sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Lei eleitoral - para reflectirmos

Autarquias consideram lei eleitoral nefasta

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) caracteriza o projecto-lei eleitoral das autarquias locais de “nefasto para o poder local democrático”, afirma Luís Miguel Franco, presidente da assembleia intermunicipal, que acusa igualmente o projecto-lei de “levar à redução da pluralidade da composição dos órgãos autárquicos e ao presidencialismo”.

O projecto-lei eleitoral das autarquias locais já se encontra aprovado na generalidade na Assembleia da República, mas para a AMRS não significa que a batalha esteja perdida. A associação caracteriza as autarquias locais como o “poder mais próximo dos cidadãos” e por essa razão rejeita um projecto-lei que permite ao presidente de câmara eleito “total possibilidade da escolha dos seus vereadores e transformação de maiorias de 30% em maiorias absolutas”.

No que diz respeito aos presidentes de juntas de freguesia, a AMRS considera “inaceitável” deixarem de ter direito a voto em determinadas matérias submetidas na assembleia municipal. Desta forma, as autarquias consideram que o Governo, ao tentar criar governos municipais, está igualmente a distinguir membros de primeira e segunda, incluindo na segunda categoria os presidentes de junta.

Alfredo Monteiro, presidente do conselho executivo da AMRS, afirma que o projecto-lei apoiado pelo PS e PSD, vem alterar um poder democrático que “há trinta anos prova que funciona”. O autarca frisa igualmente que “a grande mudança de fundo” a registar-se perante a aprovação deste projecto-lei será a extinção de uma eleição directa, pois, como afirma o presidente do conselho executivo da AMRS, “existirá sempre maioria absoluta mesmo não sendo essa a vontade da população”.

Alfredo Monteiro exemplifica que, caso o projecto-lei eleitoral estivesse em vigor nas eleições autárquicas de 2005, 242 vereadores eleitos então deixariam de ter lugar nas câmaras municipais. O presidente denuncia o que considera serem “maiorias administrativas ou maiorias de secretaria”, acusando o PS e o PSD de terem “pressa na aprovação desta lei”. Desta forma, o presidente da câmara municipal do Seixal sublinha que o país “tem de ser envolvido nesta discussão” e que deve existir um verdadeiro debate público de forma a “impedir a bipolarização de toda a vida politica”.

Luís Miguel Franco reitera a necessidade de um debate público sobre esta matéria afirmando que “são nas autarquias que as pessoas se revêem” e que “se as pessoas estão cansadas da política deve-se ao facto de os políticos não terem um objectivo de dignificação daquilo que fazem”. Informando que desde 2005 que não existe um aumento da capacidade financeira das câmaras e que os portugueses estão fartos de sacrifícios, o presidente da câmara de Alcochete afirma que têm sido as autarquias, “os órgãos de poder que mais têm feito na melhoria da qualidade de vida das populações”.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

João de Ruão (Capela da Varziela)

Coimbra foi seu centro privilegiado de produção de escultura, pelo menos, desde o século XIII, não só por motivos que se prendem com a existência de poderosos negociantes, mas também devido à existência de material de eleição e uma acessibilidade privilegiada, sobretudo devido ao rio Mondego e seus afluentes. João de Ruão e o enigmático Mestre dos Túmulos Reais de Santa Cruz, participaram na reforma do Mosteiro de Santa Cruz, iniciada por Frei Brás de Braga a instâncias de D. João III, em 1527, e na construção de mais de uma dezena de colégios universitários. A primeira obra em que João de Ruão se mostrou adepto do maneirismo foi o retábulo da capela-mor da Sé da Guarda, encomendado pelo bispo D. Cristóvão de Castro .Em 1558, começou a capela do Tesoureiro, na igreja do Convento de S. Domingos, onde tentou uma novidade que, no entanto, não teria continuidade - o alongamento das figuras, cujo objectivo seria a exploração de novos caminhos. Parece não ter agradado, não se sabe se ao artista se à sua clientela. A estrutura retabular continua a denunciar a genialidade de Ruão também como arquitecto. A maior obra de João de Ruão foi a capela do Santíssimo Sacramento da Sé Velha de Coimbra, patrocinada pelo bispo D. João Soares, e datada de 1566.
João de Ruão morreu em 1580, sem deixar sucessor à altura, pelo que a qualidade da escultura coimbrã decaiu verticalmente, apenas sobressaindo da mediania um escultor cuja identidade desconhecemos, o autor do retábulo de Tobias do Convento de Santa Clara de Coimbra, datado de 1580, e que repete a estrutura e as dimensões de outro, da invocação de S. Miguel, feito pelo mestre, em 1537. Há, pelo menos, uma meia dúzia de esculturas avulsas que lhe podemos atribuir.

Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, situada na Varziela pertencia à Quinta da Várzea, constitui a Capela Funerária de D. Jorge de Meneses, 5º Senhor de Cantanhede.
Construção modesta, possuindo porém elementos de grande importância, quer no campo da escultura, quer na decoração arquitectónica, sendo o primeiro edifício exclusivamente Renascentista construído na Região de Coimbra.
Destaca-se na Capela-Mor o famoso retábulo da Senhora da Misericórdia, no friso do qual se inclui o Brasão dos Meneses, obra de João de Ruão.

Para alguns foi nesta capela que D. Pedro casou com D. Inês de Castro.
Fonte: Moura

Obras de João de Ruão em Pedra de Ançã






Um precioso retábulo em pedra de ançã, datado de finais do século XVI atribuído ao escultor João de Ruão.
Compõe-se de três nichos:
- no central, o mais elevado, a escultura do Salvador Ressuscitado
- no lado esquerdo a escultura do Santo Agostinho
- no lado direito a de São Jerónimo
- em baixo relevo apresenta os bustos de São Pedro e João Evangelista.
Equilíbrio e riqueza ornamental, em que as colunas balaústres ao meio, fazem a divisão e enquadramento; e as pilastras nos extremos, decoradas com pendurados e os fios de enrolamentos com elementos de animais fantasiados e de flora.

Partir pedra

Não resisti em colocar esta imagem no nosso blog, pois acho-a fantástica, não sei quem é o autor, mas parece-me que retrata pessoas e as pedreiras de Ançã. Já que o nome do blog é PartirPedra lançava aqui a ideia de quem quiser partilhar connosco fotos da Pedra de Ançã, de Portunhos, de Outil, o façam.

Museu da Pedra

Podia lá esquecer-me do Museu da Pedra. Mais um bom exemplo a aplaudir...

Museu da Pedra bate recorde (asbeiras)


