quinta-feira, 31 de julho de 2008

Amanhã podes ser tu a precisar.

Amanhã podes ser tu a precisar.
Pelo teor de carácter de ajuda agradeço que leiam e divulguem pelos contactos.
Obrigada e bem hajam

Exmo(a) Senhor(a)
Vivo nos arredores de Lisboa e sou pai de uma menina, agora com 7 anos, que é portadora da doença de TARGARDT (degeneração da mácula), o que faz com que perca a visão central ), doença essa que é actualmente incurável, mesmo no estrangeiro. Como não é fácil obter informações a nível nacional, resta-me a Internet para adquirir um conhecimento mais profundo que me ajude a lidar com esta doença, pois mesmo em Lisboa a única ajuda que me foi facultada foi de uma associação (mais concretamente a Associação de Retinopatias de Portugal), associação essa que também padece do problema de falta de apoio, pois é uma entidade privada. O grande objectivo deste mail é tentar arranjar maneira de contactar pessoalmente, familiares ou amigos dessas pessoas que sofram da mesma ou semelhante doença, para fazer um rastreio, com um único pensamento: - Difundir e trocar informações acerca desta doença. POR FAVOR divulguem este mail pelos vossos contactos e/ou se tiverem conhecimento pessoal de um caso semelhante, agradecia que me contactassem:
mailto:rgoncalves@ruralinf.pt

MUITO E MUITO OBRIGADO
Rui Gonçalves
P.F., não ignorem a mensagem. Ler e reencaminhar não custa nada.
Obrigado.

Karaté na Expofacic

A Associação Karaté Gândara Bairrada fez uma demonstração durante a Expofacic com alguns dos seus praticantes.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Operação Sarkozy: Como a CIA colocou um dos seus agentes na presidência da República Francesa


Nicolas Sarkozy deve ser julgado pelas suas acções e não pela sua personalidade. Mas quando as suas acções surpreendem até os seus próprios eleitores, é legítimo debruçarmo-nos em pormenor sobre a sua biografia e interrogarmo-nos sobre as alianças que o conduziram ao poder. Este artigo descreve as origens do presidente da República Francesa. Todas as informações nele contidas são verificáveis, com excepção de duas imputações, pelas quais o autor assume a responsabilidade exclusiva.

Bolo com 24 metros - Ançã


Um bolo com 24 metros de comprimento e 178 quilos de peso foi confeccionado, ontem, em Ançã, Cantanhede. As boleiras conseguiram ultrapassar as dimensões do que foi produzido em 2007, que pesava 141 quilos e tinha 16 metros.
Na fase final da confecção, Aldina Rasteiro, a boleira mais nova da vila, de 39 anos, dava conta do cansaço que atingia os que participam na tarefa. "Estamos todos a transpirar, mas quando as coisas são feitas com gosto nada é difícil", garantia, acrescentando que "tudo correu na perfeição".
O tradicional ‘bolo de cornos’, que ao final da tarde foi oferecido aos visitantes das festas de S. Tomé, "está uma verdadeira delícia", assegurava. O bolo de Ançã é um produto artesanal, característico daquela vila, e muito apreciado na região Centro. Apresenta-se nas variedades de bolo fino, de ovos e de cornos.

