra de forma condigna e que represente da melhor maneira a região que representamos. Faz parte dos nossos planos começar a convidar para o campeonato, equipes de outras associações no intuito de engrandecer e evento.
Os jovens presente ontem na EB 23 da Tocha, pese embora a sua fraca experiência, na competição souberam honrar as cores dos seus clubes e deram algumas mostras de um futuro promissor. A organização também esteve à altura, pese embora algumas faltas, que o futuro se encarregara de modificar. Tudo teria sido perfeito se no final não tivessem faltado as medalhas. A Câmara de Cantanhede tinha-se comprometido com a Ass. 1ª de Maio a patrocinar os prémios para o campeonato. Talvez por esquecimento, até porque os putos não votam, e porque andam muito ocupados com o campo de golfe para os barrigudos dos amigos burgueses, as medalhas faltaram, não compareceram à hora prevista, ficaram retidas na indiferença e na burocracia de alguma gabinete camarário.

Festival Sempr'aBombar em Cordinhã


As Tapas & Papas E BOM SENSO?


Já na sua décima edição, a Tapas & Papas - Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede, regista todos os anos a presença de artesãos provenientes de todo o País.

O ambiente será de festa, com pequenas exibições das bandas Dixieland, desfiles de rua e a actuação das filarmónicas do Concelho, além de outros elementos de animação.

O que Cantanhede tem para oferecer de 12 a 15 de Junho é um programa verdadeiramente tentador. Refeições com os magníficos sabores de terra e mar da gândara e da bairrada em espaços onde também pontificam os excelentes vinhos de Cantanhede. Uma grande feira de artesanato e grandes concertos de jazz popular. Divirta-se...
Nota: A informação acima é mais uma vez para chamar a atenção de algumas pessoas que não andamos distraídos. Tapas & Papas, deveria ser uma feira de gastronomia e Artesanato de Cantanhede. Mas ainda bem que se lembraram do que temos de mais tradicional por aqui: AS BANDAS DIXIELAND. E é pedagógico, pois parece que já se formam novas bandas... tenham juízo por amor do BOM SENSO. Umas míseras medalhas para crianças era muito dificil de arranjar... para o torneio de Karaté. É que há GENTE por aqui que se preocupa em dar formação aos nossos miúdos. Eles gostam e os pais agradecem!

Caminhos

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Napoleão, amonites e incompetência moral


A denúncia está feita agora compete-nos a todos lutar para que as coisas mudem.
Por mim é já na próxima reunião da Câmara.

“Se digo que esta ou aquela coisa não me agrada, estou protestando. Se me ocupo, ao mesmo tempo atentar que algo que não gosto não volte a ocorrer, estou resistindo. Protesto quando digo que não continuo a colaborar. Resisto quando me ocupo de que também os demais não colaborem”.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Desafio - A oliveira

A oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
A civilização
minoana, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 a.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que eles primeiro aprenderam a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos Minóicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em vários passagens, tanto a árvore como seus produtos.
Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na
Palestina (ou para alguns Israel) nos dias actuais devam ter mais de 2500 anos de idade.

Respondendo a um desafio do Vitor

São-nos pedidas seis palavras para uma “muito curta” biografia (há quem opte por um conceito, eu exagerei) e podemos dar-lhes ênfase com uma imagem. Devemos colocar um link para quem nos desafiou e por nossa vez desafiar cinco Blogues, avisando-os deste mesmo convite.Os meus convites vão para:

Baixar as taxas urbanísticas



A Câmara de Cantanhede DEVIA seguir estes exemplos... O PS Cantanhede está cansado de o dizer na Assembleia Municipal...

AVEIRO

Baixar as taxas urbanísticas para atrair mais população para o concelho de Aveiro é uma das apostas do actual Executivo Municipal, de maioria PSD/CDS-PP. A medida foi anunciada, anteontem à noite, pelo presidente da Câmara, Élio Maia, durante a Gala de Comemoração do Dia do Município.
Com esta aposta numa política fiscal mais virada para os jovens, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro espera "atrair novas gerações de aveirenses" e manter "a capacidade de Aveiro em atrair população".
Recorde-se que, já no início do mandato, o actual Executivo baixou as taxas da derrama e do Imposto Municipal sobre Imóveis.
É uma redução de taxas anunciada em tempos de crise, que esteve bem presente no discurso do autarca. Élio Maia fez questão de lembrar a difícil situação financeira da autarquia.
"Temos uma dívida que ascende aos 250 milhões de euros. Neste cenário, qualquer gasto ou investimento parece obsceno. Para fazer face a este problema, a autarquia apresentou um plano de saneamento financeiro, que prevê um empréstimo no valor de 58 milhões de euros, e que nos permitirá reduzir as despesas mensais em cerca de 500 mil euros", disse o autarca, lembrando a importância da aprovação deste plano, cuja primeira versão foi chumbada, em Abril, pelo Tribunal de Contas.
Apesar deste cenário, Élio Maia continua a defender a construção da pista de remo do rio Novo do Príncipe.
"Há obras que têm e devem mesmo avançar. É um desígnio que deve unir, e que une, todos os aveirense. Trata-se de uma obra decisiva para o mapa da modernização de Aveiro, que tem um potencial multifacetado", disse o autarca aveirense.
No discurso que proferiu no Dia do Município, Élio Maia destacou, ainda, a aposta na Educação, estando previstas 13 novas escolas no âmbito da Carta Educativa Municipal.
A requalificação urbana é outra prioridade. Exemplo disso é, segundo o edil, o Parque da Sustentabilidade, que prevê a requalificação e valorização da zona compreendida entre o Alboi e o Bairro de Santiago e um investimento de mais de seis milhões de euros.

II Ciclo de Palestras - educar para os estilos de vida saudável


Na próxima sexta-feira teremos a 3º sessão do II Ciclo de Palestras - EDUCAR PARA OS ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL - Alimentação/ Nutrição e Obesidade.
Sabia que, actualmente 11,3% das crianças portuguesas entre os sete e os nove anos sofrem de obesidade infantil?
Sabia que, se se quantificar o número de crianças com excesso de peso, então, a percentagem de crianças portuguesas afectadas e em idade escolar eleva-se para 31,6%?

