"I'll eat you", uma técnica mista sobre madeira, de Alexandre Baptista, foi o trabalho escolhido pelo júri para vencer a primeira edição da exposição colectiva de arte contemporânea da Bairrada que prestou homenagem ao rei da região o leitão. A mostra, que está patente ao público até final do mês, no Museu do Vinho, em Anadia, juntou nomes consagrados da pintura, escultura e fotografia a jovens artistas plásticos que mostraram como a gastronomia se pode aliar à arte. Alexandre Baptista, nascido em 1969, licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto, com várias exposições individuais no país e participante em colectivas, desde 1989, em Portugal, Espanha, Brasil ou Macau, vencedor do Prémio de Desenho Montepio Geral, junta agora o prémio, no valor de 5 mil euros, com o trabalho eleito pelo júri, por unanimidade. Histórias escondidasNo contraste entre as dimensões da tela, com os pequenos leitões instalados num plataforma criada, o artista esconde uma história, que, ao JN, preferiu não revelar. "Para que cada um ali encontre a sua história", afirmou. Com um tema - que o escritor, membro do júri, Valter Hugo, reconheceu não ser fácil -, surgiu mais de uma dezena de trabalhos de "muito valor", a concurso.O leitão foi retratado na pintura, escultura e fotografia, vencendo o segundo prémio João Noutel, com um desenho em suporte fotográfico, e o terceiro prémio, Augusto Canedo, com um óleo sobre tela. As menções honrosas foram cinco Abílio Febra (único trabalho em escultura distinguido), Carla Barros, Gustavo Fernandes, Isabel Padrão e Pedro Tavares. A primeira colectiva de arte contemporânea da Bairrada - que procurou aliar de forma original a gastronomia à arte, da Confraria do Leitão da Bairrada ao Museu do Vinho e à Galeria Sacramento, em Aveiro - é uma iniciativa que pretende ter continuidade e incluir o museu na rota das artes plásticas portuguesas.
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Jornal Escolar da Secundária de Cantanhede
terça-feira, 8 de abril de 2008
Competição Inter-escolas nas Alhadas dia 8 de Março.
Neste mesmo encontro, as três escola disputaram os dois titulos para a eventual presença no encontro de regionais de Actividades Rítmicas Expressivas. As três escolas revelaram empenho pelas actvividades realizadas tal como interesse. Ao longo deste encontro, os jovens participantes puderam desenvolv
er o espirito de companheirismo, divertimento, empenho, tal como o sentido de competição.
Também foram notadas algumas divergencias entre as escolas participantes apesar das amizades desenvolvidas. o espirito competitivo ajudou para que uma das escolas saisse vitoriosa.
Das três escolas participantes a que conseguiu alcançar o primeiro lugar foi a e.S. de Cantanhede, ficando em segundo a E.S. dr. Joaquim de Carvalho e por último a A E Alhadas.
segunda-feira, 7 de abril de 2008
domingo, 6 de abril de 2008
As medidas são más a lavagem ao cérebro também

A Ministra da Edução disse na sua ultima entrevista que as alterações introduzidas na saúde, são boas, foram foi mal explicadas. O discurso já mudou nalguma coisa, agora a culpa já não é dos provincianos, mas sim da propaganda. A máquina de lavagem aos cérebros não funcionou. Como é possível explicar a alguém que agora tem de se deslocar muitos Quilómetros para ser atendido num hospital quando tinha um ao pé da porta. Como explicar alguém que em vez de ter de esperar uma hora para ser atendido tem de esperar sete ou oito. Como explicar alguém que o seu filho corre o risco de nascer numa ambulância. Atrevo-me a sugerir que só recorrendo a cargas policias ou a prisões politicas com os armários necessários para as PLAYSTATION e os livros do George Orwell.
Este governo começa a dar sinais de cansaço, a rua não lhe tem sido favorável, e é na rua que se têm travado algumas das medidas impopulares. A previsível vitória do povo da Anadia deve dar alento a todos para protestar, protestar e tornar a protestar.