domingo, 27 de julho de 2008

Expofacic 2008


Soldados mortos na Guiné- Homenagem


Pára-quedistas da Companhia 121, veteranos da guerra colonial, estiveram este sábado em Tancos, numa homenagem a três camaradas de armas que morreram na Guiné-Bissau. Os restos mortais só agora regressaram a Portugal.
Uma parada em silêncio escutou as primeiras palavras do general Hugo Borges. Comandava o pelotão - na altura jovem tenente - envolvido na emboscada que, em Guidage, Norte da Guiné, custou a vida a três pára-quedistas. Era o dia 23 de Maio de 1973.
"A bolanha abre-se, despida, enorme sem abrigo. Os páras conhecem o perigo, mas Guidage espera cercada. Avançam, chega a emboscada. Chovem morteiradas e canhoadas, RPGs cruzam os ares, dantesco fogo de artifício...". José Lourenço, António Vitoriano e Manuel Peixoto iam na primeira linha. Foram os primeiros a cair.
Mais de 35 anos depois, as urnas com os restos dos três soldados estão alinhadas junto ao Monumento Aos Mortos em Combate que domina a parada da Escola de Tropas Pára-quedistas de Tancos. Jazem sob a bandeira portuguesa, uma simbólica boina verde e o brevet dos pára- -quedistas.
Vinte e três de Maio. A data da emboscada coincide com o dia dos pára-quedistas, assumindo assim uma dimensão simbólica particular. "Ninguém fica para trás" - o lema dos pára-quedistas esperou 35 anos para ser respeitado. Na altura, as circunstâncias da guerra na Guiné impediram a evacuação dos três corpos, depositados num cemitério improvisado a pouca distância do local em que tombaram em combate.
Um silêncio comovido percorre a parada. A emoção vinca muitos rostos recolhidos. Hugo Borges continua a recordar. "O primeiro soldado caiu à minha frente". Embarga-se-lhe momentaneamente a voz. Ouve-se o toque de silêncio. O minuto de recolhimento. O Toque aos Mortos. O Toque de Alvorada, símbolo de esperança, grito daqueles "em quem poder não teve a morte".
As urnas abandonam a parada a caminho da morada definitiva. "Missão cumprida", remata o general Borges. Lourenço, Vitoriano e Peixoto regressaram ontem a Cadima (Cantanhede), Castro Verde e Gião (Vila do Conde). Terras que os viram nascer. Mas a viagem às memórias prossegue hoje. É último domingo de Julho, dia de concentração anual de pára-quedistas em Fátima.
Fonte:JN
CARLOS SANTOS PEREIRA *

* Jornalista da Agência Lusa

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Recolha de sangue em Cantanhede

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, vai promover uma recolha de sangue para identificar possíveis dadores de medula óssea.

A recolha, que nasce de uma parceria com o Instituto de Histocompatibilidade de Coimbra, decorrerá num stand presente no evento Expofacic, em Cantanhede, durante os dias 25, 26 e 27 de Julho.

Os interessados em participar na campanha terão de ter entre 18 e 45 anos, serem saudáveis, peso mínimo de 50 quilos e nunca ter recebido uma transfusão de sangue, adianta o Diário de Coimbra.

Caso sejam identificados possíveis dadores, depois de contactados, serão encaminhados para serem realizados outros exames de compatibilidade que, em casos de perfeita semelhança, darão lugar à colheita de medula óssea.

Este processo poderá ser realizado através de células progenitoras do sangue periférico ou a partir de medula óssea, com colheita de sangue periférico no interior dos ossos pélvicos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Maior bolo de Ançã com mais de 20 metros


O maior bolo de Ançã de sempre, com mais de 20 metros, vai ser confeccionado, no próximo domingo, nesta vila do concelho de Cantanhede, no âmbito das Festas de S. Tomé e da XI Semana Cultural, que se realizam de 25 a 27 de Julho.

Mais de cem quilogramas de farinha e várias dezenas de quilogramas de açúcar e manteiga vão ser necessários para preparar este "mega" bolo, em cuja produção vão estar envolvidas as boleiras de Ançã, disse ontem o presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Rosa.

Segundo o autarca, o objectivo é ultrapassar as dimensões do bolo gigante produzido em 2007, que atingiu os 16 metros de comprimento e pesava 141 quilogramas.

Para o bolo feito no ano passado, foram necessários 100 quilogramas de farinha, 35 de açúcar e 23 de manteiga, recordou ontem Ricardo Rosa.

O bolo, um produto artesanal típico desta vila, que é muito conhecido e apreciado na região, será oferecido aos visitantes das festas a partir das 18 horas.

