quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sub-19 Futebol


É sempre com prazer que ouvimos o grito de vitória quando falamos de futebol. Ainda por cima no nosso concelho.

Sub-19: vitória por 3-0 no primeiro embate com a Turquia
[ 2008/01/22 22:52 ] Redacção MaisFutebol

JOAO ABREU MIRANDA/Lusa
A selecção portuguesa de sub-19 venceu esta segunda-feira o primeiro de dois jogos particulares com a congénere da Turquia, por 3-0.
Em partida disputada na Tocha, a equipa das quinas chegou à vantagem aos 35 minutos, por intermédio de Rabiola. Na segunda parte vieram mais dois golos, apontados por André Carvalhas (56m) e Romeu Ribeiro (87m).


Portugal (sub-19) vence Turquia
A Selecção portuguesa de sub-19 venceu hoje a Turquia por 2-1 (2-0 ao intervalo), em jogo amigável disputado em Cantanhede.

ASF Pizzi (6 m) e Calvete (16 m) marcaram pela formação das quinas, enquanto Yilmas reduziu para os turcos, aos 85 m.A equipa portuguesa, dirigida por Agostinho Oliveira, foi claramente superior e justificou a vantagem, a exemplo do que já tinha sucedido na terça-feira (3-0), diante dos turcos.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Pedofilia NÃO

2008-01-20 13:50:04
Condenados por pedofilia não cumprem pena
Mais de metade dos condenados por pedofilia não cumpre pena. As estatísticas da justiça fizeram com que uma especialista em direito da criança lançasse uma petição on-line dirigida ao Presidente da República.
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=321041&tema=27

Sobre Pedro Teixeira



Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estátua de Pedro Teixeira em Cantanhede, Portugal.
Pedro Teixeira (Cantanhede, 1570 - Belém, 4 de Julho de 1641) foi um explorador, sertanista e militar português.
Pouco se conhece sobre a sua família ou os seus primeiros anos de vida.
No contexto da Dinastia Filipina participou, com Jerônimo de Albuquerque, na campanha para expulsar os franceses de São Luís do Maranhão, no litoral nordeste do Brasil.
Após a expulsão destes, em fins de 1615, a Coroa Portuguesa determinou o envio de uma expedição à foz do rio Amazonas, com vistas a consolidar a sua posse sobre a região. Uma expedição de três embarcações, sob o comando de Francisco Caldeira Castelo Branco, foi enviada, nela seguindo o então alferes Pedro Teixeira. A 12 de janeiro de 1616, as embarcações ancoraram na baía de Guajará onde, numa ponta de terra, foi fundado o Forte do Presépio, núcleo da atual cidade de Belém do Pará.
Lutou contra os neerlandeses, os ingleses e os Tupinambás. Em 1627, frei Vicente do Salvador, na sua obra "Historia do Brazil", destacou a sua atuação.
Entre 1636 e 1638, chefiou uma expedição de mais de mil homens subindo o curso do rio Amazonas, buscando confirmar a comunicação entre o oceano Atlântico e o Peru, rota percorrida no século anterior por Francisco de Orellana. Empregando cerca de 50 grandes canoas, partiu de Belém do Pará e alcançou Quito, no Equador. Fundou Franciscana na confluência do rio Napo com o Aguarico, no alto sertão, para delimitar as terras de Portugal e Espanha, segundo o Tratado de Tordesilhas. A viagem foi registrada pelo jesuíta Cristóbal de Acuña em obra editada em 1641.
Como reconhecimento por sua extensa lista de serviços prestados na conquista da Amazônia brasileira, foi agraciado com o cargo de capitão-mor da Capitania do Grão-Pará. Tomou posse em fevereiro de 1640, mas a sua gestão foi curta, tendo durado apenas até Maio de 1641,vindo a falecer em Julho desse mesmo ano.

Civismo precisa-se


Lixo ao redor da cidade

A propósito de Pedro Teixeira


Fotos José Vieira

Nos meus passeios pela cidade vou reparando em pequenos pormenores... e dei-me a olhar para a estátua de Pedro Teixeira, e surpreendido reparei que, ou por desleixe ou por vandalismo, as inscrições em cobre tinham desaparecido. Espero que a Câmara Municipal averigue o que se passa e dê a dignidade a este monumento.