Um ano inesquecível para o Museu da Pedra. Visitantes foram mais de 27 mil, permitindo que o espaço museológico se tenha afirmado ainda mais.Definido como um espaço de “referência identitária e um lugar privilegiado de aprendizagem, que promove várias actividades destinadas a públicos de origens culturais diferentes”, o Museu da Pedra, localizado em Cantanhede, recebeu em 2007 um total de 27 mil 135 visitantes. Este ano permitiu que os visitantes do Museu tenham crescido em cerca de 10 mil, em relação a 2006, e que o espaço se afirme, cada vez mais, como um local de atracção da cidade de Cantanhede. Do total de visitantes, cerca de 10 mil conheceram o espaço em contexto familiar e os restantes em contexto escolar. Estes números, para Maria Carlos Chieira, fazem de 2007 “um ano extraordinário” para o Museu. A directora do Museu da Pedra referiu ao DIÁRIO AS BEIRAS que o sucesso de visitas se deve “às diferentes exposições que atraíram muito e diverso público”. Sem esquecer que para tal sucesso contribuiu a exposição “Os Dinossáurios regressam a Cantanhede” - uma mostra do Museu Nacional de História Natural, Maria Carlos Chieira lembrou que também a exposição “O brinquedo através dos tempos” se constituiu como um grande sucesso. Mas nem só de exposições se fez o sucesso de um espaço de cultura que este ano vai assinalar sete anos de existência. A “Noite no Museu”, que decorreu durante a exposição dos dinossáurios foi outra iniciativa em que o sucesso foi palavra de ordem. Aliás, nesta iniciativa houve mesmo quem tivesse ficado de fora, por estarem esgotadas as inscrições. Com esta acção as crianças puderam saber que, afinal, num museu também se dorme e se faz um sem número de descobertas e actividades. Definido também como um “espaço vivo”, onde a cultura acontece, o Museu da Pedra ainda foi um local onde houve concertos. As palestras, os ateliês e, claro, as exposições, foram os “ingredientes” utilizados na construção de um ano de sucesso do museu. Tratando-se de um museu municipal “onde há um forte investimento por parte da autarquia”, Maria Carlos Chieira refere que a “cultura não necessita de ser paga”. Daí que não seja de estranhar que as visitas ao espaço sejam totalmente gratuitas. Mas, não é por esse facto que os visitantes são de diversos pontos do país, nomeadamente de Lisboa e Porto. Neste espaço museológico as crianças são, muitas vezes, as “personagens” mais importantes. Nas várias mostras já realizadas, quase sempre, é possível “mexer e tocar”, de forma a proporcionar aos mais novos a “aquisição de mais conhecimentos com a exposição”. “É importante que existam objectos onde é possível tocar e mexer”, pois o conceito de museu “mudou”. É necessário que os museus sejam “espaços vivos”. Aliás, este facto fez com que, aliado às exposições, os serviços educativos estejam “integrados” no espaço. Hoje, e no Museu da Pedra em particular, há muito mais do que visitas guiadas. “Há actividades paralelas que permitem ter uma aula no museu”, acrescenta Maria Carlos Chieira. Mas, nem só neste campo os museus sofreram alterações. No que ao de Cantanhede diz respeito “são as crianças que levam os pais a visitar”. Depois de uma visita realizada pela escola, o entusiasmo cresce e contagia os mais velhos a conhecer esta ou aquela exposição. “Ao fim-de-semana aparecem muitos pais trazidos pelos filhos”, que depois de terem visitado o espaço desejam voltar com a família. Fasquia mais elevada para este ano Depois de um ano marcado pelo sucesso, a directora do Museu da Pedra pretende “continuar a crescer”. “Que 2008 seja um ano de nova adesão significativa”, deseja Maria Carlos Chieira. No ano em que celebra sete anos, e depois dos 27 mil 135 que escolheram o espaço para visitar, a directora gostava que o público chegasse aos “30 mil”. Ciente que, a partir de agora, a fasquia é elevada, não esquece o facto do espaço estar intimamente ligado à Casa da Cultura. E, se em 2007, foi o museu que mais visitantes recebeu, este ano, em que os dois edifícios vão ficar ligados entre si, a Casa da Cultura vai, com certeza ter uma palavra a dizer. Para já, a Casa da Cultura vai acolher uma exposição de vestidos de noiva - de várias épocas e de diferentes estilistas - bem como a XIII Cantarte e o VIII Ciclo de Artistas Locais. A ligação entre os dois edifícios culturais, cujas obras se vão iniciar em breve, vai permitir que os visitantes conheçam os dois espaços quase sem se aperceberem da transição.

Em Oliveira do Hospital aproveitam-se espaços, em Seia e Cantanhede criam-se Centros Educativos

Uma informação para pensar... voltarei a este tema! Vejamos.

Numa altura em que continua fresca a discussão gerada em torno do facto de a Carta Educativa do município de Oliveira do Hospital não prever a construção de um novo edifício na cidade para acolher os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico, eis que se sucedem os anúncios de construção de modernos centros educativos em municípios vizinhos.
Tome-se o exemplo de Seia e Cantanhede, onde as Câmaras Municipais estão apostadas em criar espaços adequados às novas exigências educativas. Quer em sede de executivo, quer em Assembleia Municipal, a Carta Educativa de Oliveira do Hospital, elaborada para o horizonte de 2011, mereceu a contestação da oposição por o documento não contemplar qualquer alusão relativa à construção de uma nova escola do 1º ciclo na cidade, impedindo assim uma futura candidatura aos fundos europeus. Uma omissão que o presidente da Câmara Municipal justificou com a necessidade de “aproveitamento de instalações existentes”, ao mesmo tempo que equacionou a adaptação da EB 2,3 da cidade – que este ano lectivo já acolhe três turmas do quarto ano – a Escola Básica Integrada. A justificação não convenceu e a Carta Educativa recém elaborada chegou a ser remetida para o “século passado”. Num artigo de opinião publicado na edição impressa do Correio da Beira Serra, o ex eurodeputado António Campos confessou-se “perplexo” perante a “falta de visão da futura carta escolar do concelho”, por entender que “ a concentração dos jovens em escolas super apetrechadas e sedutoras é o remédio para o abandono e êxito escolar”.
Centros Educativos potenciam “condições de excelência para os alunos”Há, no entanto, outros municípios onde as Câmaras Municipais não se deixam levar pela filosofia do aproveitamento de espaços. Numa das recentes reuniões do executivo do município de Seia foi aprovada a construção de um Centro Educativo na sede de concelho que passará a acolher os alunos do primeiro ciclo e do pré-escolar da cidade. Decidida ficou também a alienação dos edifícios antigos para ajudar a suportar os custos da nova obra.
Já no município de Cantanhede a previsão aponta para a construção de quatro centros educativos, com vista a acolherem alunos do primeiro ciclo e pré-escolar, nas freguesias de Ançã, Tocha, Cantanhede e Cadima, cujos projectos vão ser candidatados ao QREN. Esta reorganização deriva do que foi contemplado em Carta Educativa e tem por objectivo – segundo a autarquia – “criar condições de excelência para os alunos”. Em declarações prestadas ao Diário As Beiras, o vereador da Educação do município de Cantanhede frisou que esta requalificação surge da “reorganização que o município preconiza e que saiu de um diálogo com toda a comunidade”.
Em ambos os municípios, a expectativa é de que os novos espaços educativos entrem em funcionamento já em 2010.