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Escola IN segura
“No ano lectivo 2006/2007, a PSP fez 917 detenções, a maioria das quais em duas grandes operações no arranque e no final dos três períodos de aulas, no âmbito do programa ‘Escola Segura’. Por seu lado, a GNR foi chamada a intervir 754 vezes, na maioria em casos de furto e ofensa corporal.Os últimos dados oficiais conhecidos da violência escolar são referentes ao ano lectivo de 2005/2006: 390 agressões a professores nas escolas e zonas envolventes, o que dá uma média de dois casos por dia em 180 dias de aulas por ano.
Só nas duas principais operações levadas a cabo pela PSP no exterior dos estabelecimentos de ensino, foram apreendidas 1682 doses de cocaína, 1883 de heroína e 3718 de haxixe, tal como 47 armas brancas e 13 armas de fogo, mostram os números actualizados no site oficial.Já a GNR foi chamada 222 vezes por furto, 26 por roubo e 40 por vandalismo. No campo das agressões, registou 60 casos de ofensa corporal, nove de ofensa sexual e cinco de assédio. As injúrias e ameaças chegaram aos 14 casos. A violência contra pessoas cresceu quase para o dobro nesse ano (em 2005 houve registo de 290 ocorrências). “ (Diana Ramos, Correio da Manhã online)
A escola, esta escola, que escola
Tem piada como o "mundito" por causa de um PEQUENO vídeo tenha descoberto a Violência Nas Escolas. Andavam todos a dormir????? De olhos fechados???? ou faziam como a avestruz???? quando descobrem outras coisas como INSEGURANÇA, A NEGLIGÊNCIA EDUCATIVA E A PEDAGÓGICA, A FALTA DE MATERIAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS ALUNOS, A FALTA DE FUNCIONÁRIOS, A FALTA DE UM RUMO PARA AS ESCOLAS????? ETC,ETC,ETC. Chega de dizer que a educação é um dos pilares de qualquer sociedade. Mais aqui.quinta-feira, 3 de abril de 2008
Revolução das mentalidades: a educação
Só depois da família é que surge a escola no processo de formação das crianças e jovens. A escola surge na sequência e em intima relação com o processo familiar. Os problemas e as carências familiares do educando são transportadas para a escola e vice-versa. E aqui coloca-se a questão do papel da escola. A escola é um espaço que desempenha três papéis centrais: um espaço de socialização, um espaço de construção de valores e um espaço de ensino/aprendizagem. Estes três espaços funcionam de uma forma sistémica. Se um deles falhar, todos os restantes sentirão repercussões. De igual forma, se o substrato familiar falhar o sistema escolar será afectado.Importa, pois, saber quais os valores que queremos cultivar no ambiente escolar. Importa, pois, clarificar quais as funções sociais da escola. Importa, pois, estabilizar a política educativa que tem sido construída ao sabor das mudanças de governo e de ministro.
quinta-feira, 27 de março de 2008
TIBETE LIVRE

Em apenas 7 dias mais de um milhão de pessoas assinou a petição de que sobre os direitos humanos no Tibete. Esta petição vai ficar na história como a que mais rapidamente cresceu. Depois de décadas de injustiça o povo do Tibete pediu o apoio do mundo; o mundo está respondendo.
A China decidiu responder aos apelos do povo do Tibete com mais repressão e recusando o dialogo com o Dalai Lama e tentando impedir os outros de o fazerem. O dia 31 de Março foi declarado dia internacional para a acção, milhares de pessoas por todo o mundo vão marchar até às embaixadas e consulados da China.
A petição vai ser entregue dentro de 4 dias, o objectivo é atingir os 2 milhões de assinaturas. Por favor assine a petição e divulgue-a por email.