Jornada Comemorativa da Expedição de Pedro Teixeira


Jornada Comemorativa da Expedição de Pedro Teixeira (1637-1639) é o título genérico de duas sessões a realizar, no próximo dia 22 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, onde a investigadora Drª Anete Costa Ferreira e o Arquitecto Edilson Mota irão apresentar duas conferências sobre a temática.
As conferências destinam-se aos alunos do 9º ano da Escola Pedro Teixeira (11 horas) e aos alunos de Línguas e Humanidades do 10º ano e de Ciências Sociais e Humanas do 11º ano, da Escola Secundária de Cantanhede (15h20).
Inseridas num projecto de divulgação cultural com coordenação científica de Anete Costa Ferreira e Edilson Motta, as conferências surgem a propósito da comemoração da expedição do militar Pedro Teixeira na conquista da Amazónia, tendo como objectivo principal divulgar e promover uma reflexão sobre o resultado desse grande feito no contexto de expansão da América Portuguesa.
A viagem de Pedro Teixeira, militar natural do Concelho de Cantanhede, foi uma notável façanha náutico-militar, constituindo um dos marcos fundamentais no processo de apropriação da região, quer em termos geográficos e políticos, quer pelo seu carácter cultural, com reflexos aos mais variados níveis.

As conferências começarão com breves explanações intituladas A expedição de Pedro Teixeira e seu significado para a conquista Portuguesa da Amazónia, proferidas pela investigadora Drª Anete Costa Ferreira, a que se seguirá uma abordagem às Viagens na América Portuguesa nos séculos XVII e XVIII, pelo Arq.º Prof. Doutor Edilson Motta. No final será projectado o documentário Curiua-Catu: A grande Expedição de Pedro Teixeira 1637-1639, da autoria do realizador português José Borges.

Anete Costa Ferreira é diplomada em Ciências Humanas, pela Universidade da Amazónia, com equivalência em Portugal. Cursou a Escola Superior de Guerra. É pós-graduada em Jornalismo, Relações Públicas, Psicologia, Sociologia, Marketing, dentre outros. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Academia Brasileira de Ciências Sociais, Sociedade Brasileira de Ciências, Cultura e Artes; Instituto Tributário do Pará; Sociedade Portuguesa de Autores; Sociedade de Língua Portuguesa; Associação de Cultura Lusóona; Rotary Club Internacional; Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, etc., etc..Investigadora da cultura Brasileira, com destaque para a Amazónia, tema sobre o qual tem proferido conferências em Portugal, Brasil e Itália. Tem inúmeros trabalhos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais. Autora do livro A expedição de Pedro Teixeira: sua importância para Portugal e o futuro da Amazónia; co-autora do livro De Ôlho na Língua: palavras de Cá e de Lá, editados em Portugal e no Brasil. Conquistou os Prémios Noel Martin Monteiro com a obra Aspectos da Escrituração Contábil da Inquisição em Lisboa e Cenáculo Literário Marquesa de Valverde, com o trabalho Água –Origem e Símbolo da Vida. Detentora de inúmeros troféus, diplomas e medalhas outorgados por entidades portuguesas, brasileiras e americanas.

FONTE

sábado, 19 de janeiro de 2008

Taipais a mais


As obras têm de ser feitas, é certo, mas pensemos também na segurança das pessoas. Ora vejamos, mesmo no centro de Cantanhede está a Câmara a recuperar o antigo edifício "Francisco Pinto" e a empresa que o faz colocou uns taipais de protecção. Vamo-nos colocar na posição de peão e tentemos atravessar a estrada pela passadeira. Que acontece?... quem vem do lado da Câmara Municipal arrisca-se a ser atropelado, pois não tem visibilidade nenhuma como documentam as fotos. Esperemos que seja alterada a situação, basta que os taipais permitam ver a estrada.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