"É uma forma diferente de promover o bolo", disse o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, adiantando que um padeiro da povoação vai também auxiliar na confecção.

Estão em curso os processos de registo da marca e de certificação do bolo de Ançã, o primeiro em fase mais adiantada, acrescentou o autarca.

A guloseima apresenta-se em três variedades, o bolo de ovos, o bolo de cornos e o bolo fino.

Os festejos em honra de S. Tomé e a XI Semana Cultural começaram sexta-feira na freguesia e prolongam-se até domingo, com várias iniciativas de carácter recreativo, cultural, desportivo e religioso.

O cortejo alegórico e as cavalhadas, um desfile de burros e cavalos pela povoação, e a bênção do gado, na Capela de São Bento, que decorrem na sexta-feira (feriado municipal), são outros dos pontos altos do programa do evento. "São tradições centenárias de Ançã", afirmou Ricardo Rosa.

Vários espectáculos musicais e de folclore, o concurso das janelas enfeitadas, jogos tradicionais e a sétima edição do festival da canção, no domingo à noite, são outras iniciativas previstas.

Junta de Freguesia de Ançã, Conselho Económico da paróquia e grupo de pais e catequistas estão envolvidos na organização, que conta com o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Cantanhede.

FONTE

Dois homens de cara destapada, em plena luz do dia, assaltaram posto de combustíveis da G

«Isto é um assalto! Não queremos fazer mal a ninguém. Põe o dinheiro todo nesta saca, rápido!». Terá sido desta forma, sob a ameaça de uma arma de fogo apontada à sua cabeça, que a única funcionária do posto de combustíveis da Galp situado na EN 335, na localidade de Campanas, freguesia de Camarneira, Cantanhede, se confrontou com os dois homens que a ameaçaram. O assalto foi levado a cabo ainda em pleno dia, domingo passado, pouco depois das 20h30. Os larápios não precisaram mais de três minutos para dar o golpe e fugir a toda a velocidade. O facto de ser domingo e o movimento reduzido, e a presença de uma única funcionária naquele posto de combustíveis, terá facilitado o assalto.
Os dois homens, que actuaram de cara descoberta, pararam o carro em que se faziam transportar junto a uma das bombas e, repentinamente, um dos meliantes apeou-se e foi de encontro à funcionária que estava no escritório. Ainda pensou que se tratasse de um normal cliente mas, logo que o homem chegou junto de si, apontou-lhe uma arma à cabeça e obrigou-a a entregar-lhe todo o dinheiro que tinha.
«Isto é um assalto. Se não quiseres que te faça mal põe aqui todo o dinheiro», terá dito à funcionária, que, com a arma apontada à cabeça, nem hesitou.
O assalto estava consumado. O meliante entrou rapidamente no carro do comparsa, que o esperava, e desapareceu a toda a velocidade pela EN 335, em direcção a Aveiro.
Pouco depois era dado o alerta à GNR de Cantanhede, que foi ao local com uma patrulha e, posteriormente, com uma equipa do Núcleo de Investigação Criminal (NIC), as quais deram conhecimento do assalto à Directoria de Coimbra da Polícia Judiciária, a quem compete a investigação deste tipo de crimes.
O Diário de Coimbra tentou falar com a funcionária que sofreu o assalto, mas esta não quis dar pormenores dos momentos de aflição que viveu, limitando-se a dizer que não estava autorizada a falar sobre o assunto. Também tentámos falar com o proprietário daquele posto de combustíveis, e apurámos que o mesmo tinha sido comprado há três meses pela Wheeltire – Comércio de Pneus, L.da, com sede em Aveiro, mas um dos sócios gerentes, Nuno Jordão, também preferiu não adiantar nada sobre o assalto.
«Comprámos esse posto de combustíveis há pouco tempo, não sabemos qual o seu historial, se foi assaltado mais vezes. O caso está nas mãos da Polícia Judiciária e não podemos adiantar mais nada», disse aquele responsável.
O nosso Jornal, no entanto, conseguiu apurar que os larápios levaram cerca de 250 euros, ou seja, o total da caixa apurado naquele dia.