Desporto no Concelho
A minha geração nasceu num concelho onde se praticavam inúmeras modalidades desportivas, desde o inevitável futebol, passando pelo basquetebol, andebol, voleibol, ciclismo, ténis de mesa, futebol de salão e, provavelmente, outras que não me recordo. A natação, com o surgimento da piscina municipal dava as primeiras "braçadas", o mesmo se aplicando ao ténis. Nos dias de hoje emerge uma realidade diferente, com o concelho a abarcar o futebol, o futsal, a natação, o ténis e karaté (ou outras artes marciais).
A questão que várias vezes coloco é a seguinte, haverá afastamento dos jovens para a práctica de modalidades desportivas ou faltará vontade dos clubes do concelho em cativar os jovens a praticar essas mesmas modalidades. Se prevalecer a primeira hipótese pouco há a fazer, excepto por parte dos educadores de educação em demonstrarem aos seus educandos a importância da práctica desportiva. Se, ao invés, prevalecer a segunda hipótese, eu pergunto para que recebem esses clubes, associações, etc subsidios (nalguns casos esmolas, é certo) de entidades públicas? Pelas informações que tenho e agradeço que me informem se não corresponder à verdade, os próprios praticantes das artes marciais, do ténis e da natação têm de pagar do seu bolso as rendas dos espaços e o vencimento ao professor/monitor.
O que me parece, sinceramente, é que os clubes só abraçam o que é lucrativo e menosprezam o dispendioso. Ainda assim, choram por mais migalhinhas... Para pagar o quê e a quem?
A questão que várias vezes coloco é a seguinte, haverá afastamento dos jovens para a práctica de modalidades desportivas ou faltará vontade dos clubes do concelho em cativar os jovens a praticar essas mesmas modalidades. Se prevalecer a primeira hipótese pouco há a fazer, excepto por parte dos educadores de educação em demonstrarem aos seus educandos a importância da práctica desportiva. Se, ao invés, prevalecer a segunda hipótese, eu pergunto para que recebem esses clubes, associações, etc subsidios (nalguns casos esmolas, é certo) de entidades públicas? Pelas informações que tenho e agradeço que me informem se não corresponder à verdade, os próprios praticantes das artes marciais, do ténis e da natação têm de pagar do seu bolso as rendas dos espaços e o vencimento ao professor/monitor.
O que me parece, sinceramente, é que os clubes só abraçam o que é lucrativo e menosprezam o dispendioso. Ainda assim, choram por mais migalhinhas... Para pagar o quê e a quem?
quarta-feira, 26 de março de 2008
Em campanha eleitoral

O governo vai baixar o IVA para 20%, a notícia agrada-nos a todos, porque vai permitir poupar mais uns cobres. Mas uma análise mais atenta, mostra-nos que o preço dos produtos de primeira necessidade não vai sofrer alteração e que em relação aos preços dos produtos sob os quais esta taxa de IVA incide, provavelmente vamos ter mais episódios tipo ginásio. No entanto esta manobra para “inglês ver” insere-se na nova actividade do primeiro-ministro, inaugurações e mais inaugurações, desapertar um pouco o cinto e fazer algumas concessões. Objectivo ganhar as próximas eleições. Depois em nome do défice ou de outra coisa qualquer, a crise vai voltar acompanhada das medidas do costume. Quem faz um cesto faz um cento e das promessas das últimas eleições devemos todos estar lembrados.
Apesar das propagandas institucionais, as queixas da oposição e a famosa (e desgastada) frase: “Vamos dar o peixe, mas também vamos ensinar a pescar”. Dita pelos mesmos políticos que ocuparam o poder, por várias décadas, e nunca deram uma sardinha sequer para o povo ou, muito menos, o ensinaram algo que prestasse. Pelo contrário, cuidaram de arruinar um sistema de saúde a educação e outras coisas mais. A verdade (essa pequena palavra que causa arrepio a qualquer político) insiste em aparecer, mesmo disfarçadamente, e escorrer por entre os dedos daqueles que são pagos para contê-la a todo o custo.