Mais uma vez, o sucesso da palestra depende da contribuição de todos nós!
Junto envio o panfleto da palestra o qual peço o favor de divulgarem na vossa associação, instituição, familiares e amigos que tenham filhos em idade escolar para participarem. Sessão de autógrafos com o jogador Pedro roma da Académica no "Serão no Museu"
COLABORE E PARTICIPE!
Rogério Marques

16 de Maio, 21h
Educar para os estilos de vida saudável -Alimentação/Nutrição e Obesidade
Catarina Solnado
Dietista e Nutricionista da Direcção Regional da Educação do Centro
Sérgio Cunha Velho
Nutricionista do Hospital Pediátrico de Coimbra
Nutricionista do Sporting Clube de Braga
Participação do jogador de futebol da 1ª liga Pedro Roma ,Guarda-Redes e Capitão de Equipa da
Associação Académica de Coimbra
Local: Auditório do Centro Paroquial de S.Pedro
Certificado de Participação
Para as crianças e jovens serão promovidos ateliês no Museu da Pedra sujeitos a inscrição prévia
para o Tlf: 231 410 123 Tlm: 966 915 618 ou por e-mail: deas@cm-cantanhede.pt
“UM SERÃO NO MUSEU”
Expressão Plástica
Dos 3 aos 10 anos
Número máximo de participantes: 20
Projecção de Filmes
Dos 10 aos 12 anos
Número máximo de participantes: 60
Origami
Dos 3 aos 10 anos
Número máximo de participantes: 20
Peddy Papper
Dos 3 aos 10 anos
Número máximo de participantes: 20
Momento de convívio
Sessão de autógrafos

domingo, 11 de maio de 2008

Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Cantanhede

Digníssimos Jornalistas dia 4 de Maio, pelas 18H, na sede do Partido Socialista de Cantanhede, Tomada de Posse da Comissão Política Concelhia.
Realça-se que os elementos desta concelhia foram empossados pelo Presidente da Federação do PS - Dr. Victor Baptista e pelo Vice-Presidente - Dr. Horácio Antunes. A intervenção do Dr. Victor Baptista, começou por manifestar o total empenho e colaboração para com esta estrutura concelhia e com os novos corpos dirigentes. referiu que apesar de em 34 anos de democracia o PS, apenas ter sido poder em Cantanhede durante 4 anos , com o Dr. Rui, muitas e importantes obras foram conseguidas para o concelho. Salientou o a melhoria das infraestruturas que permitiram que hoje CNT possa ter zonas industriais, aposta no abastecimento de água a todo o concelho, Praça Marquês Marialva, etc... Assim, o PS precisa de voltar à Câmara de CNT para fazer o que falta!!! A Comissão Política é composta por :21 efectivos + 12 suplentes, dos quais destacamos: Manuel Ruivo, Pedro Carrana, Icília Moço, Abel Carapêto , Rui Crisóstomo, Jorge Martins, Maria Céu Lourenço, João Sousa, Sofia Pedro, Luís Silva, Filipe Figueiredo, Manuel Maricato, Lúcia Trindade, Lusitano Espinhal, Silvério Ramos ,Sónia Barbosa, José Vieira, Preciosa Silva, Paulo Alves, Ricardo Simão ,Marco Lourenço.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Cavaco Silva


Cavaco Silva diz que Portugal está "envolvido em profunda alteração" do seu paradigma de desenvolvimento Lisboa, 05 Mai (Lusa) -- O Presidente da República disse hoje aos Reis da Suécia que Portugal está "envolvido numa profunda alteração do seu paradigma de desenvolvimento", que impõe uma aposta decisiva na qualificação das pessoas, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.Cavaco Silva considerou que se trata de "um rumo que obriga a reformas de grande alcance, que a estabilidade política favorece". Dirigindo-se aos Reis Carlos XVI Gustavo e Sílvia da Suécia, durante o banquete de Estado que lhes ofereceu no Palácio da Ajuda, o Presidente da República declarou que a Suécia "esteve sempre" com Portugal entre 1641, após a Restauração, e 1974, após a Revolução de Abril."O estabelecimento de relações diplomáticas e a celebração do Acordo de Paz entre os dois países, em 1641, constitui o marco a partir do qual o nosso relacionamento se institucionalizou", disse o Presidente. Cavaco Silva recordou que 1641 foi "um ano importante para Portugal, envolvido que estava no combate pela manutenção e pelo reconhecimento internacional de uma independência que acabara de restaurar". "E, nesse ano difícil e decisivo, a Suécia esteve connosco", disse, sublinhando que voltaria a estar, quando foi necessário afirmar e consolidar o regime democrático resultante da Revolução de Abril, em 1974.Cavaco Silva recordou episódios do relacionamento bilateral, nomeadamente o caso do acervo literário, de que são exemplo as obras do Embaixador António de Castro Feijó, e a compilação de cartas do Conselheiro de Legação sueco Carls Israel Ruders.O Presidente da República não resistiu a referir-se a "algumas peculiaridades gastronómicas" porque, revelou, se deve ao Embaixador português Sotto Maior, representante em Estocolmo da Coroa Portuguesa no período de 1856 a 1894, a receita de "Lúcio-perca à la Soto Maior", ainda hoje presente no livros de culinária suecos.Após elogiar as afinidades e interesses comuns entre os dois países, Cavaco Silva disse que a Suécia apresenta um dos mais elevados graus de desenvolvimento económico e social, a nível mundial. "Como resultado de profundas e exigentes reformas estruturais, a Suécia é hoje, de novo, uma economia saudável e dinâmica, com taxas de crescimento acima da média europeia", afirmou.Para o Chefe de Estado português, chegou o momento dos dois países "intensificarem e diversificarem" o seu relacionamento económico e comercial, tirando partido das oportunidades, nomeadamente no domínio das energias renováveis.Cavaco Silva disse que a identidade de propósitos dos dois países "recomenda" que se procurem formas de adensar a cooperação bilateral e elegeu o continente africano onde a "experiência" portuguesa possa constituir uma mais-valia.No quadro da União Europeia, o presidente português disse que o relacionamento bilateral é "marcado pela excelência", tendo reiterado o apoio de Portugal às prioridades estabelecidas pela Suécia para a sua Presidência da União Europeia, em 2009. "Uma Presidência exigente, que terá pela frente os desafios ligados à implementação do Tratado de Lisboa e que, em larga medida, contribuirá, para a definição e consolidação do modelo de funcionamento da União Europeia do futuro", concluiu.


SRS. © 2008 LUSA

- Agência de Notícias de Portugal, S.A.