Autarquias: AML condena alterações à lei eleitoral


Esta notícia que transcrevo parece não ter nada a ver com Cantanhede, mas tem. Quem se interessa pela política autárquica tem de ficar preocupado com a alteração à lei eleitoral. E as razões não são muito diferentes das apresentadas pela Assembleia Municipal de Lisboa.


A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou terça-feira uma moção rejeitando as alterações à lei eleitoral autárquica que retiram aos presidentes de junta de freguesia o poder de votar os planos e orçamentos municipais.
A moção, aprovada com os votos favoráveis do PSD, de quatro deputados do PS, do PCP, dos "Verdes" e do Bloco de Esquerda rejeita as alterações à lei eleitoral autárquica, elaboradas pelo PS e PSD na Assembleia da República.
A AML ataca as alterações «no seu objectivo de retirar aos representantes das freguesias a faculdade de se expressarem pelo voto, quanto às opções do plano e orçamento».
Os deputados municipais lisboetas consideram que as alterações à lei, votadas sexta-feira na generalidade no Parlamento, «são atentatórias da dignidade das freguesias e dos seus representantes e vêm ao arrepio da essência do conceito da participação democrática».
A moção aprovada considera paradoxal que os presidentes de junta mantenham o poder de apreciar e votar os documentos de prestação de contas das Câmaras, ao mesmo tempo que não podem aprovar os planos e orçamentos.
Diário Digital / Lusa

Sub-19 Futebol


É sempre com prazer que ouvimos o grito de vitória quando falamos de futebol. Ainda por cima no nosso concelho.

Sub-19: vitória por 3-0 no primeiro embate com a Turquia
[ 2008/01/22 22:52 ] Redacção MaisFutebol

JOAO ABREU MIRANDA/Lusa
A selecção portuguesa de sub-19 venceu esta segunda-feira o primeiro de dois jogos particulares com a congénere da Turquia, por 3-0.
Em partida disputada na Tocha, a equipa das quinas chegou à vantagem aos 35 minutos, por intermédio de Rabiola. Na segunda parte vieram mais dois golos, apontados por André Carvalhas (56m) e Romeu Ribeiro (87m).


Portugal (sub-19) vence Turquia
A Selecção portuguesa de sub-19 venceu hoje a Turquia por 2-1 (2-0 ao intervalo), em jogo amigável disputado em Cantanhede.

ASF Pizzi (6 m) e Calvete (16 m) marcaram pela formação das quinas, enquanto Yilmas reduziu para os turcos, aos 85 m.A equipa portuguesa, dirigida por Agostinho Oliveira, foi claramente superior e justificou a vantagem, a exemplo do que já tinha sucedido na terça-feira (3-0), diante dos turcos.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Pedofilia NÃO

2008-01-20 13:50:04
Condenados por pedofilia não cumprem pena
Mais de metade dos condenados por pedofilia não cumpre pena. As estatísticas da justiça fizeram com que uma especialista em direito da criança lançasse uma petição on-line dirigida ao Presidente da República.
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=321041&tema=27