História de Portugal em sete minutos

Assaltos


GNR identificou 12 indivíduos suspeitos de mais de 100 assaltos Doze indivíduos, especializados no assalto a residências e a carros, sobretudo da marca Fiat, foram identificados numa mega operação desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Coimbra. Foram feitas buscas a 20 residência e apreendido um “arsenal” de equipamentoAs investigações começaram em Setembro do ano passado, segundo apurámos, na sequência de um assalto, com recurso a arrombamento, praticado numa empresa, localizada na zona de Souselas. Mas o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Coimbra, com sede em Condeixa, acabou por se ver confrontado com um número considerável de assaltos, praticados sobretudo em residências e em viaturas. Os concelhos de Coimbra, Cantanhede e Mealhada foram as zonas mais flageladas pelos 12 assaltantes, identificados no quadro de uma mega operação desencadeada ontem.Segundo fonte ligada à investigação, os 12 indivíduos serão responsáveis por mais de uma centena de assaltos, praticados nestes três concelhos, mas também com algumas “incursões” às zonas de Oliveira do Bairro e Anadia, desde Maio de 2006.Após um conjunto de diligências, desenvolvidas ao longo dos últimos meses, ontem os investigadores do NIC de Coimbra foram para o terreno, numa mega operação que envolveu um total de 82 militares, dos NIC de Coimbra, Cantanhede, Montemor e Anadia, que contou, também, com a colaboração de patrulhas da Área do Grupo de Coimbra. Munidos dos necessários mandados, os militares passaram a “pente fino” 20 residências, de 13 localidades diferentes, dos concelhos de Coimbra, Mealhada e Oliveira do Bairro, áreas onde residem os 12 supostos assaltantes, bem como um décimo terceiro elemento, também identificado e, à semelhança dos demais, constituído arguido, que teria funções de receptação do material roubado.Os 12 arguidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 33 anos, que vão ser indiciados pela prática do crime de furto, serão responsáveis por várias dezenas de assaltos a residências e a viaturas. O arrombamento e o escalamento eram as técnicas mais utilizadas nos assaltos, mas tornaram-se também “crakes” nos furtos de e carros da marca Fiat Uno.Na operação de busca ontem desencadeada, com início às 7h20 da manhã, os militares apreenderam o mais diverso tipo de material, que seria proveniente dos mais de 100 assaltos praticados. O equipamento, que se encontrava “repartido” por várias residências, algumas com um maior índice de armazenamento, outras com menor, foi apreendido pelas autoridades e, entre a longa lista, destaca-se uma serra “tico-tico”, de carácter industrial, usada para efectuar vários tipos de recorte, um agrafador industrial, uma cadeira de transporte de bebé em viaturas, um macaco de duas toneladas, habitualmente usado nas oficinas de automóveis, bem como dois compressores. Cinco relógios, duas catanas, um par de sapatilhas, uma máquina de calcular, um leitor de MP3, uma máquina fotográfica digital foram também apreendidos.A “lista” inclui ainda uma viatura automóvel, duas jantes, três auto-rádios, alguns molhos de chaves, 44 telemóveis de várias marcas, seis cartões Multibanco e de crédito, bem como uma placa de ligação à Internet e algumas peças de automóveis.As autoridades encontraram ainda uma pequena quantidade de folhas de cannabis e de heroína, 285 euros em moedas do Banco Central Europeu, um montante considerado “elevado” de dinheiro de vários bancos europeus e americanos e também algum dinheiro do Banco de Portugal.Os 12 alegados assaltantes, bem como o receptador, foram identificados e constituídos arguidos e o inquérito vai prosseguir, a cargo do NIC da GNR de Coimbra. Segundo apurámos, existe a suspeita de que possa haver mais indivíduos envolvidos nesta “cadeia” de assaltos”. As investigações vão continuar.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

CantArte

Fonte (Boa Nova)

Nova sede da Junta de Freguesia


É, penso, um sonho de todos os habitantes da freguesia de Cantanhede ver finalmente a sede de Concelho ter uma "casa" condigna. Os deputados eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia de Freguesia sempre se bateram por uma sede bem localizada, que tivesse condições e os meios necessários a uma boa prestação de serviços. Sempre fomos contra o projecto existente numa zona afastada do centro da cidade e com um edifício (projecto) que não satisfazendo as exigências de hoje, não foi perspectivado para os anos vindouros. As boas práticas devem ser sempre aplaudidas. "Mais vale tarde do que nunca".