2008-05-05 21:05:01

AKSGB em grande actividade


Uma delegação da AKSGB (Associação Karatedo Shotokan Gândara Bairrada) desloca-se este fim-de-semana a Gondomar afim de participar num Curso a realizar nesta cidade.
No sábado seguinte (dia 18) terá lugar na EB 23 da Tocha um campeonato destinado aos escalões mais jovens. A organização estará a cabo da Associação 1º de Maio e terá início às 10 horas. A entrada é livre.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Solidariedade

Nestes dias difíceis para o nosso confrade Manel e para a sua família a equipe do Partir Pedra envia-lhe um abraço de solidariedade.

domingo, 4 de maio de 2008

CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO


«(...)sob o falso pretexto pedagógico de que a simplificação e uniformização linguística favoreceriam o combate ao analfabetismo (o que é historicamente errado), e estreitariam os laços culturais (nada o demonstra), lançou-se o chamado Acordo Ortográfico, pretendendo impor uma reforma da maneira de escrever mal concebida, desconchavada, sem critério de rigor, e nas suas prescrições atentatória da essência da língua e do nosso modelo de cultura. Reforma não só desnecessária mas perniciosa e de custos financeiros não calculados. Quando o que se impunha era recompor essa herança e enriquecê-la, atendendo ao princípio da diversidade, um dos vectores da União Europeia. Lamenta-se que as entidades que assim se arrogam autoridade para manipular a língua (sem que para tal gozem de legitimidade ou tenham competência) não tenham ponderado cuidadosamente os pareceres científicos e técnicos, como, por exemplo, o do Prof. Óscar Lopes, e avancem atabalhoadamente sem consultar escritores, cientistas, historiadores e organizações de criação cultural e investigação científica. Não há uma instituição única que possa substituir-se a toda esta comunidade, e só ampla discussão pública poderia justificar a aprovação de orientações a sugerir aos povos de língua portuguesa.(...)»

A assinar

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Posição do PS na Assembleia Municipal.


Digníssimos Jornalistas

em reunião de Assembleia Municipal de Cantanhede realizada Hoje, os Deputados do PS apresentaram 1 declaração de voto relativamente ao Relatório de Gestão.

Também relativo à Alteração dos Regulamentos de Abastecimento para Água Consumo, Regulamento Águas residuais e Regulamento de Ambiente tomámos a seguinte posição:

Abstenção com base em que, a INOVA e a Câmara, obrigados pela Lei em deixar de cobrar a tarifa de aluguer de contador, vão criar outra Taxa (tarifa) chamada de Tarifa de Disponibilidade do serviço, a ser paga mensalmente. Lembramos que esta nova tarifa vai ser criada para além da tarifa de contratação de serviço.
Não foi explicada a fórmula de cálculo desta NOVA Tarifa, nem os valores previstos a cobrar, a partir do momento em que entre em vigor esta lei 12/2008 (que será a 26 Maio).
Foi referido que não se justifica esta nova tarifa uma vez que o custo cobrado pelos m^3 de água já inclui uma componente de financiamento dos custos de exploração e manutenção da rede.
Assim, prevemos que os Municipes irão pagar mais de Água e de Resíduos sólidos urbanos e de taxa de saneamento.

Remeto, em anexo, a cópia da declaração de voto.

Antecipadamente agradeço a devida publicação.

Os melhores cumprimentos

Pedro Carrana
concelhia do PS Cantanhede
Declaração de Voto

Pela análise do relatório de gestão e contas e através da sua análise cruzada com o orçamento previsto, permite aferir da fiabilidade dos orçamentos e principalmente das taxas de execução dos executivos municipais.
As previsões têm ficado sempre à quem da realidade.
Constata-se que existem diferenciais na ordem dos 2 milhões de contos, que corresponde a um erro na previsão de cerca de 40% (orçamento e execução).
É notória a sobrevalorização da receita, tal como havíamos apontado na apresentação do orçamento. A execução negativa de 56,9% das receitas de capital (-13.104.165,91 €) determinou uma execução negativa de 52.9% do lado da despesa (-14.212.105,62 €);

Constata-se que as receitas correntes cresceram cerca de 10% relativamente a 2006, contudo a despesa corrente cresceu perto de 20%, também relativo a 2006.

Baixa taxa de execução na rubrica transferências de capital, em resultado das dificuldades na concretização das obras: Via Regional Cantanhede(IC1)/Tocha e a Variante Poente a Portunhos.

Despesa Corrente com Pessoal:
As despesas correntes com pessoal continuam bastante elevadas (22.62%).
Desde 2003 que a Despesa com pessoal tem crescido anualmente a uma taxa superior a 8,5%, aproximadamente 80.000 contos/ano. Tendo para 2007 crescido 600.000€, aproximadamente 12%.

Evolução do Endividamento da Câmara:
Assim, relativamente ao Endividamento Médio-Longo prazo:
Dívida apurada em 31/12/2007= 11.215.409,34 € ( ~ 2.300.000 contos)
Este valor cresceu quase 3.700.000 €, por culpa do empréstimo contratado em finais de 2007.

Endividamento de curto prazo:
O valor das dívidas por facturas em conferência é superior a 305.000 €, que serão executadas apenas em 2008.
Elevada subida dos encargos relacionados com contratos de locação Financeira, i.e, Leasings, no total de 1.825.194,19 euros;

O valor desta dívida, que inclui dividas a empreiteiros, fornecedores, a terceiros é de 5.238.609,80 € (1.000.000 contos).
Total dívidas curto prazo = 5.238.609,80 € (1.000.000 contos)

Total Dívidas (médio longo prazo + curto prazo) , i.e., Dívida Global = 16.454.019,14€ ( ~ 3.300.000 contos)

Neste contexto a dívida global do Município aumentou, face a 2006.

Dívida de Terceiros = 2.263.000 € ( ~500.000 contos)

Se à Dívida Global subtrair a Dívida de Terceiros, resulta então a Dívida Líquida, vem :
= 16.454.019,14€ - 2.263.000 € = 14.190.351,13 € ( ~ 2.800.000 contos)

A dívida activa aumentou, relativamente a 2006, 2.338.970€ (500.000c), sendo a maior dívida activa desde sempre.

Encargos com a Dívida Municipal
Aquilo que constata pela análise da pág. 50, é que os encargos desta câmara com a dívida de médio–longo prazo (juros e amortizações) são na ordem de 1.280.000€ (250.000contos/ano).