Sobre Pedro Teixeira



Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estátua de Pedro Teixeira em Cantanhede, Portugal.
Pedro Teixeira (Cantanhede, 1570 - Belém, 4 de Julho de 1641) foi um explorador, sertanista e militar português.
Pouco se conhece sobre a sua família ou os seus primeiros anos de vida.
No contexto da Dinastia Filipina participou, com Jerônimo de Albuquerque, na campanha para expulsar os franceses de São Luís do Maranhão, no litoral nordeste do Brasil.
Após a expulsão destes, em fins de 1615, a Coroa Portuguesa determinou o envio de uma expedição à foz do rio Amazonas, com vistas a consolidar a sua posse sobre a região. Uma expedição de três embarcações, sob o comando de Francisco Caldeira Castelo Branco, foi enviada, nela seguindo o então alferes Pedro Teixeira. A 12 de janeiro de 1616, as embarcações ancoraram na baía de Guajará onde, numa ponta de terra, foi fundado o Forte do Presépio, núcleo da atual cidade de Belém do Pará.
Lutou contra os neerlandeses, os ingleses e os Tupinambás. Em 1627, frei Vicente do Salvador, na sua obra "Historia do Brazil", destacou a sua atuação.
Entre 1636 e 1638, chefiou uma expedição de mais de mil homens subindo o curso do rio Amazonas, buscando confirmar a comunicação entre o oceano Atlântico e o Peru, rota percorrida no século anterior por Francisco de Orellana. Empregando cerca de 50 grandes canoas, partiu de Belém do Pará e alcançou Quito, no Equador. Fundou Franciscana na confluência do rio Napo com o Aguarico, no alto sertão, para delimitar as terras de Portugal e Espanha, segundo o Tratado de Tordesilhas. A viagem foi registrada pelo jesuíta Cristóbal de Acuña em obra editada em 1641.
Como reconhecimento por sua extensa lista de serviços prestados na conquista da Amazônia brasileira, foi agraciado com o cargo de capitão-mor da Capitania do Grão-Pará. Tomou posse em fevereiro de 1640, mas a sua gestão foi curta, tendo durado apenas até Maio de 1641,vindo a falecer em Julho desse mesmo ano.

Civismo precisa-se


Lixo ao redor da cidade

A propósito de Pedro Teixeira


Fotos José Vieira

Nos meus passeios pela cidade vou reparando em pequenos pormenores... e dei-me a olhar para a estátua de Pedro Teixeira, e surpreendido reparei que, ou por desleixe ou por vandalismo, as inscrições em cobre tinham desaparecido. Espero que a Câmara Municipal averigue o que se passa e dê a dignidade a este monumento.

Jornada Comemorativa da Expedição de Pedro Teixeira


Jornada Comemorativa da Expedição de Pedro Teixeira (1637-1639) é o título genérico de duas sessões a realizar, no próximo dia 22 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, onde a investigadora Drª Anete Costa Ferreira e o Arquitecto Edilson Mota irão apresentar duas conferências sobre a temática.
As conferências destinam-se aos alunos do 9º ano da Escola Pedro Teixeira (11 horas) e aos alunos de Línguas e Humanidades do 10º ano e de Ciências Sociais e Humanas do 11º ano, da Escola Secundária de Cantanhede (15h20).
Inseridas num projecto de divulgação cultural com coordenação científica de Anete Costa Ferreira e Edilson Motta, as conferências surgem a propósito da comemoração da expedição do militar Pedro Teixeira na conquista da Amazónia, tendo como objectivo principal divulgar e promover uma reflexão sobre o resultado desse grande feito no contexto de expansão da América Portuguesa.
A viagem de Pedro Teixeira, militar natural do Concelho de Cantanhede, foi uma notável façanha náutico-militar, constituindo um dos marcos fundamentais no processo de apropriação da região, quer em termos geográficos e políticos, quer pelo seu carácter cultural, com reflexos aos mais variados níveis.

As conferências começarão com breves explanações intituladas A expedição de Pedro Teixeira e seu significado para a conquista Portuguesa da Amazónia, proferidas pela investigadora Drª Anete Costa Ferreira, a que se seguirá uma abordagem às Viagens na América Portuguesa nos séculos XVII e XVIII, pelo Arq.º Prof. Doutor Edilson Motta. No final será projectado o documentário Curiua-Catu: A grande Expedição de Pedro Teixeira 1637-1639, da autoria do realizador português José Borges.