Os nossos governos são farsantes interessados apenas em seus mundos medíocres e infames. O nosso povo, vaga alienado e desinteressado da desgraça que bate a sua porta. Embevecido com o novo namorado da “actriz tal” ou debatendo durante dias quem será eliminado do taça de Portugal. A selecção joga hoje? É a pergunta mais importante feita pela maioria; enquanto poucos querem saber o que seu representante fez em seu nome. Enquanto a vida dos portugueses piora todos os dias e meia dúzia de famílias enriquece desmesuradamente, os nossos políticos preocupam-se em acender seus charutos e beber seu whisky doze anos.
Qual gado manso, caminhando felizes para o matadouro, seguimos quietos e sorridentes imersos em nossos “universos anões”, preocupados apenas com nossos umbigos. A morte, enquanto isso, muda-se para a casa ao lado e cumpre seu expediente macabro em nosso solo. Com o aval de nosso povo e o beneplácito de nossos governantes.
A chamada naturalização da ideologia, que consiste em fazer tomar às massas como um facto de senso comum, como algo natural à evolução humana, e aqui entra o controlo dos media, aquilo que na realidade é um pressuposto ideológico, o modo de vida do consumidor-eleitor. Através do modelo educacional-cultural difundido são extirpados os últimos vestígios de racionalidade na consciência do explorado. Ele tem, ele deve sentir-se feliz, se tal não acontece há uma vasta farmacopeia de que se pode socorrer a fim de “funcionar” normalmente.
Se alguém resiste, se alguém diz basta, logo os algozes do costume pedem a sua cabeça.
É preciso que o rebanho continue agarrado à televisão, pois é ignorante e provinciano.
O pior deste governo è a sua oposição, que é pior que o governo que diz combater.
Pior que a oposição e o governo é o sistema instituído.
Hoje ser anti sistema é um acto revolucionário.
Paulo Cavadas
Paulo Cavadas apresenta os seus novos originais com a sua guitarra eléctrica/acústica Godin, a solo ou em grupo com mais três excelentes músicos. Os timbres do baixo eléctrico,da guitarra eléctrica e da bateria,dão um novo corpo ao som criado pelo compositor/músico e intérprete. Participou em diversos festivais de música moderna, na 1ª Eliminatória do 38º Festival RTP da Canção, em 20 de Outubro de 2000 - Teatro Luisa Todi. O seu trabalho já foi referência em diversas publicações, nomeadamente na Revista Pró-Música, Edição de Dezembro de 2001. Em 2004 editou o seu primeiro trabalho "Perfume da paz" interpretado pelos Nefelibatas. Em Março de 2007, actuou na loja FNAC de Coimbra, onde mostrou os seus mais recentes originais a solo. **************************************************************** Paulo Cavadas is a Portuguese musician, born in Coimbra, on July 6, 1965. He is the mentor of the musical project Nefelibatas. Author of the lyrics and music, he is also one of the guitarists of the band and vocalist with Rita Bandarra. Formed in 1998, the band's songs are always presented in Portuguese. Along their existence, they have been participating in several music festivals in Portugal, reaching 1st place in the Novo Rock Nacional in Marco of Canavezes - 1998; 2nd place III Festival Música Moderna Novos Caminhos -Corroios/Lisboa - 1998; 1st preliminary round of the 38st Festival RTP of the Song - 5st place (2000). The musical language is predominantly pop, but with rather dissonant and funky sonorities. Some of the originals are closer to ballads (hear "I Feel the fire"). The lyrics have trivial thematic, describing sensations, emotions and dreams. Sometimes, the eroticism emerges in their words (Afoga-te no meu mar (Drown you in my sea) Dá-me o teu bailado/ e afoga-te no meu mar/ que te ofereço por prazer/ sente o que me envolve/ e agita o teu corpo/ nessa dança estonteante/ que me enlouquece..." Give me your ballet / and drown