Poupança:
Existe uma diminuição da Poupança, i.e, a variação da poupança apresentada é inferior em 504.825 € (100.000 c.) à de 2006;
Refira-se, também, que esta Poupança tem vindo a decrescer desde 2005.
Apesar da receita corrente ter crescido, esse facto não compensou a elevada subida das despesas correntes. As despesas correntes (11.269.810,71 €) foram as mais elevadas de sempre.

Por tudo isto, teremos de possuir o distanciamento político necessário, pelo que o nosso voto irá no sentido da Abstenção, na votação do relatório de gestão de 2007.

Primeiros a dar bons exemplos...


Portugal foi o primeiro país do Mundo a abolir a escravatura;

Portugal foi o primeiro país europeu a abolir a pena de morte;

Portugal o primeiro país da Europa a ter uma escolaridade mínima obrigatória;

Portugal foi o primeiro país europeu a ter regras de acessibilidade à web;

Foi Portugal o primeiro país europeu a divulgar na Europa a língua chinesa através dos dicionários produzidos por Jesuítas;

Portugal foi o primeiro país no Mundo a implementar o controlo da dopagem nas competições de Xadrez.


Abolição da Escravatura em Portugal

Os primeiros escravos a serem libertados foram os de pertença do Estado, pelo Decreto de 1854, mais tarde, das igrejas, pelo Decreto de 1856. Com a lei de 25 de Fevereiro de 1869 proclamou- se a abolição da escravatura em todo o império português.

"Fica abolido o estado de escravidão em todos os territórios da monarquia portuguesa desde o dia da publicação do presente Decreto. Todos os indivíduos dos dois sexos, sem excepção alguma, que no mencionado dia se acharem na condição de escravos passarão à de libertos e gozarão de todos os direitos e ficarão sujeitos a todos os deveres concedidos e impostos aos libertos pelo Decreto de 19 de Dezembro de 1854."
D. Luís, Diário do Governo em 27 de Fevereiro de 1869 (adaptação)

1º de Maio





1º de Maio. De memória sangrenta, comemora em primeiro lugar o dia 1 de Maio de 1886, quando se realizou uma manifestação sindical de centenas de milhares de trabalhadores nas ruas de Chicago, reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, o que deu início uma greve geral nos EUA. O dia 3 de Maio terminou com a morte de um dos manifestantes em confrontos com a polícia. A 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos (que, veio a apurar-se depois, pertenciam à própria polícia) para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas, o que é hoje conhecido como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu escolher essa data para convocar uma manifestação anual com o objectivo de continuar a lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França foi dispersada pela polícia, o que resultou na morte de dez manifestantes e serviu para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores. Alguns meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.

Tráfico Humano - "All I Need" by Radiohead (+ MTV EXIT)


O que é o tráfico humano?

O tráfico humano é a comercialização de seres humanos e a sua utilização por criminosos, com o fim de ganhar dinheiro, o que significa enganar ou forçar pessoas a entrar na prostituição, a mendigar ou a fazer trabalho manual.

Todos os anos, cerca de 200.000 pessoas são vítimas de tráfico humano na Europa, a maioria das quais mulheres e adolescentes que são forçadas a entrar no mundo da prostituição.

Na Europa, adolescentes e jovens mulheres encontram-se particularmente em risco de caírem nas mãos de criminosos, que lhes prometem bons empregos ou estudos e que depois forçam as vítimas a prostituírem-se. Os criminosos lucram enquanto as adolescentes e mulheres são violadas e sofrem outros tipos de violência física e psicológica.

O tráfico humano é agora tão comum, que é a terceira actividade criminosa mais rentável do mundo, depois das drogas ilícitas e tráfico de armas.

As vítimas não consentem em serem traficadas. Elas são enganadas, iludidas com promessas falsas ou forçadas.

O traficante retira à vítima os direitos humanos mais básicos: a liberdade de movimento, de escolha, de controlar o seu corpo e mente e o controlo do seu futuro.

Não confundas tráfico humano com contrabando. Um contrabandista facilita a entrada ilegal num país por um valor, mas ao chegar ao seu destino, a pessoa que entra ilegalmente fica livre; a vítima do tráfico humano é escravizada.

VER VIDEO NO LINK ABAIXO

http://link.brightcove.com/services/player/bcpid769343686?bctid=1529520120

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Praias: Falta de nadadores-salvadores


Lisboa, 29 Abr (Lusa) - Dezoito câmaras do Norte, Centro e da zona de Lisboa pediram a redução da época balnear oficial, que decorre entre 01 de Junho e 20 de Setembro, devido à dificuldade na contratação de nadadores-salvadores.

Os pedidos foram autorizados pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e prevêem o encurtamento da época em 15 dias a um mês.
Todos os municípios do Litoral Norte (Caminha, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho) pediram a redução, sendo a época balnear fixada entre 15 de Junho e 15 de Setembro.
Em Cantanhede, Figueira da Foz e Mira, o período balnear foi reduzido apenas 15 dias (1 de Junho a 15 de Setembro), enquanto em Ílhavo, Vagos e Leiria (praia do Pedrógão) decorrerá entre 15 de Junho e 15 de Setembro.
No município de Alcobaça, a época balnear estende-se entre 01 de Junho e 15 de Setembro nas praias de São Martinho do Porto, Paredes da Vitória, Pedra do Ouro e Polvoeira, e entre 15 de Junho e 01 de Setembro nas praias de Água de Madeiros e Légua.
Em Torres Vedras, o período balnear vai de 15 de Junho a 15 de Setembro e na Lourinhã de 01 de Junho a 15 de Setembro.
A época balnear pode ser definida para cada praia em função das condições climatéricas de cada zona, frequência dos banhistas e interesses sociais ou ambientais próprios da localização sob proposta dos presidentes das autarquias abrangidas.
O presidente da comissão instaladora da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores considerou hoje que a legislação portuguesa para o sector "é arcaica", e defendeu o fim da época balnear.
Alexandre Tadeia, dirigente da Búzios (Associação de Nadadores Salvadores de Coruche), criticou, em particular o facto de a contratação de nadadores salvadores estar dependente dos concessionários e não ser similar ao que se passa com o serviço de bombeiros, em que o Estado assume os custos de um serviço público.
Além das praias costeiras, Alexandre Tadeia recordou que os nadadores salvadores são igualmente responsáveis pela vigilância nas praias fluviais e em piscinas.
RCR/MLL.



© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2008-04-29 17:50:02

Exposição "Dois séculos de noivas"


Foi inaugurada na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede a exposição "Vestidos de Noiva, Séculos XIX e XX" que ficará patente ao público até ao dia 20 de Julho.Constituída por exemplares do espólio do Museu Nacional do Traje, a exposição apresenta uma síntese da evolução dos vestidos de noiva usados em Portugal nos últimos dois séculos. Ao longo dos próximos três meses os visitantes poderão observar vestidos usados pelas classes mais desfavorecidas, sobretudo em fotografias, em que as noivas se apresentavam muitas vezes vestidas com um simples fato de saia e casaco ornamentadas apenas com um véu e um ramo de flores, até ao mais sofisticados dos vestidos vindo de Paris. As festas de casamento perdem-se na memória dos tempos e foram sempre transversais a todas as classes sociais, culturas e civilizações. O casamento surgiu sempre como um acontecimento social e comunitário de superior relevância estando a ele associados diferentes rituais.A noiva teve sempre um lugar de destaque em todo o cerimonial, pelo que a escolha do vestido se transforma sempre num acto sumptuoso e dignificante. A exposição retrata a idealização desse momento vivido pelas noivas dos séculos XIX e XX.Sendo o branco a cor mais associada ao vestido de noiva, poder-se-á observar que, apesar de esta começar a ser introduzida na Europa a partir dos finais do século XVIII, imitando a moda da Antiguidade Clássica, se encontram expostos belíssimos e sofisticados vestidos bege e tons a tenderem para os prateados. Acessórios de noiva, fatos de noivo, das meninas das alianças e dos acompanhantes estão também representados nesta exposição, que conta ainda com um conjunto de fotografias.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Cantanhede: Expofacic espera a visita de 300 mil pessoas


Bob Sinclair e Sean Kingston são os cabeças de cartaz da 18ª edição da Expofacic 2008 que se realiza em Cantanhede, entre os dias 25 de Julho e 3 de Agosto. O orçamento para este ano é de cerca de um milhão e 300 mil euros. A organização espera a visita de 300 mil pessoas.

Na passada segunda-feira, 28 de Abril, foi apresentada em conferência de imprensa a Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que irá decorrer de 25 de Julho a 3 de Agosto.

Os contornos do evento foram todos anunciados, nomeadamente no que diz respeito ao cartaz de espectáculos, programa cultural, a participação das associações e expositores, organização dos espaços, bem como as alterações que a organização vai introduzir relativamente às outras edições.
Neste momento, já está tudo preparado para mais uma edição deste grande acontecimento festivo do concelho de Cantanhede, e, seguramente, um dos maiores do país.

João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, justifica a grande evolução deste acontecimento com a aposta de um cartaz variado de espectáculos com preço social, oferta que se pretende para todos, e um forte envolvimento por parte das Associações, escolas e autarquias.

António do Patrocínio Alves, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM e responsável por toda a logística acredita que todas as alterações servem para criar mais e novo dinamismo nas Festas do Concelho de Cantanhede.
Mais zonas de secretariado, mais uma entrada principal, o circuito interno de televisão diário são algumas das novidades deste 18ª edição, que conta com 597 espaços comerciais e 474 expositores.

Com um cartaz equilibrado para os dez dias de feira, o orçamento para este ano é de cerca de um milhão e 300 mil euros. António Patrocínio Alves acredita que “se tudo correr bem a auto-sustentabilidade da Expofacic se vai manter”.
Da Weasel (25 de Julho), Squeeze Theeze Pleeze (26 de Julho), Bob Sinclair + Big All + Steve Edwards (26 de Julho), Tony Carreira(27 de Julho), David Fonseca (28 de Julho), Mariza (29 de Julho), Quim Barreiros (30 de Julho), Mickael Carreira (31 de Julho), White Snake e Sean Kingston (2 de Agosto) e Xutos e Pontapés (3 de Agosto), são os grupos que fazem deste cartaz uma promessa para o êxito.

Andreia Lucas

sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril em Cantanhede - presença de D. Ximenes Belo

Recepção
Prelecção
Entrega da medalha de ouro da cidade


Oferenda do escultor Alves André
Ao fundo o Sr. Embaixador de Timor


Foi com emoção que ouvi a prelecção sobre a paz de D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Dili e Prémio Nobel da Paz. Fotografei alguns desses momentos que partilho convosco. D. Ximenes recebeu a Medalha de Ouro da cidade de Cantanhede. Viva o 25 de Abril que nos permitiu momentos destes... Mas renego todos aqueles que a coberto da revolução dos cravos vermelhos, gritam 25 de Abril, exploram como nunca as classes trabalhadoras, espoliam liberdades ganhas, vivem da miséria da maioria. Para mim os ideais do 25 de Abril têm de ser lembrados todos os dias, e temos de fazer de cada dia uma luta para os fazer brotar. Antes não se era livre porque não se podia falar, hoje não somos livres porque não temos poder económico para o exercício pleno da cidadania.

26 de Abril Sempre



«Coimbra, 20 de Junho de 1975 Estranha revolução esta, que desilude e humilha quem sempre ardentemente a desejou. A mais imunda vasa humana a vir à tona, as invejas mais sórdidas vingadas, o lugar imerecido e cobiçado tomado de assalto, a retórica balofa a fazer de inteligência. Mas teimo em crer que apesar de tudo valeu a pena. Assistir ao descalabro. Pelo menos não morro iludido, como os que partiram na véspera do terramoto.» Miguel Torga in Diário XII, 3ª edição revista. #

O grande capital vive dias felizes a mão-de-obra barata a exploração desenfreada não param de crescer, Se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha. Melhor dizendo se o fluxo de imigrantes não chega, deslocaliza-se a empresa, com a vista grossa dos governos, com o folclore mediático dos sindicatos e com os trabalhadores ainda mais na miséria. Até os empresários portugueses já perceberam a manobra. A AEROSOLES (empresa de calçado) que em 2004/2005 tinha encerrado a sua unidade fabril em Portugal, para ir explorar os trabalhadores romenos, agora também vai dar o golpe lá na Europa de leste e deslocalizar definitivamente para a Índia.
Em vésperas do dia da liberdade a noticia pode servir de mote.
Os políticos do sistema e toda a camarilha que tem feito fortuna graças ao termino da longa noite fascista, juntamente com os traidores dos sindicatos podem dar-se por felizes e entre um charuto cubano e um JIM BEAM (para serem politicamente correctos), gritar bem alto 25 de Abril sempre!
Eu pertenço à geração que viu nascer o 25 de Abril, se alguma esperança nasceu dentro de mim desapareceu rapidamente, pois os que gritavam “Presos políticos nunca mais” faziam parte da ideologia que mais presos políticos tinha feito no mundo até ao momento e não tardaram a encher as prisões de Abril, ainda com mais gente do que a que tinha saído.
Depois os novos libertadores, bem depressa nos mostraram o seu conceito de liberdade. Miséria e fome em contraste com grandes fortunas, algumas muitas de proveniência duvidosa, insegurança, ensino para os rankings, listas de espera nos hospitais, desemprego; enfim, enquanto meia dúzia de famílias vêem as suas mais valias aumentarem exponencialmente, é cada vez maior o numero dos que vivem na miséria. Os políticos do sistema sequiosos de algumas migalhas que o capital lhes deita, fazem o seu jogo alegremente cantando Grândola Vila Morena.
Para mim amanhã será um dia como todos os outros, para este peditório já dei, vou lutar com todas as forças pela Revolução do 26 de Abril, porque Pátria e Socialismo.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Comemore o 25 de Abril em grande!