Anete Costa Ferreira é diplomada em Ciências Humanas, pela Universidade da Amazónia, com equivalência em Portugal. Cursou a Escola Superior de Guerra. É pós-graduada em Jornalismo, Relações Públicas, Psicologia, Sociologia, Marketing, dentre outros. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Academia Brasileira de Ciências Sociais, Sociedade Brasileira de Ciências, Cultura e Artes; Instituto Tributário do Pará; Sociedade Portuguesa de Autores; Sociedade de Língua Portuguesa; Associação de Cultura Lusóona; Rotary Club Internacional; Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, etc., etc..Investigadora da cultura Brasileira, com destaque para a Amazónia, tema sobre o qual tem proferido conferências em Portugal, Brasil e Itália. Tem inúmeros trabalhos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais. Autora do livro A expedição de Pedro Teixeira: sua importância para Portugal e o futuro da Amazónia; co-autora do livro De Ôlho na Língua: palavras de Cá e de Lá, editados em Portugal e no Brasil. Conquistou os Prémios Noel Martin Monteiro com a obra Aspectos da Escrituração Contábil da Inquisição em Lisboa e Cenáculo Literário Marquesa de Valverde, com o trabalho Água –Origem e Símbolo da Vida. Detentora de inúmeros troféus, diplomas e medalhas outorgados por entidades portuguesas, brasileiras e americanas.

FONTE

sábado, 19 de janeiro de 2008

Taipais a mais


As obras têm de ser feitas, é certo, mas pensemos também na segurança das pessoas. Ora vejamos, mesmo no centro de Cantanhede está a Câmara a recuperar o antigo edifício "Francisco Pinto" e a empresa que o faz colocou uns taipais de protecção. Vamo-nos colocar na posição de peão e tentemos atravessar a estrada pela passadeira. Que acontece?... quem vem do lado da Câmara Municipal arrisca-se a ser atropelado, pois não tem visibilidade nenhuma como documentam as fotos. Esperemos que seja alterada a situação, basta que os taipais permitam ver a estrada.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

História de Portugal em sete minutos

Assaltos


GNR identificou 12 indivíduos suspeitos de mais de 100 assaltos Doze indivíduos, especializados no assalto a residências e a carros, sobretudo da marca Fiat, foram identificados numa mega operação desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Coimbra. Foram feitas buscas a 20 residência e apreendido um “arsenal” de equipamentoAs investigações começaram em Setembro do ano passado, segundo apurámos, na sequência de um assalto, com recurso a arrombamento, praticado numa empresa, localizada na zona de Souselas. Mas o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Coimbra, com sede em Condeixa, acabou por se ver confrontado com um número considerável de assaltos, praticados sobretudo em residências e em viaturas. Os concelhos de Coimbra, Cantanhede e Mealhada foram as zonas mais flageladas pelos 12 assaltantes, identificados no quadro de uma mega operação desencadeada ontem.Segundo fonte ligada à investigação, os 12 indivíduos serão responsáveis por mais de uma centena de assaltos, praticados nestes três concelhos, mas também com algumas “incursões” às zonas de Oliveira do Bairro e Anadia, desde Maio de 2006.Após um conjunto de diligências, desenvolvidas ao longo dos últimos meses, ontem os investigadores do NIC de Coimbra foram para o terreno, numa mega operação que envolveu um total de 82 militares, dos NIC de Coimbra, Cantanhede, Montemor e Anadia, que contou, também, com a colaboração de patrulhas da Área do Grupo de Coimbra. Munidos dos necessários mandados, os militares passaram a “pente fino” 20 residências, de 13 localidades diferentes, dos concelhos de Coimbra, Mealhada e Oliveira do Bairro, áreas onde residem os 12 supostos assaltantes, bem como um décimo terceiro elemento, também identificado e, à semelhança dos demais, constituído arguido, que teria funções de receptação do material roubado.Os 12 arguidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 33 anos, que vão ser indiciados pela prática do crime de furto, serão responsáveis por várias dezenas de assaltos a residências e a viaturas. O arrombamento e o escalamento eram as técnicas mais utilizadas nos assaltos, mas tornaram-se também “crakes” nos furtos de e carros da marca Fiat Uno.Na operação de busca ontem desencadeada, com início às 7h20 da manhã, os militares apreenderam o mais diverso tipo de material, que seria proveniente dos mais de 100 assaltos praticados. O equipamento, que se encontrava “repartido” por várias residências, algumas com um maior índice de armazenamento, outras com menor, foi apreendido pelas autoridades e, entre a longa lista, destaca-se uma serra “tico-tico”, de carácter industrial, usada para efectuar vários tipos de recorte, um agrafador industrial, uma cadeira de transporte de bebé em viaturas, um macaco de duas toneladas, habitualmente usado nas oficinas de automóveis, bem como dois compressores. Cinco relógios, duas catanas, um par de sapatilhas, uma máquina de calcular, um leitor de MP3, uma máquina fotográfica digital foram também apreendidos.A “lista” inclui ainda uma viatura automóvel, duas jantes, três auto-rádios, alguns molhos de chaves, 44 telemóveis de várias marcas, seis cartões Multibanco e de crédito, bem como uma placa de ligação à Internet e algumas peças de automóveis.As autoridades encontraram ainda uma pequena quantidade de folhas de cannabis e de heroína, 285 euros em moedas do Banco Central Europeu, um montante considerado “elevado” de dinheiro de vários bancos europeus e americanos e também algum dinheiro do Banco de Portugal.Os 12 alegados assaltantes, bem como o receptador, foram identificados e constituídos arguidos e o inquérito vai prosseguir, a cargo do NIC da GNR de Coimbra. Segundo apurámos, existe a suspeita de que possa haver mais indivíduos envolvidos nesta “cadeia” de assaltos”. As investigações vão continuar.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