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Jornalismo Copy past

O aparecimento da net veio trazer ao nosso quotidiano uma série de estrangeirismos, alguns já aportuguesados e outros para os quais há muito existem palavras na língua de Camões.
As palavras copy past mais não são que copiar e postar e no mundo dos blogues (mais um neologismo) são muito usadas quando o bloguer ou blogger se limita a copiar uma notícia para a seguir a publicar no seu espaço.
Se este tipo de procedimento nada tem de criticável a quem de poeta e de louco tem um pouco e gosta de lançar na net as suas opiniões e sentimentos, já não deve ser tolerado quando de um jornal se trata e onde se espera outra espécie de profissionalismo.
A talhe de foice sempre vos vou dizendo que outro dia e a propósito de uma manifestação na Anadia contra o encerramento das urgências, percorri vários jornais on line (mais um “palavrão) e qual passe de mágica a noticia estava escrita com as mesmas letra e frases como se o mesmo jornalista escrevesse para todos os jornais cá do rectângulo. A informação é uma arma e quanto mais diversificado o for mais eficácia tem.
Estas letras que vos escrevo vêm a propósito desta notícia publicada num dos jornais cá do burgo.


A noticia, aparentemente nada teria de especial, se não se tratasse de jornalismo copia e posta.
A noticia foi montada graças a esta e a esta.
Para não ter de meter a parte incómoda da primeira o jornalista recorreu a uma notícia, que embora fale do evento, relata a participação de colegas de outra zona do país.
Compreendemos que aos pequenos jornais é por vezes difícil cobrir todos os acontecimentos, mas esperamos que pelo menos os da terra tenham melhor tratamento.
Se tivessem usado o email ou o numero de telemóvel que pusemos á disposição, poderiam ter noticiado que o nível técnico dos praticantes foi elogiado e que a região conta com mais um 1ª Dan (cinto negro) facto que muito nos honra.
A nossa Associação pretende estar aberta à comunidade e como tal nunca fechou nem nunca fechará as portas a ninguém pelo contrário, elas estão bem abertas pois quem não deve não teme.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Petição - Modelo de gestão das escolas públicas

http://www.gopetition.com/online/16302.html">Online petition - APELO PARA UMA DISCUSSÃO PÚBLICA ALARGADA DO MODELO DE GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

No sítio certo?

Este cartaz é bem vindo, porque é um conselho, uma informação... mas estará no sítio certo? Para os peões sim, mas este tipo de cartaz é principalmente para quem vai de carro e esta rua é de sentido único. Fazia sentido se estivesse virado para o lado de quem sobe a rua. Ou será para quem transgride e vai em contra mão??? (foto José Vieira)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Rotundas


Gosto de rotundas...deve ser a forma arredondada...às vezes não vêm a calhar...ali "´spatadas" no meio da estrada, quando um gaijo até vai descansado da vida...já n´o lhe chegam as placas e os limites de velocidade ...pumba :rotundas! Em abono da verdade a idéia das rotundas como controlador e organizador do transito foi e é inteligente...agora a confusão que se tem gerado à "volta"delas é que não me parece: a entrada e saída, multas,locais onde são colocadas, como são feitas, os "marzápios" que lhe colocam em cima: estruturas , jardins, montanhas, árvores,...s´falta umas plaquitas a indicar o sítio para se estamparem as pessoas mais organizadas...os desorganizados batem em qualquer lado! Em muitas situações, uma cultura foleira pseu- paisagista substituiu o bom senso da prevenção rodoviária....mas aos poucos generaliza-se pra tudo...toda a gente precisa de viver até as Funerárias ...e quanto mais sucesso ...melhor, mais crescimento económico....e todos ficamos contentes!Particularmente o morto!não morreu inglóriamente!Contribuiu para o cresimento económico e para a estabilidade da economia:menos um desempregado, menos importações(já não consome),a família herda(mais tarde podia ser pior...) o estado cobra as custas e a funerária crescerá saudavelmente..." com a falta de saúde do coiso, do...do homezinho que se estampou...pronto...enquanto cá andava no pestava par´ nada...ó menos agora era boa pessoa e podiam comer o qu´ele cá deixou qu´enquanto era bibo no deixaba, qu´era mau!"
Seria interessante um slogan: Mate-se enquanto está vivo...Valorize-se!
hei-de voltar a este assunto...
Flor que não se cheira:
Assussena