Divirta-se e comemore o 25 de Abril na companhia da Escola de Música Municipal António de Lima Fragoso, onde poderá disfrutar do maravilhoso som do cantar das crianças e dos jovens que constituem esta escola.
Poderá ouvir músicas relativas ao 25 de Abril entre outras que poderão animar o seu serão.
Apareça e escute as canções que fazem as delicias de "miudos e graudos"!!!

Nos Claustros da Câmara Municipal de Cantanhede,a partir das 16h!!

Festival das Artes - Escola Secundária de Cantanhede

No dia 24 de Abril, irá realizar-se o Festival das Artes na Escola Secundária de Cantanhede, que irá apresentar um espetáculo com várias artes (dança,etc.).
A partir das 21h poderam assistir a um espetáculo composto por alunos da Secundária que trablharam para poder animar o público presente, com vários quadros que poderão ver num serão inesquecivel!!!
Aparece e disfrute do Festival das Artes!!!

Dia 24 de Abril às 21h.

25 de Abril - responsabilidade


É preciso um 25 de Abril todos os dias...

para que não nos enganem!

Acredito neste dia, luto pelo que representa,

quero que a minha filha sinta a responsabilidade dessa liberdade.

O 25 de abril é

na janela da minha vida

RESPONSABILIDADE TODOS OS DIAS.

DIA MUNDIAL DO LIVRO

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Vereadores socialistas abandonam reunião de Câmara


Ler notícia em baixo.

Vereadores socialistas abandonaram reunião camarária

Vereadores do PS abandonaram, ontem, a reunião do executivo camarário, indignados com o facto de, alegadamente, não terem recebido os documentos em análise dentro do prazo que a lei determina: 48 horas. Documentos que eram, nada mais, nada menos, que os relatórios de contas da empresa municipal Inova, da autarquia… e mais 72 itens!

Os dois vereadores socialistas (Rui Crisóstomo e Manuel Ruivo) deixaram ontem a maioria social-democrata da Câmara de Cantanhede a falar sozinha na reunião onde se discutia o relatório e contas de 2007 da empresa municipal Inova e o relatório de gestão e prestação de contas do município. Além destes dois importantes pontos, em agenda estavam, ainda, em discussão, mais 72 itens, entre os quais a primeira revisão de 2008 do orçamento, alterações, abertura e adjudicação de concursos públicos (um deles internacional), entre muitos outros.
Os socialistas insurgiram-se pelo facto de, alegadamente, não terem recebido esta vasta informação dentro prazo que a lei determina (48 horas), e, por isso, não poderem «votar em consciência», conforme desabafou Manuel Ruivo.

Continuar a ler

25 de Abril - para não esquecer

Nesta festa pá... cá estou contente...



segunda-feira, 21 de abril de 2008

Legendas

Até há bem pouco tempo, raro era o filme, série ou até desenho animado - digno de tal nome - que não fosse "passado", na TV ou cinema, na sua língua de origem, normalmente estrangeira.
Não vou falar aqui dos filmes portugueses da década de trinta, quarenta ou cinquenta do século passado, que, tal como o futebol de então, serviam para "entreter" o "Zé povinho" - hoje "Tugas"!!! - e, dessa forma, desviar as nossas atenções da realidade nacional e até internacional.
Tal era conveniente para os poucos que mandavam nos muitos outros...enfim..uma questão de números.
Falo sim, da sétima arte...independentemente da nacionalidade... que era ouvida e falada na sua língua de "origem".
Quer queiramos quer não...tais filmes, séries ou até desenhos animados, em muito contribuiram para que fosse "implementada" no nosso País o hábito da Leitura. Parece mentira mas é verdade!!! Tais legendas muitas vezes substituíam os livros que, tal como hoje, eram caros!. Na verdade, não havia "dobragem", com tal lá tínhamos nós quer ler as legendas em português de Portugal!!!
Tal e qual como os Brasileiros dobram ou legendam tudo o que vem de Portugal!!! Mas o português de Lá é que está correcto, desculpem, corretô!!!
Como dizia, tal legendagem proporcionou, a quem já sabia ler, uma certa destreza mental e linguística, dada a rapidez com que as mesmas apareciam e desapareciam, não devessem as mesmas "traduzir em tempo real" o que as personagens estariam a dizer naquele mesmo instante.
Quando não se conseguia ler tudo - por falta de tempo para as ler ou pelo facto da nossa atenção estar virada para a "cara laroca" que se tinha ao lado...lá se perguntava ao(à) companheiro(a) de "circunstância" o que é que tal personagem tinha dito.
Tal situação era por demais divertida no "escurinho do cinema"...quando a nossa atenção tinha que se repartir pela "Tela", pelo hábil e frenético "manejar" à procura, para uns do "Triângulo das Bermudas", "Faixa de Gaza" ou dos "Montes Golãs", para outros do manjar dos Deuses e o prazer supremo: As pipocas!!! Que mais poderia ser!!!
Filmes havia que dispensavam a legendagem...pois da tela apenas saiam grunhidos e afins...língua universal...como o latim...apesar de língua morta!
Bons tempos esses..os da legendagem...
Os "Putos, catraios, miúdos, garotos(as)" de hoje são como aquela "velha" "estória" de que "o leite vem do supermercado"! No meu tempo era oriundo das vacas, das cabras ou das ovelhas...dependendo sempre do gosto de cada um e do queijo de que se mais goste.
Em resumo: Talvez sem querer, a televisão de então - como o cinema de hoje - prestava um verdadeiro serviço público, obrigando as nossas "mentes" a desenvolver aptidões para ler, ver e "degustar" o que de bom se tinha levado!
Para o "Tugas" de hoje...tal é praticamente impossível.. senão vejamos:
Ler, por si só é complicado;
Ler e ver, mais complicado é...ou se lê ou se vê...duas coisas em simultâneo não!;
Ler, ver e "degustar"...pior ainda, as manchas das pipocas são de difícil "remoção"!
Solução: Dobragem!!!
Dobra-se o filme, a série, o desenho animado...e problema resolvido...
Consequências: Não se lê, agora olha-se mas não se vê, e o ponteiro da balança sobe...não estivessem tais pipocas repletas de açúcar a afins.
Será exagero?