in my sea / that I offer you for pleasure / feel what involves me / and shake your body / in that stunning dance / that makes me mad...Prisioneiro depressivo (Depressive Prisonera), other available theme in itunes, portrays moments where anyone can meet each other, but where the search of freedom is inside themselves. Perfume da paz (Perfume of peace) speaks about the persistence needed to reach your dreams - four nice and essential themes, available through here, and extracted from the 1st CD entitled Perfume da paz (Perfume of peace), edited in 2004 by N Produções (Portugal). This first CD was recorded by Francisco Martins and Pedro Janela, with mixtures and masterization of Jorge Cervantes, Peruan producer resident in Lisbon, known in Portugal through the works accomplished with the Portuguese composer and singer Sérgio Godinho. The band: Voice l - Rita Bandarra; Voice and electric/ acoustic guitar - Paulo Cavadas; Electric guitar - Jorge Anacleto; Keyboards and voice - Francisco Fernandes; Electric Bass - Ivo Nogueira; Drums - Manuel Félix. Released: 2007 MB Records, Inc. http://cavadas.paulo.googlepages.comEleições no PS Cantanhede
Ao abrigo do Artº 33, alínea a) e b) dos Estatutos do Partido Socialista, irão realizar-se as eleições para o Secretariado da Secção e a eleição da Mesa da Assembleia Geral de Militantes. Será desta que a letargia desaparece? Que a oposição assume os seus deveres políticos? Desejamos daqui um PS forte e de luta, atento ao que se passa no Concelho usando a "voz" que os muitos Munícipes depositaram neste partido nas últimas eleições.

Desacordo ortográfico

A conclusão é rápida: a maioria dos votantes (55%) no nosso inquérito (Jornal de Letras, Artes e Ideias) acham que é ótimo continuar a escrever óptimo e não encontram grandes motivos para mudar (de) direcção. Há uma minoria, ainda mais radical, que considera mesmo que se deveria usar o trema com mais freqüência. 15% está de acordo com o Acordo Ortográfico e 8% está de acordo com um acordo que não este. Ou seja: há um desacordo.
Ensino
è por demais evidente, público e notório, que os nossos alunos tem muitas....estou a ser generoso... dificuldades na língua de Camões (daqui uns anitos na língua de Vera Cruz) e na matemática.
Houve diversas reformas, diversos remédios ou remendos...certo é que os resultados são os que todos conhecem...
Dado que há quem apoie um alargamento da idade escolar obrigatória - confesso que não opino nesse sentido - para o 12º ano de escolaridade, parte do problema é de fácil resolução, digo eu...
primeiro ciclo: cinco anos de escolaridade, com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa - de preferência de Portugal - , Matemática, música, desporto e uma língua estrangeira a incluir no terceiro ano de escolaridade...e nada mais!
ah...redacção de alguns textos, cópias e até ditados no computador...não seria mau.
Cinco anos deveriam chegar!
Depois sim, história, estudo do meio, geografia, ciências, biologia....blablablablablabla
Que tal?
Houve diversas reformas, diversos remédios ou remendos...certo é que os resultados são os que todos conhecem...
Dado que há quem apoie um alargamento da idade escolar obrigatória - confesso que não opino nesse sentido - para o 12º ano de escolaridade, parte do problema é de fácil resolução, digo eu...
primeiro ciclo: cinco anos de escolaridade, com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa - de preferência de Portugal - , Matemática, música, desporto e uma língua estrangeira a incluir no terceiro ano de escolaridade...e nada mais!
ah...redacção de alguns textos, cópias e até ditados no computador...não seria mau.
Cinco anos deveriam chegar!
Depois sim, história, estudo do meio, geografia, ciências, biologia....blablablablablabla
Que tal?
Subscrever:
Mensagens (Atom)






Visualizar