CantArte

Fonte (Boa Nova)

Nova sede da Junta de Freguesia


É, penso, um sonho de todos os habitantes da freguesia de Cantanhede ver finalmente a sede de Concelho ter uma "casa" condigna. Os deputados eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia de Freguesia sempre se bateram por uma sede bem localizada, que tivesse condições e os meios necessários a uma boa prestação de serviços. Sempre fomos contra o projecto existente numa zona afastada do centro da cidade e com um edifício (projecto) que não satisfazendo as exigências de hoje, não foi perspectivado para os anos vindouros. As boas práticas devem ser sempre aplaudidas. "Mais vale tarde do que nunca".

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Jornalismo Copy past

O aparecimento da net veio trazer ao nosso quotidiano uma série de estrangeirismos, alguns já aportuguesados e outros para os quais há muito existem palavras na língua de Camões.
As palavras copy past mais não são que copiar e postar e no mundo dos blogues (mais um neologismo) são muito usadas quando o bloguer ou blogger se limita a copiar uma notícia para a seguir a publicar no seu espaço.
Se este tipo de procedimento nada tem de criticável a quem de poeta e de louco tem um pouco e gosta de lançar na net as suas opiniões e sentimentos, já não deve ser tolerado quando de um jornal se trata e onde se espera outra espécie de profissionalismo.
A talhe de foice sempre vos vou dizendo que outro dia e a propósito de uma manifestação na Anadia contra o encerramento das urgências, percorri vários jornais on line (mais um “palavrão) e qual passe de mágica a noticia estava escrita com as mesmas letra e frases como se o mesmo jornalista escrevesse para todos os jornais cá do rectângulo. A informação é uma arma e quanto mais diversificado o for mais eficácia tem.
Estas letras que vos escrevo vêm a propósito desta notícia publicada num dos jornais cá do burgo.


A noticia, aparentemente nada teria de especial, se não se tratasse de jornalismo copia e posta.
A noticia foi montada graças a esta e a esta.
Para não ter de meter a parte incómoda da primeira o jornalista recorreu a uma notícia, que embora fale do evento, relata a participação de colegas de outra zona do país.
Compreendemos que aos pequenos jornais é por vezes difícil cobrir todos os acontecimentos, mas esperamos que pelo menos os da terra tenham melhor tratamento.
Se tivessem usado o email ou o numero de telemóvel que pusemos á disposição, poderiam ter noticiado que o nível técnico dos praticantes foi elogiado e que a região conta com mais um 1ª Dan (cinto negro) facto que muito nos honra.
A nossa Associação pretende estar aberta à comunidade e como tal nunca fechou nem nunca fechará as portas a ninguém pelo contrário, elas estão bem abertas pois quem não deve não teme.