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Dia mundial do livro (23 de Abril)

A propósito do dia mundial do livro que se aproxima, quis lembrar um dos belos livros de Antoine De Saint-Exupery "O Principezinho"



Extracto:



... Julgava-me muito rico por ter uma flor única no mundo e, afinal só tenho uma rosa vulgar...
Foi então que apareceu uma raposa.
- Olá, bom dia! Disse a raposa.
- Olá, bom dia! - Respondeu delicadamente o principezinho...
-Anda brincar comigo - pediu o principezinho. Estou tão triste...
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou...
Andas á procura de galinhas? (diz a raposa)
Não... Ando á procura de amigos. O que é que "cativar" quer dizer?
... Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
Laços?
Sim, laços - disse a raposa. -...
Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e eu serei para ti, única no mundo...
(raposa) Tenho uma vida terrivelmente monótona...
Mas se tu me cativares, a minha vida fica cheia se Sol.
Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo?... não me fazem lembrar de nada. É uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então quando eu estiver cativada por ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti...
- Só conhecemos as coisas que cativamos - disse a raposa. - Os homens, agora já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não tem amigos. Se queres um amigo, cativa-me!
E o que é preciso fazer? - Perguntou o principezinho.
- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar mais perto...
Se vieres sempre ás quatro horas, ás três já eu começo a ser feliz...
Foi assim que o principezinho cativou a raposa. E quando chegou a hora da despedida:
- Ai! - Exclamou a raposa - Ai que me vou pôr a chorar...
... Então não ganhaste nada com isso!
- Ai isso é que ganhei! - disse a raposa. - Por causa da cor do trigo...
Depois acrescentou:
- Anda vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo.
O principezinho lá foi... - vocês não são nada disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês... - não se pode morrer por vocês...
... A minha rosa sozinha, vale mais do que vocês todas juntas, porque foi a ela que eu reguei, que eu abriguei... Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, ás vezes calar-se. Porque ela é a minha rosa.
E então voltou para ao pé da raposa e disse:
- Adeus...
- Adeus - disse a raposa. - vou-te contar o tal segredo. É muito simples:
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
Foi o tempo que tu perdes-te com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. Mas tu não te deves esquecer dela.
Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa...

Hoje na Régua amanhã num lugar perto de si.


Os hospitais portugueses estão a debater-se com uma crescente falta de médicos ao nível das urgências. Em alguns casos, os hospitais chegam a ter de suspender a urgência em determinadas especialidades, durante uma semana a 15 dias, por falta de médicos, sobretudo no Verão.
Esta é mais uma prova de que as medidas que o governo implementou na saúde são uma falácia e estão a transformar um sistema que embora doente lá ia trabalhado num moribundo a substituir urgentemente. Também sabemos quem está em lista de espera para o lugar, a medicina privada, cheia de qualidade para quem pode pagar mas profundamente geradora de desigualdades.
Hoje mais uma morte por explicar mais uma morte que talvez pudesse ter sido evitada se as urgências da Régua ainda funcionassem durante a noite. Hoje na Régua amanhã num lugar perto de si.

Qual crise?

Desde que me recordo a palavra crise sempre assolou a minha existência, principalmente a crise do país, ao nível da saúde, educação, justiça, finanças (públicas e privadas), etc. Para não variar, hoje vivemos em crise... Há falta de emprego, a saúde é um caos, os processos ganham pó nos tribunais, a educação é para rir, o petróleo sobe, as taxas de juro também, etc, etc.O que muita gente esquece é que a crise de que se fala acompanha a melhoria da qualidade de vida dos portugueses e, sobretudo, das suas exigências ao nível do consumo e d0 bem estar. Não estarei muito enganado se relembrar que em meados da década de oitenta poucos casais jovens tinham casa própria e duas viaturas (uma para conjuge). Vinte anos depois (ou até menos...) essa realidade é diferente, os jovens adquirem casa, têm dois (ou mais veículos), não se limitam a ter despesas de água, luz e gás, mas também de telemóvel (que os filhos com mais tenra idade também possuem), tv cabo, internet, etc. Obviamente que me parece que a crise tão propalada por aí, é, em muitos casos, para não dizer a maioria, uma crise de consumo e de mau planeamento.Sinceramente, o que eu acho é que os salários miseros que temos não chegam para as necessidades que nos são proporcionadas e que estas são infinitamente superiores às necessidades básicas. É no discernimento das prioridades que estará, na minha opinião, o saneamento financeiro das familias, porque a saúde por muitos hospitais e médicos que existam vai funcionar mal, os tribunais vão entupir cada vez mais, a educação (com ou sem acordos ortográficos) vai piorar e as finanças públicas estão cada vez mais próximas do colapso.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Arte e Política


António Cerveira Pinto


Notas para uma mesa redonda no Museu do Neorealismo, Vila Franca de XiraI
Um dos principais espinhos de uma abordagem das relações entre arte e política deriva da complexidade crescente de ambos os termos da relação.
A arte tornou-se um universo distante, especulativo (leia-se corrupto) e complexo. A política tornou-se um universo distante, especulativo (leia-se corrupto) e complexo…
No domínio artístico a imperceptibilidade da arte, faz com que a mesma só consiga ver-se quando previamente emoldurada por uma retórica ostensiva da mediação, e sobretudo quando a sua visibilidade rompe o contínuo mediático através da emergência espectacular de uma qualquer instanciação mercantil especulativa.

terça-feira, 15 de abril de 2008

os males da nossa história II

A falta de bom senso
A memória da história
A história do bom senso
A falta da memória
A falta da história
A história da memória
O bom senso da memória
A memória do bom senso
A história
A memória
O bom senso.

CANTO!


Canto o canto no canto.
No canto canto o canto!
Canto o canto do canto.
No canto o canto canto.