FONTE

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Vamos salvar a Praia de Mira


Para aqueles que conhecem e para os que não conhecem a Praia de Mira, este blog tem por objectivo juntar uma migalhinha àquilo que tem sido feito para salvar a Praia de Mira...

domingo, 20 de julho de 2008

Venham ver…!

Dia 24 e 25 em Ançã uma exposição chamada a Escola dos nossos Avós, digo-vos que é espectacular, ver as formas antigas como se ensinava no tempo dos nossos avós, fui ver e fiquei maravilhada, no dia de S. Tomé aproveitem e passem pela fonte de Ançã, verão que não se vão arrepender.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sondagens para combater a crise

As sondagens para as próximas eleições legislativas colocam o PSD cada vez mais próximo do PS. Esta realidade é estranha porque os demais partidos estão muito afastados e não aproveitam a crise que assola os dois maiores partidos portugueses. Face a isto só podemos concluir que o eleitorado (ou a maioria) só vê duas opções e ignora as restantes ou, jogando pelo seguro, não arrisca numa verdadeira alternativa.

A crise do PS é demonstrada pela incapacidade de combate à crise que, na minha opinião, tem como causa única a subida do preço do petróleo. Todas as outras variantes da crise, incluindo a subida das taxas de juros está relacionada com a crise petrolífera. Só aqueles mentecaptos do Banco Central Europeu, pagos a peso de ouro com o nosso dinheiro, é que estabelecem a relação entre a subida da inflação e o aumento da procura. Será que ninguém lhes explicou que não foi a procura que aumentou, mas sim os custos dos produtos que subiram? O PS reagiu a todo este apertar do cinto com medidas a longo prazo (energias alternativas, etc), mas não vi (e isso bastava-me) uma declaração contra a subida das taxas de juro e criticas ao BCE. Medo de quê?
Quanto ao PSD a crise interna, o lavar de roupa suja prossegue e o partido dá mostras de desunião e não mostra ao País qual o seu projecto para os próximos anos. Será esta uma boa alternativa? Não me parece...
Os restantes partidos por muito trabalho que façam não convencem o eleitorado. É pena, porque se convencessem o eleitorado, quanto mais não seja nas sondagens, para obrigar as duas "super potências", finalmente, a demonstrar trabalho.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Enriquecimento curricular


Os docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular da Região de Lisboa queixam-se do trabalho precário, da falta de material pedagógico e do cansaço dos alunos após um dia de aulas, revela um estudo do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL).
Nada neste estudo é novidade para os pais e para as Associações de pais. Se juntarmos a isto a manifesta falta de funcionários, falta de condições para ministrar algumas das disciplinas do enriquecimento curricular, o mau funcionamento das cantinas temos o cenário completo.
Mas o governo indiferente a tudo isto, insiste em continuar sem nada alterar.
A juntar a todo este cenário negro, acrescentemos que os subsídios foram reduzidos aos ATL o que fez com as mensalidades aumentassem e tornassem difícil vida aos pais que optam por não colocar os filhos nas aulas de enriquecimento. Mais uma jogada de bastidores a obrigar toda a gente a participar.
Embora vendo muita utilidade neste tipo de actividades defendo que muita coisa tem de ser revista, sobretudo a carga horária que é superior ao dos estudantes mais velhos, as condições e locais onde são dadas algumas das actividades também precisam de profundas alterações, não esquecendo os professores que representam mais uma hipocrisia do sistema, que por um lado diz lutar contra o trabalho precário e por outro o pratica dentro da própria casa.
Temos de mudar de rumo.