sinteses jornalisticas

No sábado às oito horas da manhã uma jovem cheia de garra, energia e fôlego (nem parava p´ra respirar) fez uma síntese dos assuntos de vãrios jornais antes do diabo esfregar um olho, dizendo coisas interessantes p´lo caminho:...há recuos porque há timings políticos; Relativamente à postura de M.soares na capa de um jornal em que dizia "cale-se", comentou a fogosa jovem afinal a imagem não tem grande grau de noticiabilidade(!)...trata-se de uma estratégia de sedução e não de informação...(suponho que é para os potenciais clientes com aquela avidez velhaca de quererem comparar o dr. Soares com o monarca espanhol numa atitude de nobreza de procedimentos no concernente á coisa...aproveitar a boleia e andar nos telemoveis do mundo inteiro em campanhas de "saber comunicar e boas maneiras"...);ainda : ...esta novidade que não é nova....ou o ministro não caíu...José Sócrates segurou o ministro (ainda bem, podia maguar-se...uma queda é sempre desagradável e nem sempre vem a calhar)...
É assim quem quiser poupar uns trocos e ver "garra" qu´oiça o jornal à´brir logo p´la manhã!
Assussena

domingo, 13 de janeiro de 2008

Urgências

Reza assim...
Fecho das urgências não provocou afluência significativa
O presidente dos hospitais universitários de Coimbra considera «insignificante» o acréscimo de doentes recebidos, no início de Janeiro, em virtude do encerramento das urgências em Anadia e Cantanhede.
( 11:57 / 11 de Janeiro 08 )
O encerramento das urgências em Anadia e Cantanhede não provocou uma afluência significativa de doentes aos hospitais universitários de Coimbra.Tendo em conta o registo dos últimos três anos, o presidente dos hospitais universitários de Coimbra revelou à TSF que a procura das urgências de Coimbra «não disparou» nos primeiros dias de Janeiro.«Em 2006, entre o período de 1 e 9 de Janeiro, houve em Cantanhede 23 doentes por dia, 26 em 2007 e 28 em 2008», disse Fernando Regateiro.No que respeita a Anadia, adiantou, «houve dez doentes por dia em 2006, 14 em 2007 e 20 doentes em 2008».No entender do responsável, «a alteração relativa a 2008 terá uma influência muito pequena no aumento, atendendo à progressão da procura».

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

afinal é assim...


Todos nós sabemos que o o papel é feito, substancialmente - se não totalmente -, com base na madeira de eucalipto.

Isto é ponto assente.

Agora as minhas dúvidas:

Se é bom para o ambiente reciclar o papel, porque é que o papel reciclado é mais caro do que o outro?

devaneios

Nos meus idos tempos de estudante, éramos confrontados, com a ida para o primeiro ano do ciclo - hoje quinto ano -, com a obrigatoriedade de optarmos entre o inglês e o francês como línguas estrangeiras a "aprender" a partir desse nível de escolaridade.
Acontecia que, por razões que desconheço, eram mais as turmas - e obviamente os alunos - que tinham francês no 1º no do ciclo do que os que optavam pelo inglês.
E temos aqui de admitir que a gramática e a pronúncia francesa não é nada fácil.
No sétimo ano de escolaridade era obrigatório ter duas línguas estrangeiras.
Então tínhamos de optar entre o inglês ou alemão, mas dado o escasso número de alunos que desejavam aprender a língua do "carro do povo" (VW), lá tínhamos nós de "gramar" a "anglofonia".
Desde já vos digo que tais eram, á época e salvo mero laspo, as opções existentes nos estabelecimentos de ensino que frequentei . È com base nessa experiência que vos falo.
Resumindo: lá íamos nós até ao décimo segundo ano com os "avec" e os "come on"!
Quanto ás notas? nada vos digo. Quanto ao proveito e/ou aproveitamento? é o que se sabe...mas adiante.
Mas para quê este "paleio"?. confesso que nem eu sei.
Voltando ao "devaneio".
Creio que a escolha destas duas línguas estrangeiras - francês e inglês - tinham a sua razão de ser. Afinal eram as duas línguas mais faladas no mundo!!!
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. Para meu espanto, os "míudos" de hoje escolhem "de cruz" o inglês no agora quinto ano de escolaridade e o espanhol como segundo língua no sétimo ano!
Tal não se deve certamente por mais "people" no mundo falar a língua de "castela", pois a adoptar esse critério iríamos todos aprender mandarim.
Perguntei então a um dos nossos estudantes a razão de tal escolha, o qual prontamente me respondeu "è que o espanhol é mais parecido com o português pelo que é mais fácil"!!!
Confesso que fiquei confuso.
Perguntei-lhe então que nota é que ele tinha tido a português. Respondeu-me com o sorriso maroto: dois!!!
FIM.
Post Scriptum: Afinal aquele aluno tinha não duas mas três línguas estrangeiras: Inglês, Espanhol(castelhano) e ...Português!!! "tássbem".