Ai canto que canto canto.
Ai no canto canto e canto.
Ai canto, canto canto.
Ai canto do canto canto!

josé vieira

segunda-feira, 14 de abril de 2008

os males da nossa história

A inquisição e a consequente Expulsão dos Judeus!!!
Dependência político-militar para com a Inglaterra!!!
Participação na primeira Guerra Mundial!!!
A primeira República!!!
Não aceitação do plano Marshall!!!
O fim tardio da segunda República!!!
A actualidade...
O Acordo ortográfico!!!

domingo, 13 de abril de 2008

Acordo Ortográfico: Opositores têm posição "tacanha" - Malaca Casteleiro


Lisboa, 04 Abr (Lusa) - O professor João Malaca Casteleiro, linguista que participou na elaboração do Acordo Ortográfico, classificou hoje como "tacanha" a posição daqueles que se opõem à sua ratificação, pendente há 14 anos.

"Estou em crer que [a resistência à adopção do acordo] é uma perspectiva tacanha, de ver Portugal como proprietário da língua, o dono da língua, tendo os outros apenas de seguir o que Portugal estabelece", disse hoje à Lusa o linguista, membro da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa.
"Ora, a maior riqueza da língua portuguesa é ela ser compartilhada, neste momento, por oito países: Portugal, cinco países africanos, Timor-Leste - na Ásia, e também, não esqueçamos, a região administrativa especial de Macau, onde o português é língua oficial ainda pelos próximos 40 anos - e o Brasil", sublinhou.
Segundo Malaca Casteleiro, "é muito importante olhar para este futuro da língua portuguesa e para a sua importância no mundo".
"Essa é a maior dádiva dos descobrimentos portugueses, da expansão de Portugal pelo mundo: termos conseguido que a língua portuguesa perdurasse para além da independência das colónias que tivemos nos vários continentes", sublinhou.
Sobre os resultados da reunião da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, agendada para a próxima segunda-feira e destinada a debater o Acordo Ortográfico, o especialista afirmou que as suas expectativas "são muito positivas".
"Acho que há uma vontade política do Governo de levar por diante este processo que se arrasta há quase 100 anos (desde 1911, data do primeiro acordo entre Portugal e o Brasil) e ao qual é preciso pôr um termo", sustentou.
Na sua opinião, "as pessoas não querem compreender que a questão ortográfica se arrasta há quase um século e que é preciso pôr-lhe um termo".
"É preciso encontrar uma forma tanto quanto possível unificada de escrever a língua portuguesa sem alterar nada, no que respeita à morfologia, à sintaxe, à semântica, ao léxico da língua", defendeu.
O linguista frisou que o Acordo Ortográfico "só toca na forma de escrever, de grafar, as palavras e mais nada".
"A queda das consoantes mudas ou não articuladas é a principal mudança e é aquela que devia ter sido feita há muito tempo, porque se tivesse sido feita logo em 1911 ou 1931, em que era possível o acordo com o Brasil, o problema tinha-se ultrapassado facilmente", opinou.
"Não me digam que é por causa de passarmos a escrever `actor` sem `c`, ou `óptimo` sem `p`, ou `direcção` só com `c` cedilhado que a língua se vai alterar ou, mais do que alterar, adulterar. De modo nenhum", comentou.
Referindo "tantas alterações que se efectuaram ao longo da história da língua, o professor Malaca Casteleiro deu o exemplo do grafema "ph".
"Em 1911, substituiu-se o `ph`, que era até um grafema muito interessante - em pharmacia, em philipe, por exemplo, era bonito! - por `f`, que não tem a estética que tem o `ph`. E isso entrou no hábito das pessoas, por que é que agora não hão-de entrar estas alterações?", interrogou-se.
ANC.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2008-04-04 20:30:02

História da Ortografia do Português


Nesta página, pretende-se dar a conhecer uma breve cronologia das reformas ortográficas efectuadas na língua portuguesa.
Séc XVI até ao séc. XX - em Portugal e no Brasil a escrita praticada era de cariz etimológico (procurava-se a raiz latina ou grega para escrever as palavras).
1907 – a Academia Brasileira de Letras – começa a simplificar a escrita nas suas publicações.
1910 – Implantação da República em Portugal – foi nomeada uma Comissão para estabelecer uma ortografia simplicada e uniforme para ser usada nas publicações oficiais e no ensino.
1911 – Primeira Reforma Ortográfica – tentativa de uniformizar e simplificar a escrita de algumas formas gráficas, mas que não foi extensiva ao Brasil.
1915 – a Academia Brasileira de Letras resolve harmonizar a ortografia com a portuguesa.
1919 – A Academia Brasileira de Letras revoga a sua resolução de 1915.
1924 – A Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras começaram a procurar uma grafia comum.
1929 – A Academia Brasileira de Letras lança um novo sistema gráfico.
1931 – Foi aprovado o primeiro Acordo Ortográfico entre o Brasil e Portugal, que visava suprimir as diferenças, unificar e simplificar a língua portuguesa, contudo não foi posto em prática.
1938 - foram sanadas as dúvidas quanto à acentuação de palavras.
1943 – foi redigido na primeira Convenção ortográfica entre Brasil e Portugal o Formulário Ortográfico de 1943
1945 – Acordo Ortográfico – tornou-se lei em Portugal, mas no Brasil não foi ratificado pelo Governo, os brasileiros continuaram a regular-se pela ortografia anterior do Vocabulário de 1943.
1971 – foram promulgadas alterações no Brasil, reduzindo as divergências ortográficas com Portugal.
1973 - foram promulgadas alterações em Portugal, reduzindo as divergências ortográficas com o Brasil.
1975 - a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboraram novo projeto de acordo que não foi aprovado oficialmente.
1986 - o presidente José Sarney do Brasil promoveu um encontro dos sete países de língua portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, no Rio de Janeiro. Foi apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
1990 - a Academia das Ciências de Lisboa convocou novo encontro juntando uma Nota Explicativa do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – as duas academias elaboram a base do «Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa». O documento entraria em vigor (de acordo com o 3º artigo do mesmo) no dia «1 de Janeiro de 1994, após depositados todos os instrumentos de ratificação de todos os Estados junto do Governo português».
1996 – o último acordo foi apenas ratificado por Portugal, Brasil, e Cabo Verde.
2004 - os ministros da Educação da CPLP reuniram-se em Fortaleza, no Brasil para propor a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, mesmo sem a ratificação de todos os membros.