A Mentira

O hábito arraigado de mentir fantasticamente pode refletir um Transtorno da Personalidade que alguns autores chamam de “pseudologia fantástica”, que seria caracterizado por uma compulsão a fantasiar uma vida fictícia para causar grande mobilização e perplexidade em outras pessoas (Catalán, 2006), outros autores denominam de Síndrome de Münchhausen.
Nesta síndrome a pessoa não suporta a idéia dela ser comum, normal, trivial... Não. Ela tem que ser super especial, tem que ter peculiaridades completamente excepcionais e fantásticas. Essa inclinação impulsiva para a mentira reflete uma grande vontade em ser admirado, de ser digno de amor e consideração pelos demais, conseqüentemente reflete uma grande insatisfação com a real e medíocre condição existencial.
A Síndrome de Münchhausen é relativamente rara, de difícil diagnóstico, e caracterizada pela fabricação intencional ou simulação de sintomas e sinais físicos ou psicológicos sempre de natureza fantástica em um filho ou em si próprio, levando a procedimentos diagnósticos desnecessários e potencialmente danosos. Há sempre uma fraude intencional nessa síndrome.
Em 1951, Asher idealizou o termo Síndrome de Münchhausen para descrever os pacientes que produziam e apresentavam intencionalmente sintomas físicos para receber tratamento médico e hospitalar freqüente. Uma das características associadas mais freqüente era a mentira patológica, juntamente com uma vasta história de atendimentos médicos e internações hospitalares.
Depressão GraveAlguns casos de depressão grave também podem ser acompanhados de mentiras patológicas. Nessa situação a pessoa se coloca em um verdadeiro emaranhado de estórias, desculpas e relatos que vão cada vez complicando mais a sustentação da mentira.
As mentiras iniciais na depressão têm, normalmente, o propósito de ocultar algum acontecimento que deixaria outra pessoa triste, aborrecida, decepcionada. Daí em diante, há contínua necessidade de novas mentiras para completar a primeira. Percebe-se que, consoante a preocupação do deprimido com o sentimento do outro, ele mente para poupar maiores sofrimentos desse outro, mas o resultado é sempre desastroso.
Na depressão as mentiras, ao contrário da sociopatia, são acompanhadas de importante sentimento de culpa e arrependimento.
Transtornos do Controle dos Impulsos (veja)No Jogo Patológico, na Cleptomania, na Bulimia, na Dependência Química e outros Transtornos do Controle dos Impulsos existem muitas mentiras, cujo objetivo é ocultar um comportamento sabidamente reprovado socialmente.
Personalidade Anti-SocialO quadro mais grave onde a mentira aparece como sintoma importante é o Transtorno Anti-Social da Personalidade, ou Personalidade Psicopática. Embora qualquer pessoa possa mentir, temos de distinguir a mentira banal da mentira psicopática. O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir que é difícil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.
O psicopata não mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situação. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, muitas vezes mente sem nenhuma justificativa ou motivo.
Normalmente o psicopata diz o que convém e o que se espera para aquela circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicídio, etc.
A personalidade do psicopata é narcisística, quer ser admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, à seu personagem do momento, de acordo com a circunstância e com sua personalidade é narcisística. Esse indivíduo pode converter-se no personagem que sua imaginação cria como adequada para atuar no meio com sucesso, propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.