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Cantanhede - Câmara quer avaliação à Consulta Aberta no hospital


Se digo que esta ou aquela coisa não me agrada, estou protestando. Se me ocupo, ao mesmo tempo atentar que algo que não gosto não volte a ocorrer, estou resistindo. Protesto quando digo que não continuo a colaborar. Resisto quando me ocupo de que também os demais não colaborem.
ULRIKE MEINHOF


O presidente da Câmara de Cantanhede vai enviar um documento ao ministro da Saúde, pedindo já, após três semanas de substituição do Serviço de Urgência do Hospital pela Consulta Não Programada, uma avaliação ao novo modelo de funcionamento. Menos comedidos, alguns membros da Assembleia Municipal, consideram já que foram enganados pela tutela.
Os digníssimos representantes da Câmara não foram enganados, quiseram ser enganados.
Estive presente na reunião promovida pela Câmara para debater o assunto e vim de lá com a certeza que iríamos perder as urgências ou ficar com um projecto tipo diz que é uma espécie de urgência.
Em primeiro lugar porque foi feita uma desculpabilização da comissão que fez o estudo sobre o Hospital de Cantanhede. Não pudemos passar a mão para quem em Lisboa e sentado num gabinete com um bom ar condicionado, agarrou numa régua e num esquadro, utilizou dados do tempo dos afonsinos e delineou um estudo, que parece ter sido feito por encomenda ou por atacado.
Por outro lado os eleitos para os órgãos de soberania local tem como missão zelar pelos interesses do povo que os elegeu e não alinhar na disciplina partidária.
Cantanhede quer devido a falta de acessibilidade, quer devida à distância, quer devido ao número de habitantes tem direito a ter urgências 24 horas e mais tem direito a um hospital de referência que sirva o concelho e muitos habitantes de concelhos vizinhos.
Isto só é possível porque para este ministro e para este governo as pessoas são números e este plano para as urgências insere-se na estratégia de redução dos serviços públicos de saúde, realizado à custa de cortes e apenas com a preocupação de fazer baixar a despesa pública sem olhar às consequências para a saúde dos portugueses. Foram as maternidades, depois os SAPs e agora as urgências.
Os Hospitais de Coimbra para onde estão a ser canalizados os nossos doentes não conseguem responder em tempo e dentro em pouco em qualidade a esta onda de urgências com lidam diariamente e sobretudo no período nocturno e fim de semana, casos lamentáveis como o de Aveiro, já povoam a mente de quem para lá é obrigado a deslocar-se.
O Governo tem funcionado como "um empreiteiro" que quer destruir um prédio, tira as telhas e as janelas para entrar as chuvas para o prédio se degredar e depois vem dizer que tem que se deitar a baixo o prédio.
Infelizmente os nossos edis foram na cantiga do ministro da saúde ou não quiseram lutar como esta a fazer a Câmara da Anadia, cabe pois ao povo de Cantanhede tomar nas suas mãos o que os outros não souberam fazer. Dirão alguns agora é tarde! Eu digo a esses velhos do Restelo nunca é tarde para lutar, porque a razão esta do nosso lado, porque a saúde é um direito e não um negócio.