A Verdade da Mentira

As "palavras certas" no convívio com os outros são cada vez mais pura mentira. Pois apresentar a verdade em doses reduzidas facilita a vida. Os americanos chamam essa "forma elaborada" de comunicação de "mentiras brancas". Aqueles que sempre dizem a verdade são considerados irremediavelmente ingênuos. Além disso, eles facilmente ganham inimigos. Calcula-se que uma mentira vem aos nossos lábios cerca de 200 vezes por dia, em média uma a cada 5 minutos. Começando por falsos elogios ("Você está com excelente aparência!") até mentiras descaradas ("Hoje eu não posso ir ao escritório, estou gripado").
Há alguns anos ocupam-se com o mistério da mentira não apenas filósofos, mas também cientistas políticos e psicólogos. O resultado das pesquisas sobre a mentira:
– Mentira e engano estão nos nossos genes, foram e são o motor da evolução. Os biólogos presumem que o desenvolvimento do cérebro humano só foi possível por ter que lidar com enganos.
– Nós adulamos, engodamos e sorrimos diariamente com olhar inocente para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favorável. Principalmente os cônjuges e familiares são enganados de maneira intensa. Eles são vítimas de dois terços de todas as mentiras graves – segundo as análises de diários da psicóloga americana Bella DePaulo da Universidade da Virgínia em Charlottesville.
– Talento para enganar é sinal de inteligência – um fator de sucesso, tão útil como perspicácia, intuição ou criatividade. "O sucesso profissional de um executivo depende em 80% da sua inteligência social", afirma Howard Gardner, psicólogo da Harvard School of Education. Também Peter Stiegnitz, um pesquisador da mentira em Viena (Áustria), pensa que os "carreiristas preferem trabalhar com jeito e charme ao invés de fazê-lo com aplicação e perseverança".
O objetivo da educação diplomática: as crianças já aprendem desde cedo que é melhor não dizer à sua antipática tia que acham o beijo lambuzado dela nojento. A alegria dissimulada da mãe ao receber o presente de Natal inútil, os doces escondidos furtivamente e a lei do silêncio sobre inconvenientes familiares são modelos e treinamento para as mentiras diárias no futuro.
Entretanto, as crianças só compreendem a necessidade de mentir entre o segundo e quarto ano de vida, e isso ocorre tanto mais cedo quanto mais inteligentes elas forem. Até então elas não sabem distinguir entre fantasia e realidade. Quando descobrem, então, quão refinadamente é possível lograr os outros, elas o fazem primeiramente em proveito próprio – a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa. Mais ou menos a partir dos oito anos de idade elas aprendem a diferenciar a simpatia verdadeira da falsa.
No máximo durante a adolescência os jovens aprendem a distinguir com certa precisão se alguém está sendo sincero ou não... (Focus)
É vergonhoso como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira. Há pesquisas e estudos sobre a mentira, tenta-se explicá-la, procura-se a sua origem, mas em geral ela é considerada inofensiva, sim, até mesmo uma necessidade da vida e, em última análise, como algo bom.
Entretanto, como em todas as questões relativas à vida, também sobre a mentira somente a Bíblia – e não quaisquer "pesquisadores da mentira" – pode nos dar a melhor orientação. Ela nos mostra que a mentira não é um mistério, conforme diz o artigo citado, mas um pecado há muito revelado. A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Rm 1.25). Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. Ela é a culpada pela queda do homem e causa de todos os sofrimentos e de muitas lágrimas.
A mentira não tem sua origem na evolução, mas em Satanás – ele é chamado "pai da mentira". O Senhor Jesus Cristo mostrou isso de maneira inequívoca quando disse: "Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes" (Jo 8.44-45). Assim, o pecado só entrou no mundo por meio da mentira, pois Satanás enganou os primeiros seres humanos através da mentira: "É certo que não morrereis... mas sereis como Deus" (Gn 3.4-5). A realidade da mentira e do pecado em si falam contra a evolução e a favor do relato da Bíblia, de que somos uma criação caída.
Com toda a certeza a mentira não é indicação de inteligência, mas um sinal característico de uma vida sem Deus, que não ama a verdade e é a identificação de uma natureza pecaminosa. Em 1 João 2.21 está escrito: "...mentira alguma jamais procede da verdade." Por isso, a crescente tendência para a mentira em nossos dias também é um sinal evidente dos tempos finais: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência" (1 Tm 4.1-2).
Como a mentira é o oposto exato da verdade de Deus e assim rejeita o próprio Deus da maneira mais grosseira, ela também será julgada com dureza pelo Deus santo. No último livro da Bíblia está escrito duas vezes com inequívoco rigor:
– "Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro" (Ap 21.27).
– "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira" (Ap 22.15).
Parece que o pouco de verdade que há no artigo citado é que uma inverdade passa pelos nossos lábios aproximadamente 200 vezes por dia. Em face desta realidade da mentira, como deveríamos tremer diante da verdade que o próprio Senhor Jesus descreve assim: "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo" (Mt 12.36).
Somente estas poucas afirmações da Bíblia nos colocam diante da verdade de que nenhuma pessoa pode ser salva por meio dos próprios esforços. Bastaria pensar isso, para mentir a si mesmo. Mas, Jesus Cristo veio para isto: Ele, a Verdade de Deus em pessoa, a fim de tomar sobre si a nossa culpa, para que nós, exclusivamente pela graça, pudéssemos ser libertos da mentira. Por isso o Senhor Jesus diz em outra passagem: "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8.31-32). Verdade é reconhecer a mentira como aquilo que ela é: um pecado que nos separa de Deus. Mas verdade também é saber que podemos confessar a Jesus a mentira e todos os nossos outros pecados e pedir perdão. Verdade também é que, então, podemos aceitar o perdão pela fé e com gratidão. Aquele que fizer isso com sinceridade e de todo o coração, receberá o perdão (1 Jo 1.7 e 9), pois Deus não pode mentir. (Norbert Lieth)Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, setembro de 1999.

Metafísica na via Kase Ha



Fonte: GO RIN NO SHO
Não querendo abordar conceitos religiosos ou de fé, dogmas e imposições culturais, nem mesmo entrar no campo do esotérico, sinto a necessidade de partilhar a minha satisfação e verbalizar o meu enriquecimento ao ouvir as sábias palavras carregadas de emotividade do Sensei Velibor, proferidas num jantar em Valência.
Confesso o receio inicial catalizado pelas inúmeras descrições de manifestações abruptas e pela muralha de gelo inicialmente erguida. Imagine-se uma sala de jantar cheia de mesas redondas completas, à excepção de uma na qual se encontravam duas pessoas, o Sensei Velibor e o seu aluno. Sentámo-nos pedindo autorização e ao fim de 10 minutos de ausência de comunicação, eis que pergunta se falamos inglês. Iniciou-se então uma genuína partilha de experiência de vida, clarificação do elo comum, da essência da nossa prática, enfim, uma reflexão transcendental e metafísica sobre a verdadeira “driving force” da via Kase Ha. Eliminando o cepticismo e tendo sempre presente um pensamento científico comecei então a “encaixar” sem que nada deixasse de fazer sentido. Tentei abordar o que para todos nós, à primeira vista, é relevante, a mecânica das coisas, conceitos energéticos da física comum, relações entre energias cinética, potencial e de pressão, Newton, tocando mesmo na relatividade. Porém, rapidamente percebi que se tratava de algo mais, algo para além do além! Uma energia vital universal que pode ser canalizada, incorporada na acção-reacção, algo revestido de misticismo que carece de crença para ser experimentado e, certamente, de uma prática continuada e verdadeira. Sinto que foi um daqueles momentos… Tocou-me e motivou-me… Quero trabalhar para o atingir e mais tarde, quem sabe, talvez perceber… Quântica, cordas e supercordas!!! Uma incógnita…OSS!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

terça-feira, 8 de julho de 2008

DESAPARECEU O DIOGO FILHO DE UM PROFESSOR [P/ FAVOR AJUDEM]]


QUEM PODE AJUDAR!
Meus amigos, muitas vezes repassei e-mails de crianças desaparecidas nunca pensei que viesse a ser eu um dia a utiliza est e meio para procurar um filho meu. O jovem das fotos é o meu filho que desapareceu após o jantar.
Pela mensagem enviada para o telemovel da minha filha já estavam em Setúbal e dirigiam-se para Espanha.
Peço encarecidamente que repassem este email a todos os vossos contactos.
O NOME DELE É: DIOGO ALEXANDRE CASTANHEIRA GARCIA, TEM 14 ANOS
Nº de telefones para contactos
PSP DE QUELUZ: 214350644
MÃE: 918568442
PAI: 962934677
Luis Cabrita
Cristina Vieira da Silva
Prof.ª Adjunta da Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Departamento de Terapia Ocupacional
Telefones: (+351) 214607450
Fax: (+351) 214607464
e-mail: vieiradasilva.cristina@gmail.com

Falsas Promessas


Foram anunciados como uma das alternativas ao fecho de urgências. Mas os três helicópteros de emergência prometidos para Macedo de Cavaleiros, Ourique e Aguiar da Beira continuam por instalar naquelas localidades, meses depois do prazo prometido pelo Ministério da Saúde.
As ambulâncias também não correspondem ao número prometido e é certo e sabido que quando houverem duas emergências ao mesmo tempo, alguém vai ser transportado numa ambulância sem as condições que encontraria no Unidade de Saúde encerrada.
Poupara dinheiro com a saúde só vai piorar a vida dos portugueses.
Os xuxialistas no governo e aqueles que com eles fizeram acordos, como é caso de muitas câmaras PSD, andam a tratar-nos da saúde.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Violência no namoro


Comportamento.

Uma série de estudos de uma equipa de psicólogas da Universidade do Minho mostra que a violência nas relações amorosas nos jovens entre os 15 e os 25 anos atinge níveis preocupantes e idênticos aos verificados entre os adultos. Um dos aspectos mais alarmantes é que essa violência é cada vez mais precoce e por vezes aceite como 'natural' pelos próprios, incluindo o sexo forçadoProblema atinge o mesmo nível que entre os adultosExiste "tanta violência" no namoro entre jovens dos 15 aos 25 anos como no casamento: 25% já foram vítimas de violência na relação. Mas o "fenómeno é ainda mais preocupante" nas novas gerações, que começam a agredir-se cada vez mais cedo, no ensino secundário e profissional. Pior, chegam a tolerar a violência sexual, pois, para eles, "relações sexuais forçadas não são o mesmo que violação, nem sequer são crime". O alerta é de Carla Machado, coordenadora de um projecto nacional sobre este fenómeno.

domingo, 6 de julho de 2008

Em memória do meu Pai (hoje estou mais pobre)



Nada
Nem sequer um olhar
No quarto
A cama vazia
No jarro, a flor murcha
Sem falar
Ninguém
Sem dizer coisa alguma
Atravessando o espaço
A alma
Estava em toda a parte
Segurando tudo
Serena.
A despedida necessária.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Co-incineração: Souselas vai apresentar queixa contra Governo


A Junta de Freguesia de Souselas (Coimbra) anunciou ontem que vai apresentar queixa à Comissão Europeia contra o Ministério do Ambiente por incumprimento da legislação ambiental no processo da co-incineração de Resíduos Industriais Perigosos (RIP).
Todo o processo está cheio de omissões, golpes de rins, jogadas de bastidores de falsidades e de encobrimento de interesses.
O governo invoca o interesse público para a co-incineração poder continuar. Interesse, interesses sem dúvida que os há. O lobby instalado beneficia alguém, mas esse alguém nunca será a coisa pública, porque para o povo de Souselas, de Coimbra e mais tarde todo o Portugal a co-incineração, só trará prejuízos para a saúde

terça-feira, 1 de julho de 2008

O dever é mais pesado que uma montanha a morte é mais leve que uma pena


Depois de três dias passados em Valência, num Gasshuku, regresso às lides com o espírito completamente livre, embora que com o corpo cansado e com as marcas do treino.Fizemos a viagem de autocarro e fomos a maior delegação presente no encontro, batemos até o número dos nossos companheiros anfitriões. Ler mais aqui.